segunda-feira, 1 de abril de 2013

Peregrinação 2013 - Pedalando para Angelina

Mais uma vez estava determinado a peregrinar pedalando para Angelina, sendo a minha terceira vez. É uma pedalada muito difícil em função do relevo com muitas subidas, frio, cansaço e passar a noite pedalando, para aqueles que vão e também voltam de bicicleta.

Apesar de todas as adversidades, é uma pedalada especial, onde conseguimos nos superar e cumprir nossos objetivos! 

Segue o relato e que venha 2014! :)

Preparação

Na quarta feira, pela manhã, fui pedalando e já deixei a bike na empresa, ponto de partida para a peregrinação. À noite, preparei as roupas (duas camisas de ciclista, uma de manga comprida tipo 'segunda pele', dois pares de meia, bermuda e jaqueta corta vento) e recarreguei várias pilhas (das lanternas e sobressalentes), além de alimentos (cereais, maçãs, bananas e pão queijo e presunto).

Quinta feira confirmamos os participantes (2 da Celesc e 2 do GBNI - Grupo de Bikers do Norte da Ilha) e o horário da saída: 17:30. À tarde a expectativa somente aumentava :). Dentre os 4, somente eu já havia participado de uma peregrinação.

Ida para Angelina

Em função do atraso de um biker, saímos às 18:10, pedalando em direção à passarela da Ponte Pedro Ivo.

Percurso: Itacorubi (Floripa), São José, Colônia Santana, São Pedro de Alcântara, Angelina.


Grupo sem o biker atrasado
Começamos num bom ritmo, aproveitando um vento amigo e o excelente clima com temperatura amena e um por do sol muito bonito. Fizemos uma mini parada em Coqueiros, após uns 14 Km, para um biker colocar as pilhas no farol. Ao voltarmos a pedalar, senti uma forte dor no estômago. Tentei ignorá-la, mas ela não me deixava esquecê-la. Continuei mesmo assim, pois não desistiria logo no início.

O trânsito complicado e congestionado na divisa entre Floripa e São José e até Forquilhinhas, me distraiu um pouco em relação à dor. Depois deste trecho o trânsito melhorou e a dor retornou :).


Portal de São Pedro de Alcântara
Fizemos uma segunda parada no Portal de São Pedro de Alcântara, na divisa com São José, após 32 Km pedalados, onde havia ambulância e pessoas da organização da Peregrinação oferendo água. Descansamos e aproveitamos para 'tirar água do joelho', o que me ajudou um pouco em relação à dor.

Chegamos à Praça Central de São Pedro de Alcântara (SPA) após 42.4 Km e 2:33 hrs de pedal, por volta das 20:40. Foi nesta parada que minha dor praticamente se foi, após uma ida 'à casinha' para fazer o nro 2 :)


Praça Central em São Pedro de Alcântara
Ainda estava uma temperatura agradável, mas começando a esfriar, quando partimos para os últimos e mais difíceis 28 Km, onde teríamos que enfrentar as piores subidas.

Começamos os 4 num bom ritmo, mas pouco depois os 2 bikers do GBNI aumentaram o ritmo e sumiram. Fomos encontrá-los numa bica à beira da estrada, onde aproveitamos para bebermos uma água bem geladinha! Neste trecho passamos por vários peregrinos que caminhavam, geralmente em grupos, rumo à Angelina (a maioria tendo partido de SPA). Tinha muita poeira na estrada e vários carros passando, levantando-a e atrapalhando um pouco. Ainda bem que isto aconteceu somente na parte inicial.

Paramos num bar à beira da estrada, quando estávamos no meio de uma subida interminável, 16 Km após SPA. Descansamos enquanto tomávamos 2l de refri. Mais uns 3 Km subindo e chegamos à uma longa descida, onde os 2 bikers do GBNI se distanciaram. Falta de sorte deles, pois, no final da descida, algumas pessoas haviam colocado uma mesa com café, refri e pão de batata com manteiga e queijo e estavam oferecendo gratuitamente aos peregrinos, inclusive havia um casal de bikers do Pedal Continente por ali. Para nós dois foi um manjar do deuses! Também papeamos um pouco, nos divertimos e   voltamos a pedalar.

Encontramos os outros 2 bikers no início do último morrão, que também era muito extenso. Contamos sobre nossa parada para o café e continuamos a subir, onde passamos pelo casal pouco tempo depois. Quando já estávamos cansados de tanto subir, com frio e suados ao mesmo tempo, conseguimos finalizar o morro. Daí para frente foi praticamente descida até chegarmos à Igreja na Praça Central de Angelina, às 23:10, após 69.5 Km pedalados em 4:03 hrs (5 hrs no total, contando as paradas). O relógio/termômetro da praça marcava a temperatura de 10 graus centígrados.


Para ler o relato sobre o Retorno para Floripa, clique aqui.

Tempo (hh:mm)
Km
Referência
1:32
31.98
19:43 Portal de São Pedro de Alcântara
2:03
32.38
20:40 Praça Central de São Pedro de Alcântara
3:16
58.10
22:05 Bar na subida 'interminável'
4:02
69.50
23:12 Igreja em Angelina



4 comentários:

  1. Muito irado! Parabéns a todos vcs, tem que ter muita determinação mesmo pra não desistir. Meu irmão fez esta peregrinação 4 anos consecutivos e este ano ele não foi, de repente acompanho ele no ano que vem... mas sem treinar não tem jeito!
    Mais uma vez parabéns e ótimos treinos!
    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Thaís!

      Quem sabe vc e seu irmão nos acompanham ano q vem? Uma coisa é certa: sofre menos quem está mais preparado! E, com pouca preparação, é melhor nem ir ou ir com algum grupo, retornando de ônibus.

      CicloAbraços!

      Excluir
  2. Parabéns pela coragem, fizeram um trajeto para bikers profissionais.
    Eu,o Edio e Valmir, (bikers amadores sérios, portanto longe de ser profissionais)fizemos São Pedro de Alcantara - Angelina São Pedro de Alcantara, largando as 08h00. O ciclo passeio foi nota 10, apesar do cansaço, mas demos nota zero ao Deinfra que passou a motoniveladora na estrada, na vespera da festa. As pedras soltas prejudicaram até os pedestres.
    Vânio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!
      Parabéns para vcs também!
      Nós sofremos bastante com a poeirada e também com as pedras, além dos trechos cheios de 'costelas' q eram bem complicados :)

      Abraços!

      Excluir