terça-feira, 13 de novembro de 2012

3o MTB Marathon São Pedro de Alcântara - Relato

Foto: Elyandro Modro
Cheguei em São Pedro de Alcântara por volta das 8:10. Teria tempo suficiente para alongar, pedalar um pouquinho para aquecer, além de encontrar e conversar com outros competidores. Logo depois da bike ficar pronta, encontrei um colega de empresa, que estava ali para fazer a estreia dele em competições. Estava muito animado,  tendo até levado a família, e não via a hora da competição começar.

Foto: Elyandro Modro
O sol, de tão forte, já anunciava que sentiríamos muito calor durante a prova. Por isso, nem forcei muito no aquecimento. Mesmo assim, quando estava prestes a me dirigir para a largada, meu pneu dianteiro esvaziou repentinamente. Faltava pouco mais de 10 min. Troquei a câmara e verifiquei o pneu, não encontrando motivo para o esvaziamento. Procurei alguém com câmera reserva para me emprestar, pois tinha levado somente uma à mais. Felizmente o dono da Ciclo Vil Bikes permitiu que eu pegasse uma no quiosque que estava perto da linha de largada. Mais tranquilo, fui me posicionar, pois os competidores já estavam quase todos alinhados.

Foto: Elyandro Modro
Pouco após as nove horas, vieram as recomendações e também foi falado sobre a volta de apresentação: somente após passarmos pelo pórtico no final da volta é que a competição estaria valendo.

Foto: Elyandro Modro
Deve ter sido bem legal ver quase 200 ciclistas largando de uma só vez, ocupando as duas pistas existentes e partindo em direção à Angelina. Muita embolação no início, mas não vi tombo. A escolta continuou até o fim do asfalto, quando a galera começou a acelerar em direção à primeira subidona (2 km com várias inclinações e muito puxada). O pelotão de elite foi se distanciando. Tentei acompanhá-lo, mas não conseguia. A forte subida, o calor e o fato de estarmos no início da prova, me fizeram pedalar num bom ritmo, mas não o suficiente para acompanhar os primeiros. Mesmo assim, estava entre os 25 melhores. Após atingir o topo, antes de um trecho de forte descida, quase caí ao me desequilibrar numa curva.

Foto: Elyandro Modro
Depois do descidão, o percurso ficou mais plano. Fizemos um grupo de uns 4 ciclistas inicialmente e depois uns 8, onde revezávamos na liderança do pelotão. Ficamos juntos até recomeçar a parte das subidas, quando o preparo fez diferença e o grupo foi se espalhando.

Nesta prova consegui melhorar um pouco minhas descidas, mas ainda perco tempo em relação a outros bikers que se arriscam mais. Talvez o calor ou o meu preparo não estava tão bom, mas achei que eu não estava subindo tão bem como nas outras provas. Ou seja, houve uma melhora nas descidas, mas uma piora nas subidas. Acho que a piora venceu a melhora :(.

Não me lembro de ter pedalado por um percurso com tantas subidas como este da competição. E as descidas normalmente tinham uma placa no início delas com os dizeres: "Cuidado, Descida Perigosa". Ou seja, tinha que se esforçar subindo e se cuidar na descida, ficando tenso quase o tempo todo :).

Foto: Maicon
Com o passar do tempo, você vai pedalando próximo de alguns bikers. Às vezes ultrapassa, daqui há pouco é ultrapassado, mas o ritmo não se altera muito.

Faltando uns 15 km comecei a pedalar junto com um biker de uma categoria abaixo da minha. Conversávamos de vez em quando e até falei com ele sobre meu receio de cair em descidas fortes. No minuto seguinte, após passarmos pelos paralelepípedos da Casa Rosada, um competidor nos ultrapassou em uma descida, mas, logo em seguida, se perdeu na curva, indo para a valeta (areia solta, pedras, galhos) ao lado de um barranco, justo quando um carro subia na direção contrária. Eu e meu colega vimos toda a cena e ficamos apreensivos. A queda dele poderia ser fatal, se caísse para o meio da estrada e ainda poderia nos derrubars. Felizmente conseguiu controlar a bike e voltou para a pista. Parabenizamos ele por não ter caído, mas recomendei mais cuidado. Na curva seguinte, descobriu que o pneu tinha furado. Meu colega e eu continuamos.

Nós dois pedalávamos num bom ritmo, revezando a liderança. Quando meu colega questionou se tinha algum biker por perto, falei que um estava se aproximando. Após ver o competidor, ele disse:"Ah! É um competidor da sua categoria". Não pensei duas vezes, ultrapassei ele e falei: "Vamos aumentar o ritmo!". E assim começamos a ir um pouco mais rápido, cuidando para que o outro não chegasse. Deu certo, pois conseguimos ampliar a distância.

Foto: Elyandro Modro
Nos últimos 10 km o percurso estava mais tranquilo e conseguimos manter um ótima média. Havia um pelotão de 4 bikers à nossa frente, mas não conseguíamos nos aproximar. Após a última descidona, chegamos ao asfalto. Passamos por um biker PRO, que nos acompanhou, e por alguns da categoria iniciante. Logo em seguida chegamos aos paralelepípedos e eu liderei os outros dois até a linha de chegada.

Apesar de tudo, gostei do meu desempenho, tendo ficado em quinto na minha categoria. Meu colega de empresa também ficou em quinto na categoria dele. Pena que desta vez premiaram com troféu somente até o terceiro colocado.

Foto: Elyandro Modro
Fui me hidratar, comer frutas, conversar, entregar a câmera emprestada (que felizmente não precisei durante a prova) e descansar. Esperei os sorteios, desta vez não ganhei nada e saí logo em seguida, um pouco antes da premiação.

Na minha opinião, foi uma ótima prova, com um percurso bem forte para os PRÓs (e acho que tem mesmo que ser assim) e um percurso bem tranquilo para os iniciantes (também concordo que seja desta forma). Vários pontos de hidratação, mas que, em função do calor, talvez fosse necessário ter mais uns 3 pelo menos. No geral foi uma ótima organização e deixo aqui meu parabéns a todos aqueles que propiciaram esta excelente competição.

CicloAbraços, Biker

Resultados Oficiais

  • Posição na categoria PRÓ Geral: 29o. (79 participantes)
  • Posição na categoria PRÓ 35-39: 5o.
  • Distância: 45 km
  • Tempo: 01:54:31
  • Média: 23.6 km/h


Nenhum comentário:

Postar um comentário