sábado, 7 de janeiro de 2012

Aniversário de 3 anos!

Ontem completei 3 anos desde que resolvi mudar radicalmente meu meio de transporte e, consequentemente, meu estilo de vida: passei a depender mais de meus esforços para me locomover, cortando drasticamente a motor-dependência que atinge uma grande população mundial!

No dia 6 de janeiro de 2009, pela primeira vez aqui em Florianópolis, fui pedalando para o serviço. Lembro-me que o sentimento foi de uma grande vitória. Não somente pela distância vencida, mas por perceber que poderia seguir um caminho diferente do que eu estava indo: sem praticar esportes, somente engordava e meu condicionamento físico estava terrível. Neste primeiro dia, foi difícil subir escadas, pois os músculos doíam e a volta não foi muito fácil, mas também consegui retornar! No dia seguinte, descansei da pedalada e por algumas semanas, essa era a minha rotina: pedalava num dia e descansava no outro. Hoje já pedalo todos os dias e, às vezes, por diversão, no final de semana! :)

O motivo principal que me levou a pedalar para o trabalho foi minha saúde: só nos primeiros 6 meses eu emagreci cerca de 14 kg, além de ter diminuído muito meu nível de estresse. Na época não era minha preocupação, mas hoje vejo que também estava contribuindo para o meio ambiente e para a melhoria do trânsito, retirando um carro de circulação!

Foram muitas situações pelas quais passei e costumo dizer que nunca uma pedalada é igual a outra. Já são quase 23 mil Km pedalados entre Casa x Serviço x Casa, num total de mais de 810 trechos, pelos quais enfrentei:

  • Alguns tombos, quase atropelamentos, ataque de vespas, pneus furados, sol forte, temporal, granizo, vendavais, frio intenso, congestionamentos, fechadas de veículos, quase trombadas com carros e bikes, buracos, cacos de vidro...
A partir do ano passado, comecei a vir pedalando em dupla e até em trio. Também já influenciei vários bikers, demonstrando que é possível pedalar por "grandes" distâncias em vias não muito seguras e sem muito espaço para bikes, desde que se tome cuidado. Fui capa de jornal em duas situações, contando sobre minhas pedaladas, o que deve ter incentivado pessoas a usarem a bike como meio de transporte.

Pelo menos 2 anos e 9 meses destas pedaladas se encontram registradas no meu blog.

Como não pretendo parar por aqui, espero ainda comemorar vários aniversários deste meio de vida!

Pedalei!

2 comentários:

  1. Vai pedela!!!! acredite, vc me influenciou a andar de bike estando a mais de 3.000 km de distância. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Enderson! Legal saber disto. Para mim, é um excelente presente de Niver de Pedalada este fato! :)

      Excluir