sábado, 25 de outubro de 2014

Pedalando para o Trabalho - Pos Competição #3

TER
. Problemas para usar a coroa grande durante o pedal de ida: cordão que segura o farol estava atrapalhando. Subida do elevado do João Paulo (pós descida do Tecnópolis): corrente não saía da coroa grande. Após parada e várias tentativas, a princípio, consegui arrumar o problema, mexendo no cabo sob a parte central do quadro. Ritmo forte.

. A pedalada de volta foi num ritmo forte, aproveitando a claridade. Duas fechadas (moto e carro) exigindo freadas fortes


QUA
. Pedalada de ida com ótimo clima para pedalar num ritmo forte.

. O retorno foi pelo Trajeto Longo. Fazia um ótimo tempo até passar por ventos laterais moderados e vento contra constante a partir da Barra da Lagoa. Pedalada bem tranquila.


QUI
. Cansaço determinou uma pedalada um pouco mais lenta. Ótimo dia de pedal.

. Forte vento contrário. Em duplo, até o km 18, onde revezamos quem pedalava à frente.


SEX
. Dia agradável para se pedalar na ida.

. Muito vento contrário no retorno. Vácuo durante 8 km de um speeder. Passagem pela Vargem do Bom Jesus e pelo morro em direção ao Alto do Capivari nos Ingleses.

Pedalei! :)

Semana de 20 a 24 de Outubro de 2014

TER
QUA
QUI
SEX
IDA 
Tempo (h:mm:ss)
 0:56:40
0:55:39
0:58:51
0:56:01
Distância (km)
 26.6
26.6
26.6
26.6
Velocidade (km/h)




VOLTA 
Tempo (h:mm:ss)
0:52:48
1:09:41
1:04:32
1:16:00
Distância (km)
26.6
30.8
26.9
31.4
Velocidade (km/h)






domingo, 19 de outubro de 2014

3o Praia do Rosa Bike Marathon - Relato

PREPARATIVOS
. Saída às 6:20, após deixar a bike com um amigo biker que também iria disputar a competição e levaria as bicicletas da turma do norte da ilha.

. Fui de carona com outro amigo biker. A viagem foi tranquila, apesar de passarmos por uma forte chuva com relâmpagos e trovões próximos à Imbituba, onde fica a Praia do Rosa.

. Chegamos ao local da competição e fomos buscar nossos kits. Nos preparamos e aproveitei para conversar com vários amigos, inclusive com o organizador da competição.


. Não demorou muito e as bicicletas chegaram. Busquei a Ventania e finalizei a preparação dela.

. Chovia de forma intermitente, obrigando-nos a procurar um local coberto. Um pouco antes do horário da largada, fiz um aquecimento e fui me posicionar junto à galera da frente, aguardando o início da prova.

. Faltando poucos minutos, resolvi não levar o Camel Back (com cerca de 1.5 l de água ou 1.5 kg), deixando-o com a esposa do meu amigo.


LARGADA
. Como consegui me posicionar bem, fiz uma boa largada, próximo da elite. No início uma descida e logo uma curva à esquerda que foi complicada em função do grande número de bikers.

. As estradas iniciais eram de terra e lama e com muitas poças de água/lama, mas a galera pedalava forte, como se estivesse no asfalto.

. Chegamos a um trecho muito legal dentro de uma propriedade, onde pedalávamos em lajotas, tendo grama por todo lado. Pedalava junto ao 3o pelotão da categoria PRO, inclusive liderando-o por um bom tempo. Os dois primeiros pelotões, já estavam bem longe do nosso alcance.

. Após este trecho, chegamos ao centrinho da Praia do Rosa e, logo em seguida ao Caminho do Rei. Uma sequência de subidas curtas, mas bem íngremes, onde a corrente da Ventania travou duas vezes. Após o segundo travamento, resolvi descer e empurrar morro acima.


. Um dos momentos mais complicados da prova aconteceu durante a descida do Caminho do Rei, onde estava muito perigosa (a organização inclusive aconselhou os atletas a empurrarem na descida, por motivos de segurança). Mesmo empurrando a bike, fiquei com receio de escorregar, devido à lama e às pedras. Chegou a rolar um estresse quando um competidor pediu passagem para outros que empurravam, pois ele vinha sobre a bike. No final da descida, um competidor que havia caído e reclamava de dor no ombro, pediu para que solicitássemos apoio à organização para poder resgatá-lo.

. Finalizado o Caminho do Rei, chegamos à praia, onde pedalamos por um curto trecho na beirada do mar, pegamos uma estrada de terra e logo depois chegamos à praia novamente.

. Desta vez foi uma distância bem maior, com uma travessia de rio, onde tivemos que levar a bike acima do rio e a água batia pela cintura. Show de Bike esta travessia! :)

. Continuamos à beira do mar, desta vez num pelotão com uns 8 bikers, até sairmos da praia.

. Começamos a pedalar por um trecho de lajota e o pelotão aumentou bem, com cerca de uns 20 bikers.

RITMO FORTE
. O pelotão seguia num bom ritmo, revezando o líder, até que um biker da categoria 55-59 anos, assumiu a liderança. Já conhecia este biker experiente e também o ritmo forte que ele pedalava nas competições.

. O biker experiente ficou nos liderando por vários quilômetros. Ele de cara para o vento e a galera só no vácuo :) Num determinado momento, eu o ultrapassei, para ele poder descansar um pouco. Fiquei cerca de uns 2 quilômetros liderando, quando outros bikers me passaram. Para não ficar para trás, procurava me manter perto da turma da ponta.

. O pelotão seguiu unido até a parte final da marginal da BR-101,(cerca de 10 km para a chegada), quando o biker experiente começou a forçar, aumentou o ritmo e tornou-se líder novamente. Alertei os outros bikers: "Fuga de Pelotão! Vamos pegar o vácuo e neutralizá-la!". Pedalei muito forte e consegui pegar o vácuo do biker experiente. Como eu consegui achei que todos os outros também tinham conseguido. Só que não! :)

. Depois de uns 2 minutos na cola dele, olhei para trás e vi os outros a uns 20 metros ou mais e pensei comigo: "Eles não pegam mais a gente". Acertei!

. Fomos acelerando e aumentando a distância. Cheguei a liderar nossa dupla por um curto tempo, mas logo ele voltou à liderança.

. Numa curva fechada e com lama, fiquei um pouco para trás. A partir deste ponto, tentei voltar ao vácuo novamente, mas não conseguia. Pelo menos não deixava ele sumir, mantendo-o na minha alça de mira. Aproveitei um trecho de estradão com uma leve descida, para forçar mais ainda e consegui chegar no vácuo do biker, quando faltavam cerca de 2 km.

. Comentei com ele que tinha sido difícil, mas que tinha conseguido alcançá-lo novamente.

PROBLEMA NO FINAL
. Infelizmente o esforço maior começou a cobrar o preço: cãibra na batata da perna direita... Tive que diminuir um pouco o ritmo e pedalar sentindo muitas dores. O biker experiente começou a se distanciar. Neste momento, meu objetivo era somente terminar. Aproveitava as descidas para tentar esticar a perna e as dores diminuíam aos poucos (ou será que eu ia me adaptando a elas?) e conseguia manter uma boa velocidade.

. Cheguei a ultrapassar duas bikers amigas que estavam na categoria Sport.

. Fiquei extremamente feliz, quando vi a entrada para o local onde a linha de chegada estava.

. Uma freada, um arranque, passagem pelo curva em S e pelo portal de chegada! Punho erguido comemorando como se fosse o primeiro e um berro de comemoração! Finalizei mais uma competição! :)



APÓS A CHEGADA
. Parecia que tinha feito um bom tempo, mas não tinha como ter certeza, pois não estavam divulgando informações.

. Encontrei os amigos do norte da ilha, inclusive o que me deu carona, além de outros. Todos na maior expectativa, aguardando os resultados.

. Estava bem enlameado e chovia de vez em quando. Com a adrenalina baixando, o frio começou a aparecer, mas não incomodou muito.

. Um biker amigo me disse que tinha ficado sabendo que eu tinha chegado em 3o na minha categoria, mas disse que era bom aguardar a confirmação.

. Demorou um pouco, mas o resultado saiu: 4o Colocado na Categoria PRO! Minha segunda participação e consegui melhorar bem!


. Vários bikers do GBNI (Grupo de Bikers do Norte da Ilha) receberam troféus, só que na categoria Sport.


. Após a premiação, nos reunimos, fomos almoçar e comemorar e retornamos para Floripa.

Foi uma Competição Show de Bike! :)

Pedalei e Conquistei!

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Pedal para o trabalho - semana agitada, recorde histórico

SEG
- A pedalada de ida foi por volta do meio dia, com muito vento contra e porta garrafinha d'água (caramanhola) arrebentando e caindo no final de uma forte descida. Acabei gastando um pouco mais de uma hora para chegar à empresa.
- A volta foi com muita adrenalina: no início à noite, com chuvisco, que depois virou chuva, raios, trovões e farol iluminando pouco, além de óculos embaçando :) Mesmo assim, vim num ótimo ritmo e cheguei sem problemas, mas todo ensopado

QUA
- Chuva nos 2 primeiros quilômetros na pedalada de ida. A ausência de vento até o km 19 permitiu uma ótima média de velocidade. Trajeto um pouco maior, passando pela passarela (após a Cassol) da SC-401.
- O pedal de retorno foi com ritmo forte, simulando competição. Passagem pelo Cacupé, Ratones e Vargem do Bom Jesus. Resultado satisfatório :)

QUI
- Recorde histórico (1:06:48) pedalando pelo trajeto longo (Rio Vermelho / Morro da Lagoa) na ida para a empresa. Forte vento nordeste ajudando em cerca de dois terços do percurso (atrapalhou bastante na avenida das Rendeiras). Descida do Morro da Lagoa um pouco complicada em função de congestionamento.
- Retorno num ritmo tranquilo, pedalando pelo João Paulo e Vargem do Bom Jesus, já economizando forças em virtude da competição.

Pedalei ! :)

Semana de 13 a 16 de outubro de 2014

SEG
QUA
QUI
IDA 
Tempo (h:mm:ss)
 1:04:14
0:55:31
1:06:48
Distância (km)
 26.6
28.3
30.8
Velocidade (km/h)



VOLTA 
Tempo (h:mm:ss)
0:56:41
1:28:41
1:08:27
Distância (km)
26.6
39.55
28.0
Velocidade (km/h)






sábado, 11 de outubro de 2014

Pedalando para o Trabalho - Ritmo forte

SEG
- Pedal de ida com ritmo forte, acima de 30 km/h e excelentes condições para se pedalar.
- No retorno pelo trajeto longo, mesmo com vento contra e lateral, vim num ritmo forte, visando a competição de domingo.

TER
- Pedalada com ritmo forte num bom dia para se pedalar durante o pedal de ida.
- Trajeto diferente no retorno: SC-401, Jurerê Tradicional, Canasjurê, Canasvieiras e SC-403. Vi um acidente inusitado (dois carros parados no acostamento, lado a lado e perpendiculares à pista, com algumas viaturas da polícia por perto). Trechos com vento contra e lateral, ritmo forte.

QUA
- Inicialmente pedalei num ritmo tranquilo, devido ao cansaço. Na SC-401 aumentei a velocidade média. Speeder passou por mim no pedágio, sem dar chance para vácuo. Passei ele na subida do morro do Floripa Shopping, chegando à empresa com uma boa média de velocidade.
- Antes de iniciar o retorno, pedalei até o Cartório na área central. A volta começou do cartório, pedalando pelas SCs (401 e 403) num bom ritmo, apesar do cansaço e do vento contra.

SEX
- Percurso da pedalada de ida foi passando pela passarela após a Cassol na av. da Saudade. Ritmo forte de pedal.
- Pedalada para o LIC (5.2 km; após o Morro da Lagoa; tempo: 16 min e 30 seg), para encontrar um biker amigo, antes do retorno que foi num bom ritmo.

Pedalei ! :)

Semana de 6 a 10 de outubro de 2014

SEG
TER
QUA
SEX
IDA 
Tempo (h:mm:ss)
 0:52:22
0:53:05
0:55:58
0:56:05
Distância (km)
 26.6
26.6
26.6
28.2
Velocidade (km/h)




VOLTA 
Tempo (h:mm:ss)
1:14:38
1:15:29
1:24:07
1:06:41
Distância (km)
30.8
33.0
38.0
27.2
Velocidade (km/h)







domingo, 5 de outubro de 2014

Caça aos Morros #2

Vista do Morro da Cruz
Objetivo: subir vários morros e em especial o Morro da Cruz

Grupo de Biker: inicialmente 2, sendo que mais um biker entraria na Lagoa da Conceição.

Início
Fomos pedalando em dupla, num ritmo forte. Não houve revezamento, pois meu amigo biker estava cansado. Como já estava acostumado em virtude das pedaladas para o serviço, fui pedalando bem, aproveitando que não havia vento contra.

Chegamos ao Centrinho da Lagoa dentro do horário combinado, mas o biker que se ajuntaria a nós, não aparecia. Descobrimos que houve um problema de comunicação e pedalamos em direção a ele.

Resgate do Biker - Morros
Encontramos com o biker no Rancho da Jackie e rumamos para o Morro da Lagoa, passando antes pelo Morro do Badejo.

Na subida do Morro da Lagoa pedalamos num bom ritmo. O biker resgatado ficou um pouco para trás e resolvemos aguardá-lo no mirante. Grupo reunido, pedalada em direção ao Morro da Cruz.

Biker resgatado à esquerda, biker amigo à direita
Selfie no Morro da Cruz
Ao subirmos o Morro da Cruz, diminuí um pouco o ritmo para que meu amigo conseguisse subir ao meu lado. O outro biker ficou um pouco para trás, mas não muito longe. Após quase 2 hrs e 20 min, conquistamos o topo! :)

O biker resgatado decidiu nos acompanhar até o início da avenida da Saudade/SC-401, quando nos despedimos dele e seguimos em direção aos Ingleses.

Como eu estava atrasado e precisava chegar o mais rápido possível, pedalei forte, mesmo enfrentando forte vento contrário. Meu amigo biker não revesou comigo, mas encarei como se estivesse voltando do serviço para casa, onde normalmente o pedal é solitário.

Após 3 hrs e 17 min, cheguei em casa exausto, mas bem feliz por conseguir cumprir meu objetivo!

Pedalei e Escalei! :)

Tempo - Distância - Local
0:55:40   25.33 km  - Centrinho da Lagoa
1:02:10   28.60 km  - Rancho da Jackie - Biker se juntou ao grupo
2:19:20   47.50 km  - Topo do Morro da Cruz
3:17:00   78.15 km  - Final

sábado, 4 de outubro de 2014

Pedal para o Trabalho - Mais chuvas e Atropelamento

TER
- Clima bom para pedalar durante a ida, com vento amigo  e disposição para pedalar forte.
- Após chover durante quase todo o dia, uma pausa na chuva, no horário de sair, me levou a optar pelo trajeto longo no retorno para casa. Acabei pegando cerca de 8 km de chuva na parte final do trajeto. A chuva e o trânsito, já nos Ingleses, me atrapalharam bastante.

QUA
- Percurso com muitas poças e lama. Trechos com vento contrário. Mesmo assim, foi uma ótima pedalada de ida para o trabalho!
- Volta com presente (um caixa com boneca) no bagageiro e mochila nas costas. Presença de um vento sul forte que ajudou em vários trechos e atrapalhou em alguns, quando virou vento lateral. Ótimo tempo com alta média de velocidade.

QUI
- O pedal de ida foi com vento contra forte em alguns trechos. Aproveitei para pegar carona no vácuo de uma speed por cerca de 4 km, quando o ciclista, infelizmente, mudou de caminho para retornar. Mesmo assim gastei menos de uma hora para chegar à empresa.
- Após passar em agência bancária, iniciei a pedalada de retorno, passando por Ratones. Ventos de todos os tipos: contra, lateral e a favor. Estradão com muitas pedras e uma pedalada muito boa!


SEX
- Vento contra e cansaço durante a pedalada de ida.
- Retorno pelo trajeto longo (Morro da Lagoa / Rio Vermelho) onde atropelei uma senhora no Centrinho da Lagoa (ela estava atravessando a via um pouco antes da faixa de pedestre). Ela não se machucou (apenas caiu no asfalto), me perguntou se eu estava bem, pediu desculpas/perdão, dizendo que a culpa tinha sido dela, pois atravessou correndo e sem olhar na direção do fluxo. Quando falei que ela podia se tranquilizar, pois nada de grave havia acontecido comigo, foi embora pegando um ônibus. A princípio, o que motivou ela a cruzar a via correndo foi devido ao fato do ônibus que ela precisava pegar estar parado no ponto de ônibus do outro lado da via. Em consequência do tombo, fiquei com dores nos 2 joelhos e acabei tendo um retorno sofrível e com um ritmo mais lento. Nos quilômetros finais as dores diminuíram.

Pedalei ! :)

Semana de 29 de Setembro a 3 de outubro de 2014

TER
QUA
QUI
SEX
IDA 
Tempo (h:mm:ss)
 0:54:02
0:57:32
0:58:54
1:00:13
Distância (km)
 26.6
26.6
26.6
26.6
Velocidade (km/h)




VOLTA 
Tempo (h:mm:ss)
1:18:39
0:50:32
1:20:39
1:21:39
Distância (km)
30.8
26.6
35.0
30.8
Velocidade (km/h)