sábado, 30 de março de 2013

Pedalando para o Trabalho - Curta e Carona

Ponta da Andorinha - Florianópolis - Foto: PhotoEngLT

Em função da Peregrinação, esta foi mais uma semana curta.

Segunda feira fui pelo trajeto longo (Rio Vermelho / Morro da Lagoa). Pedalei num bom ritmo e também peguei uma garoa na Praia Mole, chegando após uma boa pedalada ao serviço. O retorno foi por um caminho diferente, através do bairro João Paulo e do bairro Cacupé, com o objetivo de treinar subidas, numa quilometragem maior. Foi um bom treino.

Pedalei novamente pelo trajeto longo, na terça feira, na ida para o serviço, desta vez num ritmo um pouco mais forte, apesar das marchas da bike escaparem de vez em quando. Voltei pelo caminho curto, pedalando pelas SCs. Novamente tive problemas com as marchas da bike escapando, mas finalizei a pedalada numa boa.

A ida na quarta feira foi com a bike Ventania, em função da Peregrinação que ocorreria na quinta. Estava pedalando num ritmo forte, quando, próximo ao TISAN, meu amigo de treinos de bike apareceu de speed. Diminuí o ritmo e aguardei ele chegar. Resolvemos pedalar mais forte. No final da descida do trevo do Cacupé, uma betoneira entrou na nossa frente, vinda do acostamento. Resolvemos acompanhá-la, pegando carona no vácuo da mesma, enquanto pedalávamos pelo meio da pista. Como a betoneira estava muito rápida, acabou se distanciando e voltamos para o acostamento (a velocidade máxima do ciclocomputador da bike do meu amigo marcou 65.5 Km/h, enquanto que o da minha marcou 62.3 Km/h), mantendo uma alta velocidade média por um tempo, até a subida do morro do Floripa Shopping. A partir daí diminuímos um pouco o ritmo e chegamos com menos de uma hora de pedal à empresa.

A bike Ventania 'dormiu' na empresa, já preparada para a Peregrinação.

Pedalei!


sábado, 23 de março de 2013

Pedalando para o Serviço - Chuvas, Susto e Completa

Ponta da Andorinha - Floripa

O três primeiros dias desta semana completa de pedaladas foram parecidos: clima bom, apesar de úmido na ida, e chuva no início da volta, mas ocorreram algumas diferenças:

  • Na ida de terça feira, encontrei com meu amigo de treinos e pedalamos em dupla do TISAN até o Floripa Shopping. Chegamos a pedalar alguns quilômetros com uma média entre 45 e 49 Km/h (ele estava de speed e eu acompanhando).
  • Na ida de quarta feira, aproveitei o vento amigo para pedalar forte e gastar menos de 55 min para chegar ao trabalho.
  • Infelizmente, o vento amigo de quarta se tornou um poderoso vento contrário na hora do retorno, que foi à noite após o futebol. Em relação ao retorno do dia anterior, gastei 20 min à mais, levando 1:17 hr para chegar em casa, num estado de exaustão!

Quinta feira foi bem tranquila (mesmo já sentindo os efeitos do cansaço): tanto a ida como a volta que aconteceu após um churrasco.

Pedalava cansado na sexta feira, quando um biker, na altura do TISAN, se aproximou. Ele emparelhou e começamos a conversar. Mal tínhamos trocado meia dúzia de palavras, quando escutamos o barulho de uma freada e, ao olharmos na direção de onde vinha, vimos um carro quase trombando na traseira de outro e, para que isso não acontecesse, ele foi para o acostamento, tirando fina de nós dois, principalmente do outro biker, nos causando um grande susto. Continuou no acostamento até ultrapassar o carro que quase tinha colidido e foi embora. Um ou dois segundos antes e talvez eu não estivesse escrevendo este texto. Continuamos conversando. Descobri que ele mora nos Ingleses e vai de bike para o trabalho que fica no centro de Floripa. Também disse que conhecia o outro site que gerencio (www.pedalafloripa.com) e que tinha participado do Desafio da Serra do Rastro. Ele estava num ritmo bem melhor que o meu, mas diminuiu para prosearmos :). No bairro João Paulo eu saí da SC-401, enquanto ele continuou. Pouco depois chegava à empresa.

O retorno foi pelo trajeto longo (Morro da Lagoa / Rio Vermelho). Foi muito bom, num ritmo legal e tranquilo, contando com um vento contrário no início e um vento amigo a partir da Barra da Lagoa. Poderia ter feito num tempo menor, mas o cansaço acumulado da semana se fez presente :). Cheguei em casa no início da noite, comemorando esta semana completa de pedaladas e feliz por não ter acontecido nada demais além de um susto.

Pedalei!

segunda-feira, 18 de março de 2013

GBNI: Canto do Lamim e Morro da Praia do Forte

Comendo goiabas no Canto do Lamim
Em virtude das intensas chuvas de sexta e sábado, o GBNI (Grupo de Bikers do Norte da Ilha) decidiu trocar a trilha que pretendia pedalar neste domingo por uma pedalada em percurso quase todo de asfalto. Sendo assim o percurso foi definido como : Ingleses, Morro do Mirante da Cachoeira do Bom Jesus, Canasvieiras, Canto do Lamim (um pouco de estrada de terra/lama), Jurerê (com trilha tranquila e curta), Morro da Praia do Forte e retorno.

Para nossa surpresa, ganhamos a companhia de uma biker bem nova (11 anos), acompanhada de seu pai. Ambos garantiram que ela conseguiria nos acompanhar. Mesmo achando a ideia bem legal, pois ver uma garota tão nova já empolgada com sua bike é de se admirar, conversamos com o pai e sugerimos que pedalássemos juntos até Canasvieiras, onde ele e a filha retornariam. Tudo combinado, iniciamos a pedalada, desta vez sem um dos fundadores do Grupo que confirmou, mas não apareceu!

Bikers sofrendo na subida do Morro da Praia do Forte
Iniciamos num bom ritmo, até um pouco após o início do Morro dos Ingleses, onde a biker nova passou a empurrar. Aguardamos no final do morro, onde aconselhamos que ela descesse freando, pois era uma descida muito forte. Um pouco depois da descida esperamos pelo pai e pela garota, continuando a pedalada. Quase na rotatória de Canasvieiras, aguardamos novamente a chegada dos dois. Explicamos ao pai o caminho para retornarem, parabenizamos a garota e recomeçamos (5 bikers) nossa pedalada.

Fomos em direção ao Canto do Lamim, onde conseguimos satisfazer, um pouco, a biker que estava preparada para pedalar por trilhas. Em virtude de várias goiabeiras carregadas, fizemos uma parada estratégica para nos abastecer! :) Pouco depois chegamos à Jurerê Internacional, onde passamos pela leve e curta trilha que vai do parquinho das crianças à torre do Il Campanário. Após a trilha, seguimos em direção ao Forte.

Início da trilha da Praia do Forte para a Praia Daniela
O Morro da Praia do Forte judiou das bikers do GBNI, que o subiram empurrando as magrelas. No alto do morro pedalamos em direção à trilha que leva até a Praia da Daniela. Em virtude de muitos cachorrinhos que vinham latindo em nossa direção, defendendo as respectivas casas e também de cansaço das bikers, resolvemos retornar, antes de chegarmos na parte que a trilha passa a ser entre árvores.

A volta foi num ritmo tranquilo, onde pedalamos pela SC-403 e terminamos nossa aventura após cerca de 35.5 Km pedalados numa agradável manhã ensolarada de domingo! :)

Pedalamos!

sábado, 16 de março de 2013

Pedalando para o Trabalho - Curta com Temporal

Praia Pântano do Sul - Florianópolis
Segunda feira começou com um ótimo clima. Estava pedalando num bom ritmo, quando, no início de uma descida, a corrente soltou, sem um motivo aparente. Coloquei-a de volta e continuei a pedalada. Com menos de uma hora chegava à empresa. O retorno foi no escuro e com 'jeito de chuva'. Pedalei num bom ritmo e não choveu, chegando em casa bem tranquilo.

O clima estava muito bom na terça, além de contar com um bom vento amigo. Pedalei num ritmo mais forte, chegando à empresa após pouco mais de 56 min de pedal. O retorno foi diferente. Saímos, eu e meu colega de treino, já com uma garoa. Apostamos numa diminuição da chuva e perdemos feio! Menos de 10 min depois, uma chuva forte caía e, na descida do Morro do Floripa Shopping, se transformou num temporal. Meu colega que estava de speed diminuiu o ritmo, descendo o morro numa velocidade de uns 10 Km/h. Eu estava com a Guerreira, usando pneus de MTB, e não sofria tanto. Resolvemos parar sob o viaduto próximo ao shopping e ficamos uns 20 min por lá, esperando o temporal passar. O restante da pedalada foi tranquilo e, apesar do percurso estar muito molhado, cheguei sem problemas em casa e aproveitei para dar uma geral na corrente, catracas e coroas da bike.

Na ida de quarta feira apenas o vento contrário forte em alguns trechos do percurso fizeram diferença, o resto foi tranquilo. A volta foi muito boa, mesmo tendo sido à noite, após o futebol. Vim pedalando num bom ritmo, usando dois faróis para conseguir iluminar bem o percurso. Cheguei em casa um pouco cansado e sem saber que esta tinha sido minha última pedalada da semana.

Pedalei!

Treinamento de atleta da equipe Caloi

quinta-feira, 14 de março de 2013

3o Desafio da Serra do Rio do Rastro - Relato

Somente na sexta à noite defini a estratégia para participar da competição: iria de carro no sábado, fazendo um 'bate e volta' para/de Lauro Müller  A preocupação era encarar 3 hrs de estrada após o esforço de subir (escalar) a serra pedalando.


Na Praça Central de Lauro Muller, aguardando a largada
Foto: Sul In Foco
Cheguei por volta das 14:30 ao local de entrega dos kits. Uma pequena fila e estava de posse do chip, placas com meu número, camisa de ciclista, meia e sacolinha (tudo combinando :), além de energético, barra de cereal e caramanhola. Encontrei vários bikers competidores por lá. Aproveitei para saber um pouco mais sobre a serra e o local correto da largada. Um amigo biker ofereceu carona para descer a serra. Estava pensando em descer pedalando, após a competição, mas mesmo assim aceitei.


Girando um pouco antes do início
Fui para a Praça Central de Lauro Müller  onde fiz um lanche (que foi meu almoço), montei a bike e fiquei no aguardo, aproveitando para me alongar e girar um pouco em seguida. O movimento foi só aumentando, a praça cada vez mais colorida de ciclistas e suas bikes. Tive dois momentos de estresse, quando o cabo do freio traseiro soltou: uma logo após montar a bike e outra 30 min antes da largada. Depois de arrumá-lo, desisti da ideia de descer a serra pedalando após a competição.

Faltando 20 min para largada, o locutor do evento avisou que a largada seria transmitida através do site Destaque Sul. Aproveitei para avisar à minha esposa que estava em Floripa.

Ao voltar, constatei que cada categoria tinha seu lugar marcado para sair. A expectativa ia aumentando, logo veio a contagem regressiva e, às 18 hrs, quase 300 bikers de MTB partiram em direção à serra. Os ciclistas de speed largariam 10 min depois.

Segue o relato da minha participação em 5 etapas:


Bikers de MTB posicionados para a largada - Foto: Sul In Foco
1a) Logo de cara uma subida de quase 7 Km, saindo da Praça, já começava a separar os competidores dos apenas participantes. Como várias categorias estavam à frente da minha, fui ultrapassando muitos bikers, até chegar a um pelotão que subia num bom ritmo;

2a) Após uns 10 Km chegamos de fato ao início da subida da Serra do Rio do Rastro. Pedalava junto com vários bikers, revezando quem puxava o pelotão e subindo numa velocidade média entre 20 e 24 Km/h. Subida tranquila e ainda havia boa claridade, permitindo observar as belezas da serra. Neste trecho fui surpreendido com uma ultrapassem de um veículo que parecia uma moto, mas sem barulho: ao observar bem, vi que era um ciclista de speed, o primeiro colocado! Parecia que eu estava parado, de tão rápido que ele passou. Pouco depois veio o segundo e em seguida um pelotão com vários;


Subida ainda tranquila - Foto Sul in Foco
3a) Já nos 4/5 da serra, a inclinação aumentou e a velocidade diminuiu: entre 12 e 16 Km/h. Conseguia ultrapassar alguns bikers, era ultrapassado por outros. Não quis forçar muito, para não faltar energia para terminar;

4a) A parte final da subida foi muuuuiiiiiito sofrida! Com o aumento da inclinação, a média caiu para 8 a 11 Km/h. Fiquei feliz ao ver a marca de 4 Km (restantes), mas a alegria passou bem rápida, quando percebi que cada 1 Km destes 4 equivalia a uns 4 Km normais :). Pedalava e não rendia. Dor nas costas e vento soprando que, quando estava a favor, não ajudava muito, mas quando era contrário, piorava ainda mais o sofrimento. Fui no meu ritmo, mesmo tendo sido ultrapassado por alguns, pois queria ao menos chegar. A tentação de parar um pouco era forte, mas o receio de desistir depois da parada me fazia continuar pedalando;

5a) Foto Finish! Após passar pela marca de 1 Km, tudo mudou: a subida ficou leve, veio uma descida em seguida e pouco depois de outra subida leve, a chegada. Quando passei pela marca, estava um pouco atrás de um ciclista de speed e à frente de um de MTB. Começamos a pedalar forte, como se não tivéssemos acabado de 'escalar' a serra. Cada um dos três queria chegar à frente dos outros. Fiquei no vácuo do ciclista de speed. O outro me ultrapassou e ficou ao lado dele. Não sabia de qual categoria o de MTB era, mas queria chegar à frente dos dois. 
Quando chegamos no 'desvio da vitória', os organizadores começaram a pedir para diminuirmos. Aproveitei para pedalar mais forte e, por fora, ultrapassei os dois, parando de pedalar, pois tinha uns malucos quase na minha frente pedindo para parar. Nisso vi que um dos dois veio muito rápido e passamos praticamente juntos na linha de chegada. 
Tive que frear forte, com o pneu traseiro até derrapando, além de atropelar um cone e parar em cima de um fiscal que tirava o chip da bike. Foi emocionante! Achei que tinha perdido o sprint, pois pensei que ele tinha ficado em quarto e eu em quinto. Quando fui olhar o tempo do sexto é que vi que a chegada foi mesmo roda a roda, pois os dois tempos foram idênticos e a colocação decidida no Foto Finish!



Pouco depois encontrei o colega que tinha oferecido carona de retorno para Lauro Müller. Ele também tinha pegado pódio (1o ao 5o), pois ficou em quarto na categoria. Para minha sorte, me emprestou uma camisa seca, pois a minha estava ensopada de suor e gelada devido ao frio e ao vento cortante que tinha no local.

Pódio da Categoria Master B1 MTB - Foto: Sul In Foco
Depois de recebermos as premiações, descemos a serra de carro e ele me deixou no mesmo local da largada. Guardei a bike, lanchei (jantei) e voltei para Floripa.

Pedalei e Escalei!

Parabenização

A FCC (Federação Catarinense de Ciclismo) organizadora do 3o. Desafio da Serra do Rio do Rastro está de parabéns: não é fácil organizar um evento com quase 500 ciclistas. No geral, mesmo tendo alguns problemas pontuais, a prova foi excelente, com um kit bem legal, fornecimento de água durante a subida e na chegada, onde também frutas e cereais eram distribuídos. Foi Show de Bike!


Links úteis


segunda-feira, 11 de março de 2013

Pedalando para o Trabalho - Retorno das Férias

A primeira pedalada para o trabalho pós férias deveria ter ocorrido na terça. Só que as chuvas me fizeram adiá-la para quarta.

Antes da saída, minha filha fez uns registros da minha nova roupa de ciclista: camisa e bermuda da Free Force. Além de bonitas e coloridas, vestem muito bem! :)

Agora, antes de efetivamente iniciar a pedalada, deixo minha filha no colégio, como aconteceu nesta quarta feira. Tanto a ida, quanto a volta foram num bom ritmo (sendo que na volta eu pedalei um pouco mais forte) e sem sustos.

A quinta amanheceu chuvosa. Um pouco antes de sair, havia uma garoa. Minha esposa resolveu levar minha filha e eu encarei a bike Guerreira. Saí quando não chovia, mas logo a garoa voltou. Não demorou muito virou chuva, depois garoa, até que o sol apareceu! Cheguei molhado ao serviço. O retorno foi em dupla até a Vargem Pequena, onde pedalamos muito forte. Quando meu colega foi para a casa dele, a média era superior a 30 Km/h, mas foi caindo. Mesmo assim finalizei a pedalada com uma ótima média.

Como iria participar do 3o. Desafio da Serra do Rio do Rastro no sábado, esta semana de retorno de férias foi somente com 2 boas pedaladas!

Pedalei!


segunda-feira, 4 de março de 2013

Caça aos Morros #2

No último dia de férias, novamente resolvi treinar subida de morros! E gostei do resultado! :)

Desta vez acrescentei mais um mirante que, apesar de já tê-lo subido várias vezes, desta eu tive que diminuir o ritmo na parte final, pois começou a aparecer uma cãibra.

Saí em direção ao Rio Vermelho, pedalando forte. O primeiro desafio, a subida da barra para o Mirante da Praia Mole foi concluído com êxito. Continuei mantendo o ritmo e com 57 min iniciava a segunda subida: subida do Morro da Lagoa aditivado: até o final do asfalto, passando pela rampa de decolagem do Parapente. Segundo desafio completo!

Pedalei em direção à próxima subida: Morro da Cruz! Consegui diminuir meu tempo de subida em 1 minuto :) Tempo para admirar o visual, lanchar, hidratar e descansar, antes do retorno.

A volta foi pela SC-401 completa até Canasvieiras e rumando para Cachoeira do Bom Jesus. Uma parada no hotel Torres da Cachoeira e pedalei em direção ao último desafio: Mirante da Cachoeira do Bom Jesus! Foi neste morro que quase tive que parar em função de uma cãibra, mas ela não me parou, pois me lembrei de algumas dicas existentes neste link.

Finalizei a pedalada após 3 hrs e 14 min e 75 km no total!

Pedalei e Conquistei!

sábado, 2 de março de 2013

Pedalada Curta e Rápida

Hoje 4 bikers do GBNI (Grupo dos Bikers do Norte da Ilha) fizeram uma pedalada curta e rápida: saímos dos Ingleses pedalando em direção à Vargem Grande, SC-401 e desviando para a Vargem Pequena, onde vimos uma cerca derrubada, um carro todo detonado e amassado, além de um homem, provavelmente o motorista, sentado no meio fio e chorando!

Seguimos em direção ao Ratones, pedalando pelo mesmo e retornando para a SC-401, onde iniciamos o retorno. Na SC-403 ainda fizemos um desvio pela Vargem do Bom Jesus, chegando ao destino logo depois.

Cerca de 32 Km pedalados em 1hr e 35min, sem paradas!

Pedalamos!

Segue um vídeo muito legal de uma trilha que o GBNI em breve pretende conhecer! :)