segunda-feira, 9 de abril de 2012

Peregrinação para Angelina - 2012 - Ida

Ida

Preparativos
Já estava tudo pronto e a turma de 5 bikers confirmada para a Peregrinação pedalando para Angelina-SC, quando o tempo fechou por volta das 15 hrs e a água desabou logo em seguida. Já passava das 16 hrs, quando, com a chuva caindo, um dos bikers desistiu e outro estava pensando em não ir também. Só que a chuva não demorou mais do que meia hora e decidimos ir, pelo menos até São Pedro de Alcântara, pois o trajeto era quase todo de asfalto com um trecho de paralelepípedos.

Grupo inicial
As 17 hrs começamos os preparativos e às 18 hrs partimos. Inicialmente o grupo tinha 3 bikers, aumentando logo em seguida para 4. Após passarmos pela ponte, encontramos o quinto "elemento" :), com quase 15km pedalados.

Grupo completo
Por volta das 19 hrs, o grupo completo partiu de Capoeiras (Floripa) com destino à Peregrinação para Angelina.

Logo passamos pelo confuso trânsito da Av. Presidente Kennedy em São José-SC, indo em direção à BR-101, desviando pelo bairro Forquilhinhas e chegando à SC-407 (estrada estadual que leva à Angelina).


Pedalávamos num bom ritmo, chegando ao Portal de São Pedro de Alcântara após 1 hr e 30 min de pedal, onde paramos para tomar a água oferecida pelos voluntários do caminho da peregrinação.

Voltamos a pedalar e cerca de meia hora depois chegávamos à São Pedro de Alcântara. Ali fizemos uma parada um pouco mais prolongada. Já tínhamos pedalado em torno de 43 km, mas ainda faltavam 28 km com muitas subidas. Lanchamos, tiramos umas fotos e partimos para a parte final, que seria quase toda de estrada de terra.


Este trecho é especial, pois nele sentimos e percebemos que algo diferente está presente. O número de peregrinos aumenta consideravelmente e de todas as idades: crianças, adolescentes, adultos, experientes. A lua, praticamente cheia, saiu de trás das nuvens, clareando o caminho para todos. Fomos pedalando e curtindo as boas sensações. Também descobrimos o biker-me_deixem_só e o biker-dog. :)

Parada para tomar e "tirar" água
Na primeira subida após o asfalto, estava pedalando à frente do grupo, quando resolvi aguardar que todos passassem por mim, mas somente 3 o fizeram. Não tendo sinal do ciclista que faltava, comecei a gritar pelo nome dele, quando alguns peregrinos disseram estar um pouco atrás, pois tinha tido câimbra. Aguardei um tempo e logo ele chegou, pedindo desculpas, dizendo que teve câimbra nas duas pernas e teve que fazer alongamento, por isso o motivo da demora. Pediu para que nós seguíssemos no nosso ritmo e o deixasse para trás, pois ele atrasaria o grupo. Disse para ele que tínhamos saído num grupo de cinco bikers e chegaríamos juntos. A partir do momento em que os outros 3 ficaram sabendo, combinamos, informalmente, de sempre alguém ficar ao lado dele, enquanto os outros aguardavam nos finais das subidas. Nosso ritmo diminuiu um pouco, mas seguimos pedalando e, de vez em quando, nosso colega empurrando.

Parada para tomar e "tirar" água
Fizemos duas paradas para hidratar: num final de subidão, para tomar refri e em outro ponto de fornecimento de água. Tanta hidratação fez surgir a figura do biker-dog: um dos integrantes que começou a parar, de 1 em 1 km, para "regar" as plantinhas da estrada, como aqueles cães que param de poste em poste :)

No último subidão, o biker das câimbras, tentando pedalar na borda da estrada para dar passagem para os carros, acabou caindo, quando o pneu da bike deslizou. Foi o primeiro dos 3 tombos que levou. Se já estava doendo por causa das câimbras, agora estava dolorido também pelo tombo! Levantou, sacudiu a poeira e continuou!

Após uma descida de vários quilômetros, chegamos à Angelina, felizes, famintos e motivados para a volta!

Tempo (hh:mm)
Km
Referência
0:40
14.95
Posto - Adição do 5o. biker
1:33
32.90
Portal de São Pedro de Alcântara
2:05
42.90
São Pedro de Alcântara
4:10
70.20
Angelina

Clique aqui para ver mais fotos.

Vídeo do Pedal de Peregrinação do Grupo Duas Rodas

Nenhum comentário:

Postar um comentário