segunda-feira, 1 de abril de 2013

Peregrinação 2013 - Retornando para Floripa

Angelina

Igreja em Angelina
Inicialmente fomos trocar as camisas e depois jantar, comendo pelo menos umas 2 vezes cada um. Tiramos fotos em frente à igreja e partimos em direção à Gruta. Foi a primeira vez que fui visitá-la. Não foi fácil subir empurrando a bike pelo caminho onde as pessoas caminhavam. Somente descobrimos que havia um atalho para bikes, motos e carros, quando já estávamos no meio do caminho.


Imagem de Nossa Senhora (na gruta)
Havia centenas de pessoas no local da gruta. Mesmo de longe, observamos um pouco a imagem de Nossa Senhora de Lourdes e nos contagiamos com a fé existente no ambiente. Após descansarmos um pouco, descemos pela trilha alternativa.

Antes de iniciarmos o retorno, dois bikers foram encher as caramanholas de água e um deles aproveitou para benzer a bike.



Retorno para Floripa

Iniciamos o retorno às 00:55, pedalando em direção à BR-282 e à sequência de subidas.

Percurso: Angelina, Rancho Queimado, Águas Mornas, Caldas da Imperatriz, Santo Amaro, Palhoça, São José, Florianópolis (Itacorubi).


Parada na cachoeira
Começamos num bom ritmo, até chegarmos à primeira 'subida interminável'. Aos poucos o ritmo foi diminuindo, pois o cansaço era grande, especialmente por já termos pedalado mais de 70 Km e batido dois pratões! :) Mesmo assim o pessoal foi guerreiro e com muita raça!

Neste retorno, trocamos as paradas longas por várias rápidas. A primeira delas foi num mirante para uma cachoeira, no meio de uma subida, onde tiramos fotos e descansamos um pouco.

Este trecho do percurso foi o mais complicado da volta. Além do cansaço e do frio, as subidas intermináveis deixavam os bikers mais extenuados e, ao mesmo tempo, suados e gelados :). Vimos uma confusão, onde havia um carro parado no acostamento da via contrária, na direção oposta à da mão de rolamento e dois caras querendo brigar, enquanto umas 3 pessoas de cada lado tentava segurá-los, enquanto outras observavam. Passamos direto, sem parar.


Portal em Rancho Queimado
Mesmo com ritmos diferentes, mantivemos o grupo unido e vencemos os morros, fazendo uma segunda parada no Portal de Rancho Queimado, após 13.2 Km pedalados em 1 hr, onde aproveitamos para descansar, hidratar e alimentar. A pior parte tinha ficado para trás!

Pouco após sairmos do portal, chegamos à 'Descida dos 10 Km'. Novamente foi um sensação indescritível. E, desta vez, com um bom farol, foi melhor ainda. Um excelente descida, por quase 10 Km, numa velocidade quase sempre maior que 40 Km/h e com pouco trânsito de carros. Os grupo curtiu D+ esta descida Show de Bike! :)


Logo após a descida encontramos um posto com a loja de conveniências aberta, por volta de 3 da manhã. Nova parada para repor energia, desta vez com outro refri de 2l. Já tínhamos pedalado 31 Km e nos informaram que faltavam 60 Km, mas sem fortes subidas. A turma animou e recomeçamos a pedalar mantendo uma boa média.

Daí para frente foram 3 pequenas paradas. A primeira delas em Santo Amaro para esticar a coluna e alongar o pescoço. A segunda na BR-101, já em São José, para 'tirar água do joelho'. Ao chegarmos no trevo para a avenida expressa (BR-282), um biker nos deixou, pois morava a 10 min dali.

Continuamos em 3 e resolvemos ter mais um pouco de emoção, ao passarmos sobre a Ponte Pedro Ivo, ficando o mais à direita possível. Foi muito legal e sem perigo algum, pois era cerca de 5:15 e quase não havia trânsito. Após sairmos da ponte, nova parada, desta vez para um dos bikers comer algo doce, pois tem hipoglicemia e estava precisando aumentar o nível de açúcar no sangue.

Depois disto, fomos num ritmo bem tranquilo, finalizando a pedalada ao chegarmos às 5:50 da manhã à empresa de onde saímos e todos felizes e orgulhosos por conseguirem completar a Peregrinação sem problemas e atingirmos nossos objetivos. 

Foram cerca de 154 Km pedalados em 11:40 de tempo total e 8:46 de tempo de pedal.

Pedalamos!


Para ler a parte inicial, Pedalando para Angelina, clique aqui.

Tempo (hh:mm)
Km
Referência
1:01
13.22
02:05 Portal de Rancho Queimado
1:32
31.11
03:00 Posto Serramar - BR-282
3:43
84.31
05:50 Itacorubi - Florianópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário