quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Trilha do Rato e Trilha do Forte

Bikers no deslocamento inicial
Aproveitei o feriado para pedalar por duas trilhas existentes no norte da ilha: Trilha do Rato e Trilha do Forte.

O local da saída era ao lado do TICAN (Terminal de Integração de Canasvieiras), às 8 hrs. Logo após eu chegar, saímos em direção à primeira trilha. Durante o deslocamento, um biker amigo, companheiro de pedaladas para o trabalho, se juntou ao grupo. O grupo tinha 11 ciclistas, vários deles da Bike Dream.

Reagrupamento na Trilha do Rato
Ao chegarmos ao Canto do Lamin (local entre Canasvieiras e Jurerê), entramos em uma estrada de terra e muitas pedras, começando uma subida forte. No meio desta subida, viramos à direita, passando por um trecho single track (trilha que permite passar somente um ciclista por vez), com subida mais forte, e chegamos a um mirante. Após um breve momento, retornamos, chegamos à estrada inicial e entramos pelo caminho da esquerda, onde de fato iniciava a Trilha do Rato.

Mirante na Trilha do Rato
A trilha era muito técnica: single track, com muitas pedras no caminho, pequenas subidas e descidas bem inclinadas e galhos no chão e também arranhando braços e pernas. A "turma da elite" passou por este trecho com "um pé nas costas", enquanto a "galera do fundão", na qual me encontrava, foi com mais cuidado levando a bike para passear na trilha (empurrando-a) em vários momentos. Fizemos pelo menos uns dois reagrupamentos nesta trilha que tem visuais fantásticos. Após o último, pedalamos por um trecho bem técnico e bem agradável que terminou em Jurerê.

Desafiante no mato
Enquanto aguardávamos os últimos ciclistas chegarem, rolou um desafio: um biker bem técnico da elite resolveu desafiar um trechinho de subida muito íngreme e.... perdeu, para alegria dos que assistiam e inclusive dele próprio. Pouco depois partíamos em direção à Trilha do Forte. Devido a compromissos, dois ciclistas retornaram.

Caminho legal para a Trilha do Forte
Antes de chegarmos à Trilha do Forte, "escalamos" dois paredões e depois passamos por um caminho bem legal, com um calçamento muito bom para se pedalar e ótimos visuais.  Esta trilha era bem mais pedalável e também mais curta. Fizemos um reagrupamento numa grande rocha que nos possibilitava um lindo visual de várias praias e inclusive de outras cidades na parte continental.

Mirante da Trilha do Forte
Após a chegada do último, ao invés de continuarmos a trilha em direção à Praia de Daniela, retornamos para Jurerê Internacional. Eu e mais dois (que iriam para os Ingleses) avisamos ao grupo que não precisavam nos esperar, pois pedalaríamos num ritmo mais tranquilo, o que de fato aconteceu.

Reagrupamento na Trilha do Forte
Ao passarmos pelo ponto de encontro inicial, nos despedimos de 3 bikers que por lá se encontravam colocando as bikes no carro para irem embora. Mantivemos um bom ritmo e pouco depois chegávamos aos Ingleses. Um ciclista foi em direção à orla norte, enquanto eu e o outro fomos comprar pão. Pouco depois cheguei em casa, tendo aproveitado este feriado para pedalar cerca de 40 km por lugares lindos, trilhas muito legais e junto com uma galera Show de Bike!

Trilhei!

ps: pegamos um pouco de chuva e trechos de lamas nas trilhas, o que deixou esta pedalada com mais cara de uma verdadeira trilha! :)

Clique aqui para ver todas as fotos da pedalada.


2 comentários:

  1. Legal! Da próxima vez - quando eu estiver - você vai nos guiar por essas estradinhas, obviamente... NEHHHH? rs

    ResponderExcluir