segunda-feira, 28 de maio de 2012

IronMan Florianópolis Brasil 2012

Saí um pouco depois do horário planejado e, por isso, fui pedalando forte, para chegar à tempo de ver a largada do IronMan que é sempre pontual.

Estava num ótimo ritmo, quando, numa subida, fui agredido covardemente, com uma TAPETADA (usando um dos tapetes do carro enrolado como se fosse um porrete) nas meio das costas, pelo carona de um carro de cor prata com a placa MFJ-4206. Tinha uns 4 ou 5 imbecis neste carro que ficaram rindo do ocorrido enquanto o motorista acelerava. A dor não foi  mais forte do que o sentimento de indignação que eu senti. Ainda consegui vê-los novamente, quando já estava em Jurerê Tradicional e eles ficaram, de longe, rindo enquanto se dirigiam para a direção oposta ao local da largada. Até tentei segui-los, mas sem sucesso.

Já em Jurerê Internacional, denunciei o fato à uma viatura da Guarda Municipal. Pouco depois cheguei ao trapiche de onde aguardei o nascer do sol e, logo em seguida, a largada do IronMan Brasil 2012.

Até o Sol compareceu à largada
Largada IronMan Brasil Florianópolis 2012

Terminada a largada, me dirigi para a área de transição, onde os atletas, após nadarem 3.800 metros, pegavam suas bikes para a pedalada de 180 km.

Primeiro colocado a sair para a pedalada
IronMan 2012 Transição 1

Após presenciar as transições dos primeiros colocados, fui ver a galera já iniciando o pedal. Depois de um tempo, aproveitei para pedalar uns 200 metros junto com alguns tri-atletas. :)

Iniciei o retorno para casa, mas decidi fazer um Boletim de Ocorrência na delegacia existente em Canasvieiras. Após obter o B.O., resolvi pedalar um pouco na SC-401, quando vi que uma pista de cada lado da estrada estava reservada para os atletas. Fiquei tão empolgado que decidi ir até o IGP (Instituto Geral de Perícias) no Itacorubi, para tentar fazer o exame de corpo de delito.

Foi excelente pedalar pela pista da SC-401 com uma sensação de total segurança! Após o trevo de Jurerê, comecei a encontrar alguns competidores. Aos poucos fui passando vários. Estava curtindo bastante. Ao chegar ao IGP, a constatação de algo que eu já imaginava: estava fechada a área onde eu deveria ir. Somente fica aberta de segunda à sexta.

Voltei para a SC-401 e, desta vez, encontrei mais competidores, estes com níveis mais fortes. Conseguia acompanhá-los no plano, ficando no vácuo de algum biker, e os ultrapassava nas subidas, deixando-os bem para trás. Já nas descidas eles "voavam" e me ultrapassavam! O tempo todo tomei cuidado para não atrapalhar qualquer um deles e, felizmente, consegui.

Foi uma das melhores pedaladas que já fiz na SC-401, numa média entre 37 e 43 km/h, nos trechos planos, entre fortes competidores que pedalavam verdadeiras máquinas de velocidade!

No trevo para a SC-403 eu saí da SC-401 e diminuí bem meu ritmo, mesmo continuando com uma boa velocidade, chegando pouco depois em casa.

Apesar da tapetada, foi uma excelente pedalada e curti muito!

Pedalei, Sofri & Voei!






sexta-feira, 25 de maio de 2012

Pedalando para o Trabalho - Nevoeiros e Novos Percursos

Nesta semana pedalei somente 4 dias, em função da sexta-feira extremamente chuvosa. Para compensar, em dois dias pedalei por percursos diferentes, aumentando a distância pedalada e também usei a bike em dois dias, no horário do almoço, para compromissos bancários no centro da cidade.

Alto do Morro dos Ingleses
A segunda-feira começou com muita neblina no início, meio e fim do percurso: além de diminuir a visibilidade, os trechos ficavam extremante frios. Mesmo com a neblina, consegui pedalar num ritmo bem forte, chegando em menos de uma hora à empresa. Durante o almoço, para resolver alguns problemas bancários, usei a bike para ir até a agência e pedalei cerca de 22 km. No retorno decidi pedalar por um novo caminho e desviei para Jurerê Nacional, passando pela região de Canasjurê, Canasvieiras e chegando aos Ingleses, após 33.5 km pedalados.

Mais neblina, na quarta feira, na pedalada de ida para a empresa, só que bem menos. Fui num bom ritmo de pedalada, chegando com um pouco mais de uma hora à empresa. O percurso de retorno foi em dupla, diferente e bem mais extenso: Morro da Lagoa, Rio Vermelho, Costão Golf, Ingleses, Vargem Grande/TICAN e Ingleses. Para mim, cerca de 44.5 km e para meu amigo uns 49 km. Destaque para a fortíssima descida do Mirante da Praia Mole para a Barra da Lagoa feita mais da metade num breu total! Pura adrenalina que acabou num tombo: minha garrafinha de água 'pulou' do suporte e desceu, sozinha, a parte final que tinha iluminação.:)

Quando achei que iria pedalar num ritmo mais tranquilo na pedalada de ida na quarta-feira, reencontrei meu companheiro de pedal e pedalamos num ritmo bem forte. Novamente fui à agência bancária, no horário de almoço, pedalando 22 km. A volta foi após um desgastante futebol, onde vim pedalando num ritmo mais tranquilo, conseguindo chegar em casa sem problemas, apesar do grande cansaço.

As pedaladas fortes e as pedaladas extensas somadas aos pedais no horário de almoço, me fizeram diminuir o ritmo na quinta feira, onde fiz o pedal de ida e o de retorno num bom ritmo, sem fatos marcantes.

Pedalei 4 dias que valeram por 5 ! :)

sábado, 19 de maio de 2012

Pedalando para o Trabalho - Fechadas, Frio, Chuvas, Adrenalina e Garota

Semana bem agitada e fria esta! Foram vários fatos dignos de registro durante a pedalada! :)

A segunda começou com frio, 2 fechadas e uma quase raspada! A primeira fechada foi durante a ida, no bairro João Paulo, quando um carro, para deixar um pequeno caminhão passar, fechou o espaço que existia entre ele e o meio fio, sem necessidade, no momento que eu estava prestes a passar por ele. Ainda bem que o freio funcionou muito bem! :) A segunda fechada foi no retorno, quando vinha pelo trajeto longo e pedalava pelo Centrinho da Lagoa. Um ônibus, vindo de uma rua lateral, me obrigou a praticamente parar, após cruzar minha frente para entrar na pista que eu estava. Já no Rio Vermelho, ao me ultrapassar, outro ônibus quase esbarrou em mim, desrespeitando totalmente a lei da distância lateral mínima de 1,5 metros ao ultrapassar um ciclista!

Na ida de terça feira, num trecho de uma boa descida, resolvi aproveitar o vácuo de um caminhão betoneira e consegui atingir cerca de 66 km/h durante a reta! Não por muito tempo, mas foi emocionante! Levei menos de uma hora de pedal para chegar à empresa. Já no retorno, a presença de uma chuva fraca e fria, durante os 9km iniciais me fez pedalar com mais cuidado.

Uma chuva bem no início e também no fim do percurso da ida de quarta feira me deixaram um pouco molhado. Ainda teve um fato inusitado perto do terminal de integração do Santo Antônio: uma garota(?), vestindo um agasalho com capuz e um micro short (mostrando as pernas e metade das 'polpas'), além de estar de salto alto, num dia bem frio, pedia carona de costas para a estrada! :) A volta foi no frio, já escuro e cansado após o futebol. Para me "ajudar", ainda teve a perseguição do cachorro preto num trecho escuro da SC-401.

Quinta feira foi um dia diferenciado. Meu objetivo era levar a bike Ventania para uma revisão. Desta forma, saí pedalando com ela, mesmo percebendo que estava prestes a chover. E a chuva apareceu logo após eu iniciar a descida do Morro dos Ingleses. Lá pelo km 5, acredito ter passado pela mesma garota(?) do dia anterior. Estava num trecho onde havia buracos no acostamento e a chuva era forte, mas fiquei com a impressão que era ela e inclusive vestindo a mesma roupa com o micro short! :) Um pouco antes da metade do percurso a chuva parou e logo depois meu colega biker apareceu. Pedalamos em dupla o restante do percurso.
Como não pude deixar a Ventania para a revisão e ela estava sem farol, tentei ir embora no horário, mas uma chuva, bem na hora de sair, não deixou. Tinha vários motivos para não voltar de bike:  frio, camisa de manga curta, bermuda e tênis molhados, chuva fina, pista molhada, escuridão, sem farol dianteiro e sem para-lamas. Mesmo assim, acabei voltando. Tentava aproveitar ao máximo as luzes de postes e dos carros, mas o pior era pedalar pelos trechos de completa escuridão. Felizmente, a volta foi tranquila e fui agraciado com a ausência de vento e muita adrenalina! :)

Alto do Morro dos Ingleses
Já a sexta-feira foi tranquila. Fiz um registro de um dos três pontos com nevoeiro pelos quais eu passei e pedalei num bom ritmo. Resolvi alterar um pouco o percurso da volta, para aumentar a distância e incluir um dos piores morros da ilha: Morro do Mirante do bairro Cachoeira do Bom Jesus. Voltei pedalando forte, chegando a ter uma média de quase 30 km/h, antes do morro. Cheguei em casa cansado, mas feliz pela ótima pedalada e por ter completado mais uma semana de pedal.

Pedalei!

Pedalada do Grupo Duas Rodas MTB Floripa pelo centro da cidade

sábado, 12 de maio de 2012

Pedalando para o Trabalho - Roda com problemas

Superlua - Foto: Joyce Feijó
A ida de segunda foi agitada. Iniciei o pedal na companhia de uma linda e enorme superlua cheia (devido ao perigeu). Após o Morro dos Ingleses (uns 2 km de extensão) e em frente ao Ilha Shopping, passei por fortes nevoeiros. Pedalava num bom ritmo, mas um estranho barulho vinha da minha bike. Após chegar à empresa, fui tentar localizá-lo e percebi que havia uma folga na roda traseira.

Antes do retorno, por recomendação de um amigo, passei numa bicicletaria e a constatação: era um problema sério e exigiria um tempo para a roda ser consertada e me ofereceram uma roda substituta para voltar pedalando: aceitei de bom grado e iniciei o retorno. Mesmo com um cassete de 8 velocidades ( sendo que  o meu passador de marchas tinha 7 posições), não tive dificuldades e a pedalada de volta foi tranquila.

Na terça feira fui pedalando junto com meu colega (eu à frente) e conseguimos manter um ritmo de competição: 30.8 km/h. Também tinha um pouco de nevoeiro no início, até os 10km. Antes do retorno fiz o resgate da roda. Estava num bom ritmo, quando fui obrigado acelerar: um cachorro preto, numa parte escura da SC-401, começou a me perseguir, latindo e próximo do meu calcanhar. Ao olhar para trás, não conseguia vê-lo, mas o latido estava muito próximo. Esta foi a quarta ou a quinta perseguição. Até hoje meu calcanhar está intacto, mas o dog corre muito! :)

No restante da semana, a partir de quarta, peguei muito vento durante as pedaladas e, infelizmente, pouco vento amigo. Na quinta feira retornei pelo trajeto longo, num ritmo bem tranquilo. Pedalei forte na ida de sexta feira, tendo uma média de 30 km/h. Finalizei a semana com uma pedalada em bom ritmo, com alguns pingos caindo, mas sem a chuva aparecer.

Pedalei!

Vídeo com muito MTB, chuva, lama, pedras e disposição:
Programa Casca Grossa - 2o. dia do Iron Biker 2011

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Pedalando para o Trabalho - Semana curta

Os dois dias de feriadão e um compromisso na sexta me fizeram reduzir o número de pedaladas para o trabalho nesta semana, quando pedalei somente na quarta e na quinta feira.

A ida neste dois dias foi bem semelhante: vento contrário forte no início e temperatura bem amena. As voltas também foram parecidas em dois aspectos: cansaço e frio. Mas a quinta-feira o retorno foi com emoção!

Policiais Militares ciclistas
Na ida de quinta, um fato me chamou a atenção: quatro policiais militares (provavelmente rodoviários; sendo 1 mulher e 3 homens) estavam pedalando escoltados por uma viatura policial. Ótima iniciativa para que eles possam ajudar aos outros policiais a respeitarem mais os ciclistas. Agora, se tirarem a viatura que faz a escolta, terão a real sensação de insegurança que nós ciclistas sentimos ao pedalar pela SC-401 e, quem sabe, ajudar a melhorar as condições para se pedalar nesta estrada.

Policiais Militares pedalando escoltados
No retorno da quinta, saí da empresa sob uma chuva (às vezes média e algumas outras fraca) que parou depois de uns 50 min de pedal. No início, cheguei a apostar "um pega" com um caminhão, na subida do Tecnópolis. Infelizmente ele "venceu", mas pelo menos ajudou a forçar um pouco meu ritmo. No resto do percurso foi num ritmo de passeio e consegui chegar são e salvo, mas bem  molhado e cheio de areia:), em casa.

Pedalei e molhei! :)

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Audax Floripa 200 km 2012 - Metade Final

Terceiro Trecho


Roteiro entre 100 e 150 km: Mirante da Praia Mole, Barra da Lagoa, Rio Vermelho, Ingleses, Costão do Santinho, Ingleses, Vargem Grande, Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, Lagoinha, Ponta das Canas, Cachoeira do Bom Jesus.


Barra da Lagoa
Foto: Leonardo Fronza
O quarteto saiu em direção à descida mais alucinante e fantástica, para mim, da Ilha: do Mirante da Praia Mole para a Barra da Lagoa. Desta vez havia vários carros na minha frente e acabei não descendo em alta velocidade. Sem problemas, pois curti bastante a descida e o vento no rosto! :)


Entre a Barra e o Rio Vermelho
Foto: Leonardo Fronza
O sol que já tinha aparecido de forma mais forte desde as 9 da manhã, continuava castigando. Pelo menos, entre a Barra da Lagoa e o Rio Vermelho, fomos agraciados em vários pontos com a sombra de pinheiros. Infelizmente, o resto deste trecho foi todo pedalado sob um sol castigante.


Travessão do Rio Vermelho
Foto: Leonardo Fronza
Depois da interminável reta do Travessão do Rio Vermelho, chegamos aos Ingleses e rumamos para o Santinho, onde pedalamos por uma subida não muito forte, mas bem extensa. 


Costão do Santinho
Foto: Leonardo Fronza
Como já de costume, paramos no Costão do Santinho, após passarmos pelo tapete de registro de presença. Água gelada, banheiro, pomada de arnica para as dores no joelho e um breve descanso, antes de prosseguirmos.


Passamos pelo bairro Ingleses e pouco depois chegamos à Canasvieiras e em seguida passamos pelo PC-3, onde só paramos após pedalarmos por Lagoinha e Ponta das Canas.


PC-3


  • Horário:14:20 hr
  • Tempo de Pedalada: 7 hrs e 04 min
  • Quilometragem: 156.8 km
  • Média: 22.3 km/



  • Grama da preguiça! :)
    O PC-3 não estava tão bom quanto o PC-2 e nem tão ruim quanto o PC-1. Algumas coisas já haviam acabado, como suco e doce de leite, mas, no geral, era um bom PC, tendo inclusive uma boa grama para se deitar e esticar a coluna! :)


    Nova transformação no grupo: mais dois saíram pedalando conosco rumo à linha de chegada. Viramos o Sexteto dos Bikers! :)


    Trecho Final


    Roteiro entre 150 e 200 km: Cachoeira do Bom Jesus, Canasvieiras, Vargem Pequena, Jurerê nacional e internacional, estrada Jurerê/Centro, Santo Antônio de Lisboa, Cacupé, João Paulo, SC-401, Trindade.


    Iniciamos a pedalada pelo trecho que mais exigiria de cada um, especialmente nos 15 quilômetros finais.

    Rumo a Jurerê
    Foto: Leonardo Fronza
    Conseguirmos manter um bom ritmo enquanto passávamos por Canasvieiras e Vargem Pequena rumo à SC-401, onde uma das duas garotas liderou nosso pelotão por um bom trecho. Após chegarmos ao ponto mais extremo em Jurerê Internacional, a animação aumentou, pois faltava apenas cerca de 30 km. 




    Santo Antônio
    Foto: Leonardo Fronza
    Antes de chegarmos à Santo Antônio, um dos bikers que havia entrado por último no grupo, por motivos de câimbra, acabou parando para poder se recuperar: viramos um quinteto! :)




    Em Cacupé encaramos 2 subidões de asfalto e duas subidas de paralelepípedos. Seguimos pedalando num bom ritmo, com o grupo bem unido: cada um subia no seu ritmo, mas aguardava os que subiam mais lento e só depois prosseguíamos.




    Entrada para o bairro João Paulo
    Foto: Leonardo Fronza
    No bairro João Paulo nos deparamos com as últimas duas subidonas! O grupo estava forte e disposto a finalizar os poucos quilômetros que restavam.


    Três integrantes do grupo
    E nós 5 (dois gaúchos, uma catarinense, um mineiro e uma baiana) conseguimos, após quase 11 horas de prova, pouco mais de 9 horas de pedal, completarmos o Audax Floripa 200 km - 2012. Sem problemas mecânicos e sem muitas dores! :) Conseguimos superar nossa meta inicial de média de velocidade (20 km/h) ao marcarmos 22.2 km/h.


    Infelizmente, mais uma fila nos aguardava: para entregarmos o passaporte e o chip e recebermos a medalha e o certificação de conclusão do Audax.


    Passaporte carimbado


  • Horário:17:07 hr
  • Tempo de Pedalada: 9 hrs e 17 min
  • Quilometragem: 204.3 km
  • Média: 22.2 km/h



  • Pós Audax


    Após passar pela fila, fui me hidratar e me alimentar. Infelizmente pouca coisa estava disponível, mas pelo menos tinha banana e pão com doce de leite. Liguei para minha casa e me preparei para iniciar o retorno pedalando.


    Fui num ritmo bem tranquilo, pois não queria forçar e estar sujeito à uma câimbra. Após 5 km, meu colega que foi buscar a bike que ele havia emprestado, parou e me ofereceu carona. Ainda tinha disposição para pedalar mais uns 22 km, mas acabei aceitando a oferta dele! :)


    Durante a carona, o suporte que segurava o quadro da bike se soltou duas vezes, fazendo com que a bike tombasse lateralmente e nos obrigando a parar. Na segunda vez, chegou a arranhar e amassar um pouco o teto do carro e arranhou também o vidro lateral traseiro.


    Como faltava pouco mais de 1 km para minha casa, fui pedalando e terminei de fato meu Audax, após 238 km pedalados no total! :)








    quarta-feira, 2 de maio de 2012

    Audax Floripa 200 km 2012 - Primeira Metade

    Primeiro Trecho

    Beira Mar Norte
    Foto: Leonardo Fronza
    Roteiro dos primeiros 50 km: saída da Trindade (Shopping Iguatemi), Beira Mar Norte, Ponte Colombo Salles, Beira Mar Continental, Estreito, São José, Abraão, Bom Abrigo, Itaguaçu, Coqueiros, passarela embaixo da ponte Pedro Ivo, Centro-Sul, Beira Mar Sul, Base Aérea, Carianos.

    Foi lindo ver e participar da largada com quase 700 ciclistas! Pedalar pela Beira Mar Norte e depois pela Ponte Colombo Salles foi impagável! Ainda tenho um sonho de pedalar pela Ponte Hercílio Luz! 



    Pedalando pela Beira Mar Norte

    Pedalando pela Ponte Colombo Salles

    Nosso grupo (6 ciclistas) estava unido nos primeiros quilômetros, antes da passagem pela ponte, mas se separou em 3 duplas logo após a mesma. Acabei diminuindo meu ritmo para aguardar o colega que ficou mais para trás. Depois ele me disse que acreditava estar à minha frente e por isso também foi ficando para trás para tentar me encontrar. 


    Quando encontrei-o, decidimos não acelerar muito o ritmo para tentar encontrar os outros. Focamos na nossa meta de pedalarmos à 20 km/h!


    Logo uma amiga do meu amigo se juntou à nossa dupla, nos transformando num trio! Pedalávamos num bom ritmo, que caía um pouco nas subidas.




    Após a beira mar continental, passamos por São José e retornamos através da passarela sob a Ponte Pedro Ivo, rumando para a beira mar sul, onde nos deparamos com um vento contrário forte, e chegando à base área logo em seguida.


    Base Aérea
    Foto: Leonardo Fronza
    Vencido o subidão existente dentro da base, pedalamos pelo trecho de lajotas e chegamos à fila do PC-1 ! :)


    • Horário: 9:00 hr
    • Tempo de Pedalada: 2 hrs e 35 min
    • Quilometragem: 58.1 km
    • Média: 22.5 km/
    Fila no PC-1
    Infelizmente a estrutura do PC-1 deixou a desejar: as bananas já haviam acabado, bem como a água, o suco, os pães e o doce, sobrando somente laranja, mas sem canivete ou faca para descascá-las! Nessa hora, quem tinha se prevenido e levado algo para comer, bem como ainda tinha água, se deu bem. O receio maior era encontrar esta mesma situação no próximo PC.


    Segundo Trajeto

    Roteiro entre os 50 e os 100 km: Carianos, Tapera, Ribeirão da Ilha, Armação, Morro das Pedras, Lagoa do Peri, Pântano do Sul, Lagoa do Peri, Morro das Pedras, Armação, Campeche, Rio Tavares, Lagoa da Conceição, Praia Mole, Mirante da Praia Mole.

    Morro das Pedras
    Foto: Leonardo Fronza
    No início e até a metade deste trecho, enfrentamos muito vento contrário. Em função de uma dor que começava a incomodar a biker do nosso grupo e principalmente do vento contrário,  reduzimos um pouco nossa média, mas ainda continuávamos num bom ritmo.

    Avenida das Rendeiras
    Foto: Leonardo Fronza
    O percurso entre o PC-2 e o PC-3 possui paisagens maravilhosas. Muitas vezes foram usadas como "fonte de inspiração" para continuarmos pedalando. 

    Conhecido Presidente da Viaciclo
    Foto: Leonardo Fronza
    Após o trevo para o bairro da Armação, vimos passar, um pouco distantes entre si, as outras duas duplas. E também vi ciclistas conhecidos (em grupo ou solitários) já retornando do ponto  sul mais extremo do Audax. Infelizmente, o vento sul contrário que tanto nos judiou na ida até este ponto, não colaborou muito quando retornamos.

    Após passarmos pelo Campeche e antes de chegarmos à Lagoa da Conceição, fizemos uma parada estratégica para tomarmos caldo de cana. Como não nos alimentamos muito bem no PC-1 e teríamos duas fortes e longas subidas por vir, esta ingestão de energia foi indispensável para passarmos por elas e chegarmos ao PC-2.




  • Horário: 11:35 hr
  • Tempo de Pedalada: 4 hrs e 48 min
  • Quilometragem: 105.7 km
  • Média: 22.1 km/

  • O PC-2 estava excelente: além das frutas (melancia, banana e laranja), tinha suco de caixinha, água, pães e doces (de leite e geleia) e um visual maravilhoso, uma vez que se encontrava no Mirante da Praia Mole. Aproveitamos para nos hidratar e alimentar bem, além de nos alongar e descansar um pouco. Revigorados, partimos pedalando em direção ao PC-3, com mais um biker nos acompanhando: nos transformamos num Quarteto Ciclístico! :)



    Clique aqui para ver todas as fotos.