sábado, 30 de junho de 2012

Audax Floripa 300K - Parte Final


Terceiro Trecho

Trajeto: São José-SC a Balneário Açores (Floripa, extremo sul da ilha)

Nascer do sol na ciclovia da
beira mar continental
Por volta das 7 horas iniciamos o percurso em direção ao PC-3 localizado no sul da ilha. Passamos pelo centro histórico de São José e, quando estávamos na ciclovia da beira mar continental, o astro rei veio presenciar nossa pedalada, com um lindo nascer de um belo dia :).

Um biker que estava junto conosco me alertou sobre o pneu traseiro vazio. Paramos e eu o enchi um pouco e pedalamos até encontrarmos um posto, quando o calibrei corretamente, julgando ser apenas um pequeno vazamento. Infelizmente, uns 10 min depois, quando já estávamos em Coqueiros, o pneu estava novamente bem vazio. Tive que trocar a câmara, encher o pneu e depois parar em outro posto para nova calibragem. Desta vez o pneu parou de esvaziar.

PC-3
Passamos pela passarela da Ponte Pedro Ivo em direção à beira mar sul e fomos para o sul da ilha. O dia estava muito bonito e, com o sol brilhando, a temperatura começou a subir. Após quase duas horas de tempo de pedalada, chegamos ao PC-3, que estava com mais pessoas da organização e apoios do que participantes do Audax :). Este percurso foi bem tranquilo.
  • Distância Percorrida: 209.3 km
  • Tempo gasto: 9 hrs 23 min
  • Horário do carimbo: 9 hr e 12 min
  • Velocidade média:  22.4 km/h
  • Temperatura:  22ºc

Quarto Trecho

Trajeto: Balneário Açores a Canasvieiras (norte da ilha)

Este foi um dos trechos mais difíceis, principalmente pelo calor, um vento contrário forte e várias subidas íngremes. Alguns participantes não conseguiram terminá-lo e acabaram desistindo.

Saímos pedalando em direção ao norte da ilha e, de cara, o vento nordeste apareceu, fazendo diminuir bem a nossa média. Além do maior esforço, para se pedalar contra o vento, o sol forte também começou a castigar.

Para amenizar um pouco, paramos no Campeche e tiramos os agasalhos. Meu amigo chegou a trocar toda a roupa. Voltamos a pedalar e passamos pelos morros da Praia Mole e pela alucinante descida do Mirante da Mole para a Barra da Lagoa. Deste ponto até os Ingleses, pegamos um trecho plano, mas com muito vento contra. Nosso rendimento diminui mais um pouco, mas continuamos progredindo.

Nos Ingleses nós paramos numa mercearia e fizemos um rápido lanche. Continuamos a pedalada e encaramos o Morro dos Ingleses, onde acabei subindo num ritmo melhor e deixei meu colega uma pouco para trás, chegando ao PC-4 à uma da tarde (meu amigo chegou uns 2 min depois).

PC-4
O cansaço era extremo, mas a euforia era maior: faltavam apenas 37 km, sendo boa parte deles com ajuda do vento, que agora seria a favor. Nos hidratamos, alimentamos e fizemos alongamento, um pouco antes de partir para o trecho final.
  • Distância Percorrida: 267.8 km
  • Tempo gasto: 12 hrs 22 min
  • Horário do carimbo: 13 hrs
  • Velocidade média:  21.8 km/h
  • Temperatura:  27ºc

Trecho Final

TrajetoCanasvieiras a Trindade.

Animados com a proximidade de finalizarmos o Audax 300K, partimos inicialmente para Canasvieiras e, em seguida, com vento a favor, para a Vargem Grande, entrando na SC-401 e seguindo para Jurerê.

Pneu rasgado
Um pouco antes do trevo para Jurerê, faltando cerca de 25 km para terminar, um estouro e instantaneamente o meu pneu traseiro e a câmara esvaziaram. Paramos e constatei que o pior tinha acontecido: ambos, pneu e câmara, tinham rasgado. Conversei com meu amigo e disse para ele continuar, pois não sabia se eu conseguiria consertar o pneu, para tentar terminar a prova. Mesmo tendo mais uma câmara reserva, ele deixou uma câmara reserva dele e foi embora.

Quatro opções passavam pela minha cabeça:
  1. desistir  e chamar "o resgate" (a mais fácil, principalmente por já ter pedalado mais de 300 km, considerando os 27 km iniciais;
  2. fazer um remendo a frio no pneu (usando pedaços da câmara rasgada e o kit para remendo de câmara) ou
  3. encher o pneu de grama, para tentar chegar ao fim. 
  4. Poderia tentar ir andando, mas a distância era muito longa e ainda tinha o cansaço e o forte sol. 
Pneu após remendo (opção 2)
Acabei optando pela segunda, e, felizmente, ela foi bem eficiente! Recomecei a pedalara, num ritmo bem leve, tentando evitar que, em caso de novo estouro de pneu, eu viesse a me machucar. Indo para Jurerê vi meu amigo já retornando de lá. Ficava imaginando que, a qualquer momento, o pneu e câmara estourariam novamente. Mesmo assim fui progredindo e me aproximando do final.

Ao chegar no bairro João Paulo, já tinha certeza que eu terminaria a prova, nem que fosse empurrando a bike, pois faltavam apenas cerca de 6 km. Fui com bastante cuidado e, pouco depois, conseguia, na raça, finalizar o Audax 300K!

Momento da chegada
Vibrei bastante com mais esta conquista! Vário bikers por ali, incluindo meu amigo e parceiro de Audax. Contactei minha esposa, que me buscaria, e fui comprar um novo pneu, pois o Milton, dono da Della Bikes, havia autorizado me venderem.

Pórtico de Chegada
Foi muito legal ver a cara de outros guerreiros completando a prova! Para mim, foi uma das minhas maiores conquistas até hoje! Parabéns a todos os Audaxiosos que conquistaram esta difícil competição!

  • Distância Percorrida: 304.4 km
  • Tempo gasto: 14 hrs 05 min
  • Horário do carimbo: 15 hrs e 39 min
  • Velocidade média:  21.7 km/h
  • Temperatura:  23ºc
Clique aqui para ver mais fotos!

Carimbos recebidos nos PCs e na Chegada

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Audax Floripa 300K - Na Raça, uma nova Conquista

Pré-Audax

Guerreira preparada para o Audax
Diferente das outras provas de Audax que participei, desta vez eu relaxei na preparação: dei uma geral na bike Guerreira no sábado pela manhã e concluí a preparação dos acessórios e dos alimentos que levaria na parte da noite, saindo logo em seguida, por volta de 20:50, quando "inciei" meu Audax, pedalando dos Ingleses para o local da largada oficial na Trindade.

Pouco antes da largada
Para minha sorte, não havia vento contrário e a noite estava bem agradável para se pedalar.

Até uma lua minguante amarela apareceu para presenciar meu pedal. Gastei 1 hr, sem forçar, para completar os 26.5 até o ponto de partida do Audax. Encontrei vários bikers conhecidos e também o meu amigo que seria meu companheiro de aventura: 160 km pela BR-101 à noite e de madrugada e mais 140 km pela ilha, durante o dia.


Todos estávamos animados e prontos para o 1o. Audax Floripa 300K!
  • Distância pedalada : 26.6 km 
  • Tempo gasto: 1 hr

Primeiro Trecho

Trajeto: Trindade, Florianópolis até Balneário Camboriú-SC

Às 22 hrs uma turma de "malucos felizes" partiram em direção à Balneário Camboriú. No início, um pelotão grande, mas, após a passagem pela passarela da ponte, vários grupos foram se formando. Eu e meu amigo decidimos ir num ritmo bom, em torno de 22 km/h. A pedalada pela BR-101 à noite, que para mim era inédita, foi mais tranquila do que imaginava. Tirando algumas situações, quando caminhões passaram próximos e outras buzinando, o restante foi muito bom.

Neste trecho paramos umas duas vezes para "tirarmos água do joelho" e outras duas para arrumar a lanterna traseira da bike do meu colega. Com o passar do tempo, a temperatura foi esfriando, mas o corpo aquecido em função da pedalada não nos deixava sentir muito frio. O céu exibia sua incontáveis estrelas, milhões delas escondidas pelas luzes da cidade, mas visíveis nos trechos mais escuros da estrada.

Dupla no PC-1
Pedalávamos num bom ritmo, ultrapassando alguns, sendo ultrapassado por outros, passando por cidades (inclusive por uma Rave que estava animada) e nos aproximando do PC-1. Faltando cerca de 5 km, vimos um grupo de quase 10 ciclistas já retornando do PC-1. Neste grupo se encontrava meu colega biker que costuma treinar comigo.

Bikers no PC-1
Por volta de 2 da madrugada, chegamos ao PC-1 que ficava num posto à beira da BR-101. Vários bikers já estavam por lá, animados com a conquista deste primeiro trecho, distante mais de 80 km. A noite já estava bem fria, com o termômetro marcando 12ºc.
  • Distância Percorrida: 87.7 km
  • Tempo gasto: 3 hrs e 51 min
  • Horário do carimbo: 2 hrs e 4 min
  • Velocidade média:   (22.8)
  • Temperatura:  12ºc


Segundo Trecho

Trajeto: Balneário Camboriú-SC a São José-SC

Após nos alimentarmos e descansarmos um pouco, iniciamos a pedalada em direção à São José, novamente pela BR-101, sentindo muito frio. Como o corpo esfriou com a parada no PC e a temperatura também estava bem fria, demoramos um pouco a esquentar. Na verdade, a forte subida do Morro do Boi nos ajudou bastante a esquentar :)

Num determinado trecho fomos obrigados a pedalar pela pista de rolamento, pois havia duas viaturas da Polícia Rodoviária, uma Ambulância do Samu, uma moto caída, cerca de cinco automóveis e várias pessoas ocupando o acostamento, num provável acidente.

Pouco depois, por volta das 3:30 da manhã, passamos pelo viaduto para Porto Belo, onde a Rave acontecia. Desta vez, além de ouvirmos, pudemos vê-la e constatar que a mesma estava bombando! Vários carros parados, lazer azul, fogueira e pelo menos uns dois "homens cueca" (naquele frio estavam trajando apenas sunga) agitando a galera. Tem louco para tudo, inclusive para pedalar à noite pelo acostamento da BR-101 ! :)

Alguns quilômetros depois paramos no prédio da administradora (Auto Litoral) da estrada. Banheiro, reabastecimento de água, café longo e uma foto, tirada pelo funcionário que ali se encontrava, para registro da empresa. Foi uma ótima e estratégica parada!

Já era quase quatro da manhã, quando recomeçamos a pedalada. Passamos por vários trechos de neblina forte e a vontade de dormir começou a aparecer. Para mim, esta parte do Audax foi a mais difícil. Meu ritmo caiu bastante, mas meu amigo conseguiu manter uma boa velocidade e eu fui, com muito custo, acompanhando-o. Aos poucos fomos nos aproximando do PC-2 e, por volta das 6:20, chegamos nele.

Alguns bikers estavam por lá e todos reclamavam do frio e se questionavam sobre trocar uma cama macia e quentinha, por uma madrugada gélida e pedalando! :) Caprichamos na alimentação e descansamos um pouco, enquanto o dia clareava.
  • Distância Percorrida: 166.3 km
  • Tempo gasto: 7 hrs 25 min
  • Horário do carimbo: 6 hrs e 22 min
  • Velocidade média:  (22.5)
  • Temperatura:  11ºc
Continua...

sábado, 23 de junho de 2012

Pedalando para o Trabalho - Outra semana curta

Descanso da prova de domingo, chuva e resguardo para o Audax Floripa 300K. Estes foram os motivos de mais uma semana curta.

Na ida de terça feira, estava num bom ritmo quando ultrapassei um biker e começamos a conversar. Ele mora na Vargem Grande (norte da ilha) e vai pedalando para o Estreito (continente) diariamente. Como trabalha reformando apartamentos, o itinerário muda de vez em quando, mas o meio de transporte dele permanece o mesmo: bicicleta! :) Passei algumas dicas para ele, pois tem apenas 3 meses que ele está pedalando. Perto do viaduto do João Paulo, nos despedimos e nos separamos. Mesmo sem forçar muito, cheguei à empresa com menos de uma hora de pedal. O retorno foi tranquilo e num ótimo ritmo, mesmo com a presença de uma garoa durante boa parte do trajeto.

Na quinta feira, tanto a pedalada de ida como a de volta foram semelhantes: dia frio e sem problemas.

Pedalei, pouco!

quarta-feira, 20 de junho de 2012

2a. Fuga de São Pedro de Alcântara


Repetindo a rotina de duas semanas atrás, finalizei na noite de sábado a preparação da bike Ventania e fui fazer um registro da mesma, antes de colocá-la no carro. Desta vez ela ficou quase nova, após uma ótima revisão feita pela Central Bike.

Cheguei pouco após às 8 da manhã no local da saída da prova. Vários carros já estavam por lá, mas faltava muito ciclista ainda por chegar. Após alongar, peguei a bike e fui girar um pouco, pois o clima frio e um pouco chuvoso, convidava a não ficar parado.

Amigos do Grupo Pedal Continente
Fui encontrando vários amigos: cumprimentando alguns, proseando com outros, tirando fotos e conversando sobre o percurso as expectativas, as condições do terreno e a estratégia.

Faltando uns 15 min, fui me posicionar para a largada. Aos poucos todos foram procurando bons lugares. Uns entraram na minha frente, fazendo com que ficasse na segunda fileira.

Às 9:15 fizemos a largada neutralizada, onde um carro e uma moto ditavam o ritmo. Demos a volta no quarteirão e passamos em frente da Igreja novamente, rumando para a estrada (onde consegui liderar a competição por mais um minuto! :), Praça de São Pedro de Alcântara, estrada em direção à Angelina, onde alguns bikers caíram (quase me derrubando junto) e, pouco depois, ao sairmos do asfalto, a largada de fato!

Liderando a prova Fuga de SPA
Logo de início uma subida para separar os melhores dos bons e dos participantes: quase 2km com alguns trechos íngremes. Perdi contato com os líderes, mas passei vários bikers, estando, pelo menos, entre os vinte primeiros no final da subida. E minha corrida foi bem semelhante a este primeiro trecho: pedalava forte nas subidas, inclusive ultrapassando vários ciclistas e descia mais moderado, tomando muito cuidado principalmente nos trechos onde havia placa indicando curva/descida perigosa. Nas descidas, eu acabava ficando um pouco para trás.

Trechos escorregadios e curvas
perigosas acabaram derrubando
alguns ciclistas
Após o subidão e descidão iniciais, formei um grupo com dois outros ciclistas, onde revezávamos a liderança do mesmo, para podermos manter um bom ritmo, sem cansar muito. Mantivemos este grupo até começarmos uma série de subidas, onde acabei deixando-os para trás. Entretanto, numa subida bem íngreme e não muito longa, ao tentar usar a coroa pequena, a corrente travou. Destravei-a e voltei a pedalar, mas novamente ela travou. Outra parada para destravar e voltar a pedalar. Os companheiros que eu tinha deixado para trás me ultrapassaram, pois a corrente travou pela terceira vez. Saí empurrando a bike e correndo morro acima, até que consegui mudar para a coroa do meio. Infelizmente a corrente travou mais uma vez, quando tentei usar a coroa pequena e perdi mais tempo e várias posições. Daí em diante, faltavam cerca de 25 km, decidi somente usar as coroas média e grande.

A nova estratégia deu certo e fui recuperando terreno. Na subida da Usina, que é bem longa (mais de 2,5 km) e forte na parte final, consegui ultrapassar um dos dois companheiros do grupo inicial. No final do subidão, me aproximei do outro.

Após uma descida muito boa, chegamos ao asfalto e pedalei forte, ultrapassando o outro biker, que veio no vácuo. Quando faltava uns 4 km, um staff avisou-nos que deveríamos virar à direita: mudaram o percurso, incluindo um trecho com duas subidas bem fortes, um trecho de grama e outro que parecia ser uma estrada para cavalos/bois. Aproveitei as subidas para me distanciar do meu perseguidor e ultrapassar vários bikers (uns 5 pelo menos).

Finalizando a prova
Voltando para o asfalto, nos 500 m finais, ultrapassei mais um ciclista e pouco depois, com uma ótima sensação de vitória, cruzei a linha de chegada!

Enquanto o resultado não saía, fiquei conversando com vários amigos enquanto comia frutas e via outros competidores chegando. Minha expectativa era de uma quarta ou quinta posição. Infelizmente, ao sair o resultado, a mesma não se confirmou: 6a. posição, de acordo com a listagem de ordem de chegada por categoria.

Decepcionado com o resultado, fui guardar a bike no carro e me preparar para ir embora. Estava prestes a sair, quando resolvi voltar e dar uma última olhada na listagem. Passei em frente aos troféus e fiquei chateado por não conseguir levar um deles para casa (somente até o 5o. lugar receberia). Ao verificar a lista uma surpresa: o competidor que estava na primeira posição era um estreante, tendo pedalado apenas 26 km e, portanto, não fazia parte da nossa categoria. Sendo assim, todos subiram uma posição e minha colocação final foi o 5o. lugar, com direito a pódio e troféu! Abri um grande sorriso e curti bastante este momento!

No pódio, a satisfação de ter ganhado mais um troféu, de ter feito uma ótima prova e ter deixado para trás fortes concorrentes estavam estampadas no meu rosto! :)

A galeria de troféus ficou mais bonita com a presença  destes dois novos integrantes!

Pedalei e Fugi! :)


Troféu e Medalha,
os novos integrantes
Informações do Ciclocomputador

  • Tempo pedalado: 1:52:01
  • Distância Total: 44.75 km
  • Velocidade Média: 23.97 km/h
  • Velocidade Máxima: 61.2 km


Clique aqui para ver todas as fotos!

sábado, 16 de junho de 2012

Pedalando para o Trabalho - Elogio e Semana Curta

Outra semana curta, com apenas dois dias de pedalada para o serviço, em função de revisão da bike Ventania e também da prova que acontecerá no domingo.

O clima na segunda estava muito bom e fui pedalando num ritmo forte. Próximo ao TICAN, uma ótima surpresa: o condutor do BRT (Bus Rapid Transit) 1511 me aguardou passar, antes de entrar na via e, logo em seguida, diminuiu um pouco a velocidade, ligou o pisca alerta e me esperou passar pelo viaduto sobre a SC-401. Agradeci a ele e depois enviei mensagem de elogio sobre o mesmo para a Empresa Canasvieiras. Com uma média superior a 30 km/h, cheguei ao trabalho após pedalar por 55 min. No retorno, vinha pedalando num ritmo forte, quando, mais uma vez, o pneu traseiro furou, me obrigando a parar no final do Morro dos Ingleses. Cheguei a usar a bomba de ar algumas vezes, mas esvaziava mais rápido quando eu subia na bike. Mesmo empurrando-a, o pneu também esvaziava. Empurrei a bike por cerca de uns 500 m, até chegar em casa.

Na terça eu fui pedalando com a bike Ventania. O dia estava bom e resolvi alterar meu trajeto, passando por um novo percurso: ao invés de seguir pelo Morro dos Ingleses e passando pelo bairro Vargem Grande, antes do final do morro eu virei em direção ao bairro Cachoeira do Bom Jesus, para aumentar a distância de pedalada (aumentou cerca de 3 km) e treinar subida. Mesmo assim eu conseguir chegar à empresa com média superior à 30 km/h.  O "retorno" na verdade foi a ida para a loja/oficina Central Bike, no Kobrasol em São José, onde deixei a bike para uma revisão. Levei 38 min para percorrer 17 km, sob um forte sol, mas que não atrapalhou a pedalada. Somente o trânsito, devido a alguns trechos congestionados, me incomodou um pouco, mesmo assim, cheguei à loja sem maiores problemas.

Pedalei!


sexta-feira, 8 de junho de 2012

Treino Oficial - 2a. Fuga de São Pedro de Alcântara - Copa MTB

Bike Ventania já em SPA
Saí pedalando, com a bike Ventania, às 6:30, num dia extremamente frio, em direção à São Pedro de Alcântara (SPA). Após 15 km, uma parada para resolver dois problemas: a torneirinha do camel-back estava pingando e o pneu traseiro semi vazio. Problemas resolvidos, segui pedalando, com um vento contrário bem forte por mais uns cinco km.

Bikers aguardando em SPA
Após passar atravessar para o continente e chegar à Via Expressa, uma parada para "tirar água do joelho" e, logo em seguida, outra para encontrar, no trevo para Forquilhinhas, meu colega de pedalada. Tivemos que manter um ritmo forte para conseguirmos chegar no local da saída do treino no horário combinado (ou pelo menos perto dele). Na descida após o Portal de São Pedro de Alcântara, encontramos dois bikers que também se dirigiam para lá. Pouco depois eles desviaram por uma estrada de terra, enquanto nós continuamos pelo asfalto.

Bikers aguardando em SPA
Ao chegarmos à pracinha de São Pedro de Alcântara, entendemos o motivo daqueles bikers terem desviado. Diferente do que pensávamos, a largada não era ali na pracinha, mesmo tendo muitos ciclistas por la, que também erraram.

Procissão em SPA
De qualquer forma, o pelotão passaria por lá, pois fazia parte do percurso. Ainda vimos uma procissão de Corpus Christ enquanto os esperávamos.

Reagrupando no topo
Por volta de 9:50, um pelotão com quase uma centena de atletas chegou e nos juntamos a eles. Um trecho de paralelepípedos, seguido de asfalto e desviamos para o trecho de estrada de chão: uma subida bem extensa logo de cara. Reagrupamos no topo da mesma, quando a turma do percurso Pró saiu primeiro. Uma descida bem forte e iniciamos por uma parte plana. Após virarmos à direita para seguirmos pelo percurso pró, eu e meu colega tivemos que acelerar para buscarmos o pelotão (uns 40 ciclistas).

Vista do topo
Não demorou muito e nos juntamos a eles. Entretanto, meu amigo não estava conseguindo acompanhar o ritmo da turma, principalmente nas subidas e, nas descidas, sendo mais prudente, com receio de cair. Ficamos para trás e decidimos ir num ritmo mais tranquilo.

Curtindo o Treino Oficial
Uma parada numa mercearia para um rápido lanche e um pouco de descanso decidimos ir direto pelo asfalto, ao invés de pedalar pela subida da represa que fazia parte do percurso da prova e onde retornaríamos para São Pedro de Alcântara.

Durante o Treino Oficial
Foto Luiz Peixoto - TrilhasBR
Cerca de 5 km depois, chegávamos à cidade de Antônio Carlos, onde passamos em direção à Biguaçu. Havia um vento contrário muito forte e frio. Mesmo com o sol à pino, o frio superava o calor. Chegamos à BR-101 e o vento contrário piorou. Saindo de Biguaçu e entrando em São José, resolvi mudar meu percurso, para evitar o forte e gelado vento sul. Eu e meu amigo nos despedimos. Enquanto ele iria para a Palhoça, eu fui por dentro de São José, com destino aos Ingleses.

O vento forte e o cansaço me fizeram pedalar num ritmo mais tranquilo.

Após quase 7 horas de pedal (sem contar as paradas) e cerca de 160 km pedalados numa média de 22.1 km/h, cheguei em casa sem qualquer tipo de problema, além do cansaço, num ótimo e gélido dia para se pedalar!

Foi uma mistura de treino para a Fuga de São Pedro de Alcântara em conjunto com o treino para o Audax 300K, pedalando por vários municípios da Grande Floripa!

Pedalei!

Tempo (h:mm)
Km
Média (km/h)
Referência
2:35 
63.9
24.75 
Ida até São Pedro de Alcântara
4:19
2:35 
22.15 Treino Oficial e Retorno

Clique aqui para ver o mapa do percurso (exibido pelo biker Edemar)

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Pedalando para o Trabalho - Pedalada Solitária

Como segunda amanheceu chuvosa e fria, quarta feira tive que prestar depoimento na delegacia sobre a tapetada e quinta e sexta feira seria feriado, sobrou-me somente a terça feira para pedalar.

A previsão se confirmou: dia muito frio e úmido. Mesmo assim, encarei a pedalada, após preparar as roupas de frio e reativar o Biker Ninja, usando minha máscara que protege quase todo o rosto e a cabeça do frio.

Acabei saindo um pouco tarde e batendo queixo :) Lá pela metade do caminho, encontrei meu colega de pedalada e fomos num bom ritmo, chegando com pouco mais de uma hora à empresa.

O retorno foi com clima frio e úmido e já escuro. Vinha num ritmo forte: além de esquentar mais, me permitiria chegar mais cedo, ficando menos tempo exposto ao clima ruim. Faltando quase 3 km para chegar em casa, no início da subida do Morro dos Ingleses, uma triste constatação: pneu traseiro furado. Tentei enchê-lo para ver se conseguia chegar em casa, mas não foi possível. Tive que trocar a câmara, onde encontrei dois fiapos de arame responsáveis pelos furos. Depois de 20 min, consertado o problema, percebi que o freio ficou travando um pouco a roda. Mesmo assim, decidi terminar a pedalada deste jeito, chegando após uns 10 min. em casa, finalizando a semana!

Pedalei, um dia só! :)


domingo, 3 de junho de 2012

2o. MTB Marathon Marcio May Pedra Branca

No sábado deixei a bike Ventania preparada e com novos pneus (PYTHON LOISIR KEVLAR 26X2.00).


Domingo cheguei cedo ao Show Room do Empreendimento Pedra Branca para pegar meu kit, preparar a bike, fazer alongamento e aquecer. Ainda chovia pouco, diferente da forte chuva que caiu durante a madrugada.


Aos poucos os competidores foram chegando e o local ficou animado. Encontrei vários amigos, conversei um pouco e fui girar.


Foto Elyandro Modro
Quando já estávamos posicionados para a largada (a categoria PRÓ à frente da categoria SPORT), um sol bem forte apareceu para assistir a competição. 


A largada que seria "neutralizada" até a saída do condomínio já foi forte desde o início. A galera da frente tentava acompanhar o motoqueiro batedor, mas estava difícil. Logo de cara encontramos a "turma do fundão" da categoria Pro, quando ficou tudo embolado!


Largada neutralizada
Foto Elyandro Modro
Pedalava forte, conseguindo acompanhar os primeiros e ultrapassando muitos bikers. Ao chegarmos à subida do Pagará, o engarrafamento era extenso! :) Fui ganhando posições e cheguei a ser atrapalhado, quando um competidor tombou à minha frente, me obrigando a parar e recomeçar a subir. Já perto do final, minha corrente saiu  e perdi várias posições tento que recolocá-la. Voltei a pedalar forte e passei mais alguns.


Após a forte subida do Morro do Pagará, veio a parte de descidas e não fui tão bem, perdendo algumas posições. Acompanhava de perto um grupo que pedalava rápido e estava entre os primeiros, quando vi um biker caindo e mais dois que não conseguiram desviar. Por pouco não sobrou para mim.


Ao passarmos pela Colônia Santana, estava junto com mais cinco ciclistas e a média de velocidade era bem alta. Quando chegamos nas últimas subidas mais fortes, engatei "uma quinta" e fui ultrapassando vários competidores. Na descida seguinte, um momento tenso: passei por um trecho com vários buracos e poças de lama, tendo que me esforçar para não perder o controle e agradecer pela bike não ter furado pneu.


Ainda tinha alguns competidores à frente e resolvi acelerar o ritmo para ultrapassá-los. Não foi fácil, mas consegui passar por eles já quase na entrada do condomínio que este ano foi diferente da entrada do ano passado, tendo uma curva de 180 graus que era uma subida bem forte e 1 km à mais para se pedalar.


Foto: Elyandro Modro
Dentro do condomínio, fui cuidando para que nenhum biker conseguisse me ultrapassar, para poder entrar na parte final, uma ciclovia/passeio, onde somente há espaço para um competidor passar. Antes da curva final, um ciclista que estava muito próximo, ainda tentou me ultrapassar, mas não havia tempo e nem espaço para isso: cheguei 34 centésimos à frente dele!


Expectativa e ansiedade para saber a classificação, que desta vez não foi informada imediatamente. Fui encontrando outros que também haviam chegado e comentávamos sobre a prova.


Depois de um bom tempo, uma vibração mais forte, seguida de gritos e verifiquei que os resultados estavam sendo divulgados num telão.


Corri para lá e, por coincidência, os resultados da minha categoria estavam sendo exibidos:




Abri um dos meus maiores sorrisos e saí curtindo aquele momento. Primeiro lugar e somente 12 segundos à frente do segundo e 7o. no Geral da Categoria Sport.


Não foi fácil aguardar a premiação, mas foi recompensador receber o troféu no alto do pódio, na primeira colocação e ainda ganhar de brinde uma bomba de ar bem irada!


Logo depois, retornei para casa, onde "bati" um delicioso pratão de lasanha!


Pedalei, Competi e Venci! :)



sábado, 2 de junho de 2012

Pedalando para o Trabalho - Recorde e Greve

Esta semana pedalei somente 4 dias para o trabalho, visando guardar energias para a prova de domingo. Outro fato marcante foi a greve dos motoristas de ônibus que durou 3 dias.

Por do Sol no Bairro João Paulo
Para começar a semana, já com a greve dos motoristas acontecendo na segunda feira, fui com a bike Ventania pelo trajeto longo (Rio Vermelho/Morro da Lagoa) e conseguir marcar meu melhor tempo deste ano e o segundo melhor que já registrei indo para o trabalho por este percurso: 1:11:28 com média de 26.25 km/h. Antes do retorno eu passei no Instituto Geral de Perícias (IGP) para fazer o exame de corpo e delito, em virtude da tapetada recebida no dia anterior. Após o exame, comecei pedalando num ritmo forte e consegui chegar com menos de uma hora de pedal em casa. Fiz uns registros do lindo por do sol, ao passar pelo bairro João Paulo.

Nascer do Sol nos Ingleses
Na terça feira, ainda com a bike Ventania, pedalava num ritmo forte, quando encontrei meu colega de pedal. Continuamos num ótimo ritmo, chegando à empresa com uma média de 29 km/h. O retorno foi com adrenalina pelo trajeto longo. Já estava escuro, quando cheguei à descida alucinante, do mirante da Praia Mole para a Barra da Lagoa. Descia numa boa velocidade, quando cheguei à curva no final da descida e constatei que o asfalto tinha sido retirado e havia terra no lugar. Não foi fácil, mas consegui controlar a bike. O resto do percurso foi tranquilo, pedalado num bom ritmo.

Congestionamento por causa da greve
Fiz uns registros do lindo nascer do sol na quarta feira e também dos congestionamentos provocados pela greve. Novamente fui pedalando num ótimo ritmo, chegando com menos de uma hora de pedalada à empresa. O retorno foi especial: mesmo após o futebol, usando a bike Guerreira e já escuro, fiz uma média de 30 km/h! Claro que um vento amigo ajudou bastante. :)

Motoristas em greve
Para compensar o vento amigo do dia anterior, um vento contrário me atrasou bastante na ida de quinta feira, quando acabei pedalando num ritmo bem tranquilo e com bastante frio, principalmente no início. Mesmo a greve tendo terminada no dia anterior, observei umas 5 viaturas policiais, em diferentes pontos da SC-401, num intervalo de uns 5km. Voltei em ritmo de passeio, com frio e me já me resguardando.

Pedalei!