domingo, 19 de outubro de 2014

3o Praia do Rosa Bike Marathon - Relato

PREPARATIVOS
. Saída às 6:20, após deixar a bike com um amigo biker que também iria disputar a competição e levaria as bicicletas da turma do norte da ilha.

. Fui de carona com outro amigo biker. A viagem foi tranquila, apesar de passarmos por uma forte chuva com relâmpagos e trovões próximos à Imbituba, onde fica a Praia do Rosa.

. Chegamos ao local da competição e fomos buscar nossos kits. Nos preparamos e aproveitei para conversar com vários amigos, inclusive com o organizador da competição.


. Não demorou muito e as bicicletas chegaram. Busquei a Ventania e finalizei a preparação dela.

. Chovia de forma intermitente, obrigando-nos a procurar um local coberto. Um pouco antes do horário da largada, fiz um aquecimento e fui me posicionar junto à galera da frente, aguardando o início da prova.

. Faltando poucos minutos, resolvi não levar o Camel Back (com cerca de 1.5 l de água ou 1.5 kg), deixando-o com a esposa do meu amigo.


LARGADA
. Como consegui me posicionar bem, fiz uma boa largada, próximo da elite. No início uma descida e logo uma curva à esquerda que foi complicada em função do grande número de bikers.

. As estradas iniciais eram de terra e lama e com muitas poças de água/lama, mas a galera pedalava forte, como se estivesse no asfalto.

. Chegamos a um trecho muito legal dentro de uma propriedade, onde pedalávamos em lajotas, tendo grama por todo lado. Pedalava junto ao 3o pelotão da categoria PRO, inclusive liderando-o por um bom tempo. Os dois primeiros pelotões, já estavam bem longe do nosso alcance.

. Após este trecho, chegamos ao centrinho da Praia do Rosa e, logo em seguida ao Caminho do Rei. Uma sequência de subidas curtas, mas bem íngremes, onde a corrente da Ventania travou duas vezes. Após o segundo travamento, resolvi descer e empurrar morro acima.


. Um dos momentos mais complicados da prova aconteceu durante a descida do Caminho do Rei, onde estava muito perigosa (a organização inclusive aconselhou os atletas a empurrarem na descida, por motivos de segurança). Mesmo empurrando a bike, fiquei com receio de escorregar, devido à lama e às pedras. Chegou a rolar um estresse quando um competidor pediu passagem para outros que empurravam, pois ele vinha sobre a bike. No final da descida, um competidor que havia caído e reclamava de dor no ombro, pediu para que solicitássemos apoio à organização para poder resgatá-lo.

. Finalizado o Caminho do Rei, chegamos à praia, onde pedalamos por um curto trecho na beirada do mar, pegamos uma estrada de terra e logo depois chegamos à praia novamente.

. Desta vez foi uma distância bem maior, com uma travessia de rio, onde tivemos que levar a bike acima do rio e a água batia pela cintura. Show de Bike esta travessia! :)

. Continuamos à beira do mar, desta vez num pelotão com uns 8 bikers, até sairmos da praia.

. Começamos a pedalar por um trecho de lajota e o pelotão aumentou bem, com cerca de uns 20 bikers.

RITMO FORTE
. O pelotão seguia num bom ritmo, revezando o líder, até que um biker da categoria 55-59 anos, assumiu a liderança. Já conhecia este biker experiente e também o ritmo forte que ele pedalava nas competições.

. O biker experiente ficou nos liderando por vários quilômetros. Ele de cara para o vento e a galera só no vácuo :) Num determinado momento, eu o ultrapassei, para ele poder descansar um pouco. Fiquei cerca de uns 2 quilômetros liderando, quando outros bikers me passaram. Para não ficar para trás, procurava me manter perto da turma da ponta.

. O pelotão seguiu unido até a parte final da marginal da BR-101,(cerca de 10 km para a chegada), quando o biker experiente começou a forçar, aumentou o ritmo e tornou-se líder novamente. Alertei os outros bikers: "Fuga de Pelotão! Vamos pegar o vácuo e neutralizá-la!". Pedalei muito forte e consegui pegar o vácuo do biker experiente. Como eu consegui achei que todos os outros também tinham conseguido. Só que não! :)

. Depois de uns 2 minutos na cola dele, olhei para trás e vi os outros a uns 20 metros ou mais e pensei comigo: "Eles não pegam mais a gente". Acertei!

. Fomos acelerando e aumentando a distância. Cheguei a liderar nossa dupla por um curto tempo, mas logo ele voltou à liderança.

. Numa curva fechada e com lama, fiquei um pouco para trás. A partir deste ponto, tentei voltar ao vácuo novamente, mas não conseguia. Pelo menos não deixava ele sumir, mantendo-o na minha alça de mira. Aproveitei um trecho de estradão com uma leve descida, para forçar mais ainda e consegui chegar no vácuo do biker, quando faltavam cerca de 2 km.

. Comentei com ele que tinha sido difícil, mas que tinha conseguido alcançá-lo novamente.

PROBLEMA NO FINAL
. Infelizmente o esforço maior começou a cobrar o preço: cãibra na batata da perna direita... Tive que diminuir um pouco o ritmo e pedalar sentindo muitas dores. O biker experiente começou a se distanciar. Neste momento, meu objetivo era somente terminar. Aproveitava as descidas para tentar esticar a perna e as dores diminuíam aos poucos (ou será que eu ia me adaptando a elas?) e conseguia manter uma boa velocidade.

. Cheguei a ultrapassar duas bikers amigas que estavam na categoria Sport.

. Fiquei extremamente feliz, quando vi a entrada para o local onde a linha de chegada estava.

. Uma freada, um arranque, passagem pelo curva em S e pelo portal de chegada! Punho erguido comemorando como se fosse o primeiro e um berro de comemoração! Finalizei mais uma competição! :)



APÓS A CHEGADA
. Parecia que tinha feito um bom tempo, mas não tinha como ter certeza, pois não estavam divulgando informações.

. Encontrei os amigos do norte da ilha, inclusive o que me deu carona, além de outros. Todos na maior expectativa, aguardando os resultados.

. Estava bem enlameado e chovia de vez em quando. Com a adrenalina baixando, o frio começou a aparecer, mas não incomodou muito.

. Um biker amigo me disse que tinha ficado sabendo que eu tinha chegado em 3o na minha categoria, mas disse que era bom aguardar a confirmação.

. Demorou um pouco, mas o resultado saiu: 4o Colocado na Categoria PRO! Minha segunda participação e consegui melhorar bem!


. Vários bikers do GBNI (Grupo de Bikers do Norte da Ilha) receberam troféus, só que na categoria Sport.


. Após a premiação, nos reunimos, fomos almoçar e comemorar e retornamos para Floripa.

Foi uma Competição Show de Bike! :)

Pedalei e Conquistei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário