terça-feira, 7 de agosto de 2012

3o. Revezamento Caminhos da Fé

Concentração antes da largada
Faltando meia hora para a largada, prevista para as 8 da manhã, cheguei ao local onde a prova começaria. Vários ciclistas já se encontravam por lá e muitos foram chegando aos poucos. Um vento forte e frio nos "obrigou" a fazer alongamento e pedalar um pouco, para aquecer os músculos. Encontrei vários amigos e inclusive meu colega de treinamento.

Largada da prova
Por volta das 8:15, os atletas foram reunidos atrás do pórtico de largada e, 5 min depois, após alguns avisos, partimos para a saída neutralizada, com dois carros e duas motos indo à frente dos ciclistas. Chegando à SC-407, a largada real aconteceu.

Tinha como objetivo me manter entre os primeiros, junto com o pelotão de elite. Estava conseguindo, tanto que cheguei a liderar a competição, até chegar a subida para o portal de São Pedro de Alcântara, onde fiquei um pouco para trás. Felizmente pedalei forte e consegui retornar ao pelotão. Foi quando percebi como era o ritmo da elite: atacava na subida, pedalando forte, e segurava um pouco na descida e na parte plana, sem forçar muito. Com isto, vários bikers ficavam para trás e o pelotão diminuia de integrantes e aumentava a distância para o restante. Tive que buscar umas 3 vezes o pelotão, após 3 subidas fortes, mas consegui chegar junto com eles até São Pedro de Alcântara, onde a maioria da elite seguiu e alguns, os da categoria Estreante, retornaram.

Eu era o terceiro e, junto com mais 6, fizemos um pelotão dos primeiros. Diferente da elite, nós não diminuíamos nas descidas e planos, pelo contrário, acelerávamos. Após alguns quilômetros, descobri da pior forma que o percurso foi alterado: estava em primeiro numa descida forte, quando o competidor ao meu lado disse que teríamos que virar à direita, saindo do asfalto para a estrada de terra, quando eu já estava passando reto. Este desvio, bem como os outros 3 que fizemos, não estavam no trajeto original, mas foram bom, pois uma prova de MTB com somente asfalto não é de MTB :). Freei forte, todos me passaram, mas consegui voltar para o pelotão.

Enquanto estávamos no primeiro trecho de terra, começamos a perguntar e descobrimos que havia 6 categorias diferentes ali no pelotão, sendo que a única com mais de um atleta era a minha e meu rival estava bem ao meu lado :). Voltamos para o asfalto e novamente para a terra, onde o primeiro do pelotão iniciou uma fuga. Custou um pouco, mas após o terceiro trecho de terra, buscamos o 'fujão' :). Nesta altura, o pelotão já se encontrava com somente 5 integrantes, sendo que meu rival já não estava mais entre nós.

No trecho final da SC-407 nós encaramos muito vento contrário. Começamos a revezar a liderança do pelotão, até que, na subida de paralelepídedos, próxima à BR-101, o fujão começou a escapar novamente. Desta vez não deixei ele se distanciar e, desta forma, nós dois abrimos uma boa distância para os outros 3. Seguimos num ritmo forte pelo centro histórico de São José, revezando na liderança da prova. Chegamos à beira mar de São José, com um forte vento lateral e eu em segundo. Faltando uns 200 m, acelerei um pouco e o ultrapassei. Entretanto, pouco depois, ele "ligou um turbo", me ultrapassou e abriu uns 5 m de distância. Provavelmente foi esta a distância que nos separava quando cruzamos a linha de chegada, ele em primeiro e eu 1s atrás.

Muita fruta disponível
Cumprimentamos-nos e, enquanto descansávamos, assistimos a chegada dos outros 3 que estavam no 'nosso' pelotão. Aos poucos mais competidores foram chegando, inclusive, entre os primeiros, meu companheiro de treino, para depois aproveitarmos das frutas e da água gelada.

Resultados da Categoria 35-39 anos
Ao divulgarem os resultados, constatamos que nós chegamos nos primeiros lugares da nossa categoria (Estreiante - 35 a 39 anos).

Brindes da Redbull
Por ter ficado entre os 3 primeiros no geral, acabei recebendo alguns brindes da Redbull, além da latinha que estava sendo entregue para cada atleta que terminava a prova.

Pódio da categoria
Pouco após as 2 da tarde, recebemos os troféus e, em seguida, voltei feliz para casa, com meu melhor desempenho em todas as competições que já participei, com média final de quase 31 km/h !

Muitos competidores reclamaram da ventania durante a prova, mas eu comemorei muito, pois minha bike Ventania, não teve problema algum! Foi dupla Ventania forte neste domingo! :)

Pedalei e Conquistei! :)

Clique aqui para ver as fotos.

Informações técnicas:
  • Distância total: 55.7 km
  • Tempo gasto: 1:48:49
  • Média final: 30.7 km/h

Nenhum comentário:

Postar um comentário