quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Relato da Participação no 1o. Praia do Rosa Bike Marathon

Tenda da Mormaii
Já havia muitos competidores no Mar Del Rosa, quando cheguei ao local da largada, neste domingo. Uma barraca da Mormaii oferecia copinhos com energético, água, adesivos e até protetor solar. Ótima iniciativa!

Fila para pegar o chip
Após uns 10 minutos na fila do chip de cronometragem, consegui obter o meu. Alguns competidores levaram mais tempo, em virtude da fila estar maior, mas conseguiram pegá-los. Fui prosear com a galera que conhecia.

Recomendações do organizador
O DJ mandava ver nas músicas e recomendações também eram passadas. Por volta das 10:10 a largada começou  a ser organizada, pois seria categoria por categoria a cada 1 min. Às 10:15 a primeira categoria largou e, por volta das 10:20, foi a vez da minha categoria.


Alinhamento para a largada
Consegui me manter no grupo dos 9 da frente (14 largaram na minha categoria). A turma estava tão focada em pedalar, que não viu uma das placas mandando virar à direita. O oitavo colocado foi quem viu e alertou a todos. Retornamos uns 30 metros e voltamos ao percurso correto.

Largada da Categoria PRO 35-39
Num trecho de trilha com areia fofa e grama, acabei ficando um pouco para trás, mas conseguindo me recuperar ao final de um subidão, antes dos 4 km percorridos. No meio da descida após o subidão, desci da bike, como outros competidores, para passar por um trecho de escada de madeira que terminava numa areia fofa e que levava ao primeiro trecho de praia. Ao chegar à praia, o grupo de frente da minha categoria já havia se distanciado.

Outro trecho de areia fofa para sair da praia e mais um trecho de trilha com areia fofa também, onde empurrei a bike em vários momentos. Logo em seguida, um subidão com pedras e um descidão com pedras nos fez voltar para a estrada de terra normal. Passei pelo centrinho da Praia do Rosa em direção à Praia Rosa Sul. No final da praia, pedalamos por um trecho de grama que logo depois se tornou uma trilha fechada (single track; para pedestres), onde a areia fofa atrapalhava o progresso. Também havia pedrões, fazendo com que alguns competidores empurrassem a bike enquanto outros levassem a mesma no ombro.

No final da trilha que saía da Praia Rosa Sul, chegamos à Praia da Luz. A partir desta praia, após 10 km pedalados, meu ritmo de competição mudou, pois, apesar de pedalarmos cerca de 4 km pela beirada da praia, a terra estava firme e consegui imprimir um bom ritmo, após alcançar e acompanhar dois competidores que pedalavam forte (um deles era da minha categoria). Neste trecho chegamos a pegar um pouco de lama onde um canal que ligava o mar à lagoa do Ibiraquera desaguava no mar.

Ao sairmos da praia e começarmos um longo trecho de lajotas, aumentamos o ritmo e fomos ultrapassando alguns competidores. Infelizmente, para mim, tive problemas na corrente/catraca, principalmente quando precisava pedalar forte. Mesmo assim, conseguia seguir junto com os outros dois, apesar de ficar para trás em alguns momentos. Chegamos a passar direto em uma placa que mandava virar. Por sorte fomos alertados por um competidor. Sofremos bastante nos trechos de estrada com muita areia, inclusive tendo curva com bastante areia fofa onde descemos da bike para poder passá-la.

Competidor chegando
Faltando menos de 5 km, o trio foi desfeito, quando o competidor da minha categoria ficou um pouco para trás. Aproveitei para ultrapassar o outro, que também diminuiu um pouco o ritmo. Ultrapassei vários competidores até que o biker do "trio" que não era da minha categoria, me ultrapassou novamente, faltando uns 900 metros para o final. Chegamos quase juntos, com ele alguns segundos à frente, após 1:43:34 de prova, pedalando por 40 km e com uma média de 23.17 km/h! O outro integrante do trio, chegou dois minutos após.

Descansei um pouco e fui cumprimentar o outro biker que chegou à minha frente. Logo em seguida, fui verificar minha colocação: infelizmente, dessa vez, por uma posição, não levaria um troféu para casa, pois cheguei na 6a. colocação.

Aproveitei da infra estrutura: frutas, água e energético, enquanto via outros bikers chegando. Também fui conversar com amigos que estavam por lá e comentar sobre a prova. Após cerca de uma hora, fui embora: a fome estava apertando! :)

Mal sabia que ainda teria uma forte emoção: ao retornar para a pousada, tinha que passar por uma rua de terra com várias subidas e descidas, onde as subidas eram predominantes e com vários cachorros que não gostavam de ciclistas! :) Cansado e com um forte sol na cabeça, pedalava num ritmo tranquilo. Após uma descida e já tendo passado por uns dois cachorros que me perseguiram, mas sem chegar muito perto, um cão de porte médio veio latindo em minha direção e chegou inclusive a bater a boca na minha perna, mas sem mordê-la. Na mesma hora gritei com raiva na direção dele:"Tá doido!? Latir pode, MORDER NÃO!!!". Provavelmente ele não entendeu o que eu disse :), mas a forma como falei o fez parar de correr, baixar a cabeça e olhar para o outro lado, não me incomodando mais. Pouco depois terminava minhas aventuras ciclísticas deste dia! :)

Para finalizar, gostaria de elogiar à organização do 1o. Praia do Rosa Bike Marathon pela excelente competição que nos foi proporcionada, num lugar tão lindo. Quem curte Mountain Bike, certamente aprovou este evento. Tem alguns detalhes que podem ser melhorados, mas pode-se dizer que começaram com o 'pedal direito' ! :)

Pedalei e Competi!


Vídeo feito pelo Pedro Leandro que retrata boa parte do trajeto, 
exibindo os trechos mais complicados

Nenhum comentário:

Postar um comentário