segunda-feira, 30 de abril de 2012

Audax Floripa 200 km 2012 - Pré-Audax

Objetivos


Este ano meu objetivo era diferente: além de participar do Audax Floripa 200 km 2012, fazer um treinamento para o primeiro Audax Floripa 300 km que ocorrerá em junho próximo e também acompanhar amigos estreantes na competição.

Minha intenção era sair pedalando desde a minha casa (distante 27.5 km) e retornar pedalando também após completar a prova.


Pré-Audax

Na sexta feira antes da competição, percebi que havia ocorrido um problema com minha inscrição. Felizmente no sábado pela manhã já estava resolvido, mas minha numeração acabou ficando diferente, para minha sorte!

Quando fui buscar o kit de inscrição, enfrentei cerca de 1 hr e meia de fila, uma boa parte debaixo de chuva. Na fila encontrei vários amigos bikers, inclusive de outros estados, que tinham vindo para Floripa somente para participar da prova.

Óculos ganho no sorteio
Devido ao atraso na entrega dos kits, o Congresso Técnico acabou atrasando. Foi explicado sobre o uso do chip que era novidade. Teríamos que usá-lo durante todo percurso e passarmos por locais com tapetes azuis para registrarem nossa passagem. No final aconteceu um sorteio de vários brindes e acabei sendo sorteado com um lindo óculos de sol! Com tanta chuva caindo durante todo o sábado, resolvi não estreá-lo na prova :)

Bike pronta
Retornei para casa e arrumei a pochete, a mochila e a bike. Concluído os preparativos, fui dormir por volta das 0:30 hrs.

Pedalando para o Audax - Ida

Pretendia sair às 4:20 hrs, para poder pedalar num ritmo tranquilo e conseguir chegar um pouco antes do horário combinado com meus amigos (5:40 hrs). Entretanto, acabei me atrasando e iniciei a pedalada por volta das 4:43 hrs.

Estava totalmente escuro, mas, milagrosamente sem chuva e com pouco vento contrário. No final do Morro dos Ingleses, um biker de speed chegou ao meu lado e começamos a conversar. Ele também iria participar do Audax, não por todo o percurso, mas estava indo para a largada. Para minha sorte, ele resolveu me dar uma "carona" e fomos em dupla, com ele puxando o ritmo.

Fui acompanhando-o por uns 80% do percurso, quando percebi que a mochila que estava no bagageiro por pouco não tinha caído. Avisei-o que teria que parar para arrumá-la e ele continuou. Após corrigir o problema, continuei num ritmo forte e cheguei com menos de uma hora ao local da largada.


Pré-Largada

Pré-Largada
Foto: Leonardo Fronza
Ainda na fila para registrar o chip, encontrei um colega. Depois, na área de concentração, fui encontrando os outros e, aos poucos, nosso grupo quase se completou. Um dos amigos nós não conseguimos ver e não sabíamos se ele estava ali ou tinha desistido de participar. Estávamos num grupo de 6 ciclistas determinados a seguirem juntos passeando por esta linda Ilha da Magia também chamada de Florianópolis.

Mini vídeo pré-largada


Às 6:16 hrs, pelo meu relógio, ocorreu a tão aguardada largada para o Audax Floripa 200 km 2012.

Vídeo da Largada feito pela Daniela Saquete Amorim 

Audax Floripa 200 km 2012 Conquistado!


Foi muito legal participar de mais um Audax Floripa de 200km. Esta foi minha quarta participação e esta foi a quarta vez que consegui chegar ao final! :)

Relatos da participação:


O trajeto passou por quase todos os mais belos pontos desta maravilhosa Ilha da Magia!

Abraços, Biker

Clique aqui para acessar as fotos

Vídeos:

Certificado e Medalha de conclusão do Audax

sábado, 28 de abril de 2012

Pedalando para o Trabalho - Chuvas

Esta foi uma semana com poucas pedaladas (somente 3) em função de dois dias com muitas chuvas.

Segunda feira o clima estava ótimo para pedalar: temperatura amena, sem vento, sol nascendo e ritmo forte. Fiz uma média superior a 29.3 km/h para chegar à empresa. A volta em dupla foi cheia de quase: quase choveu, meu colega pedalou até quase metade do caminho (retornando em seguida) e meu ritmo de pedal foi quase forte. Boa e tranquila pedalada.

Na ida de terça pedalei em dupla, seguindo num bom ritmo, mesmo com um forte frio e também vento contrário. No retorno fiz uma pedalada de treino para o Audax, girando 50 km entre os bairros do norte da ilha.

Como descansei, em função das chuvas, na quarta e na quinta, vim pedalando na sexta feira e num ritmo mais tranquilo, pois o Audax acontecerá no domingo, quando pedalarei 200 km. O retorno foi já com a escuridão já presente e com um vento amigo em vários trechos, mas tornando-se vento lateral em alguns outros. Vim num ritmo tranquilo e fechei mais uma semana de pedalada!

Pedalei!

sábado, 21 de abril de 2012

Pedalando para o Trabalho - 3K, Pneu e Completa

A semana foi novamente completa, tendo pedalado nos cinco dias úteis, e sem muitos acontecimentos marcantes. Segue a lista de alguns:

  • Completados mais de 3.000 km pedalados para o trabalho, somente este ano, na ida de segunda feira;
  • Pedalada em dupla somente em dois trechos: volta de segunda e ida de terça, onde pedalamos forte no primeiro trecho e fizemos um "descanso ativo" (pedalamos num ritmo mais tranquilo, sem forçar muito) no segundo;
  • No retorno de terça-feira, pelo trajeto longo, passei por trecho onde havia trânsito parado em função de um caminhão de reboque e quase levei um tombo ao passar por um local com bastante areia no asfalto;
  • O vento contrário apareceu no retorno de quarta feira e na ida de quinta, dias onde normalmente estou bem cansado em função do futebol semanal da quarta;
  • Tirando a quinta feira, em todos os outros dias tive que pedalar no escuro, em função do por do sol estar acontecendo cada vez mais cedo;
    Pneu Deformado
  • Sexta-feira foi dia de abusar dos serviços do "meu anjo da guarda". Ao chegar à empresa, o segurança comentou sobre a necessidade da troca do pneu dianteiro. Já sabia que o pneu estava ruim, mas, na verdade, ele estava péssimo! Felizmente ele aguentou a ida sem estourar a câmara, o que teria sido bem normal em função do estado em que se encontrava, totalmente deformado e rasgado. Antes de retornar, comprei e coloquei um novo pneu, desta vez um pouco mais fino: de 1.75 para 1.5.

Pedalei!

O vídeo abaixo foi filmado por bikers amigos na região metropolitana de Floripa

domingo, 15 de abril de 2012

Treino Oficial para o Audax Floripa 2012

Acordei às 5:40, mas acabei demorando um pouco mais que o previsto e saí um pouco tarde (às 6:20), para tentar chegar à tempo de sair com a turma do treino oficial.

Saí pedalando num ritmo forte, mas um vento contrário atrapalhava meu rendimento. Mesmo assim, para minha sorte, consegui chegar à tempo de largar junto com a turma, quase 50 ciclistas que partiram para a pedalada. O percurso, explicado antes da saída, era um pouco diferente do que estava escrito no site. Se eu não tivesse chegado à tempo, teria ido para o continente, tentar encontrar a turma, ao invés de ir para o sul da ilha, para onde fomos.

Encontrei meu colega biker que estava acompanhado de dois amigos. A turma pedalava numa boa média neste início de treinamento e nós conseguíamos manter um bom ritmo, até chegarmos à estrada do Rio Tavares, quando meu colega me ultrapassou e estava pedalando junto com o grupo mais à frente. Alguns minutos depois um biker emparelhou comigo e começamos a conversar. Falou sobre um ciclista do grupo que a corrente da bike tinha arrebentado há pouco, mesmo ela sendo nova. Somente fui descobrir que o ciclista em questão era o meu amigo, quando paramos para reagrupar, antes do trevo para a Av. Osni Ortiga / Campeche.

Voltei e encontrei meu amigo, com seus dois colegas e um outro biker consertando a corrente, enquanto o grupo continuava o treino. Uns cinco minutos depois, a bike foi consertada e iniciamos uma pedalada forte, para poder encontrar o grupo. Quando estávamos indo na direção do PC-1 (Posto de Controle 1), localizado na Tapera, encontramos com a turma retornando de lá e rumando para o Ribeirão da Ilha. Uns cinco minutos depois deste reencontro, outro problema: desta vez o pneu dianteiro da minha bike furou. Ficamos eu e o meu amigo fazendo a troca da câmara que tinha sido furada por um pedacinho de arame. Terminada a troca, partimos no encalço do grupo. Pouco depois encontramos com eles, retornando do Ribeirão. Foi o último problema mecânico.

Como programado, o grupo parou para um lanche numa padaria localizada no Trevo do Erasmo. Aproveitamos para descansar um pouco, lanchar e em seguida partimos. Foi um trecho bem cansativo em função do forte vento sul contrário. Eu e meu amigo tivemos que diminuir o ritmo em função de um dos amigos dele ter "morrido".


Após chegarmos ao extremo sul do percurso, começamos a aproveitar o vento que se tornou a favor! O grupo, nesta hora já estava bem espalhado, rumando para a Lagoa da Conceição, e estávamos entre os últimos. Em função do problema na corrente da bike do meu amigo e do cansaço do outro biker, decidimos fazer um trajeto diferente, passando pelo Rio Tavares e evitando o Morro da Lagoa.

Próximo ao Campeche, meu amigo perguntou se eu não queria aumentar o ritmo, indo sozinho para casa, pois a situação já estava mais tranquila e eu estava atrasado. Resolvi aceitar a oferta e "soquei a bota" :), aumentando consideravelmente minha velocidade média (de 23 a 25 km/h para 35 a 37 km/h) durante um bom tempo.

Cerca de 1 hr e 15 min após a separação, cheguei em casa, tendo pedalado 120.3 km no total durante 4 hr e 53 min de pedalada!

Pedalei & Treinei! :)

Algumas Informações:


Km
Fato
26.6
Início do Treino - Della Bikes
37.8
Parada para conserto da corrente
48.3
Parada para troca de câmara
54.6
Lanche
81.1
Saída do grupo
94.3
Passagem em frente ao Della Bikes
120.3
Fim da pedalada

sábado, 14 de abril de 2012

Pedalando para o Trabalho - Semana agitada


Foi uma semana completa, com pedalada nos 5 dias,  e vários acontecimentos:

  • Pedalada em parceria no retorno de segunda, ida de terça, e retorno de quinta feira;
  • A chuva esteve presente, em menor e maior intensidade, em todos os dias;
  • No retorno de quarta-feira duas peças de uma das lanternas caíram na estrada, quando retornava no escuro. Por sorte, consegui encontrá-las na ida de quinta, uma delas (uma lente de vidro) um pouco quebrada e arranhada, mas funcional :)
Percurso do treino
  • Dupla carona atrás de dois ciclistas com bikes speed na ida de quinta feira. Um deles pedalava acima dos 45 km/h numa reta! Na ida de sexta, o cansaço me impediu de pegar outra carona.
  • Treino para o Audax, em dupla, no retorno de quinta feira - pedalamos mais de 70 km, como num treino. Clique aqui para ver o trajeto. Foi muito legal, apesar de ser preciso uma concentração maior em função dos trechos bem escuros e também da chuva forte no início: nunca desci o Morro da Lagoa tão lento! :)
Pedalei & Treinei!




terça-feira, 10 de abril de 2012

Peregrinação para Angelina - 2012 - Volta

Descanso e Preparação

Uma das Estações existente
no caminho para a Gruta
A agitação da cidade estava muito legal. Após curtí-la um pouco, fazer alguns registros e cumprimentar outros bikers, fomos "matar quem estava nos matando: a fome" :). Três, incluindo eu, jantaram. O macarrão com molho branco e frango frito estava excelente! Os outro dois preferiram lanchar.

Gruta - Foto por Clécio
Terminada a janta, enquanto a maioria descansava, um biker foi até a gruta, acender uma vela, para cumprir a promessa feita pela mãe dele! :) Após a chegada dele, nos agrupamos e iniciamos o retorno, desta vez pelo asfalto.

Turma reunida pouco antes do retorno

O Retorno

Cachoeira à beira da estrada
Foto por Clécio
A pedalada de retorno começou por volta de 0:50 (meia noite e cinquenta minutos). Logo de cara subimos mais de 10 km. Para nossa surpresa, o nosso amigo que continuava com dores nas pernas conseguiu manter um bom ritmo ( alguma graça obtida? :), somente empurrando a bike em alguns poucos trechos. Fizemos algumas paradas para reagruparmos. Uma delas foi ao lado de uma linda cachoeira que fica próxima da estrada. Por volta das 2 e 20 da madruga, chegamos ao Portal de Rancho Queimada. Outra parada para reagruparmos e para alertar sobre o próximo trecho: muitas descidas fortes!

Portal de Rancho Queimado
Pouco após reiniciarmos a pedalada, chegamos às descidas! Cinco bikers em alta velocidade, madrugada adentro, descendo cerca de 9 km! Pura adrenalina. Mesmo para mim, que já havia passado por ali no anterior, foi fantástico! Para quem curte emoção, vento no rosto e velocidade, este trecho é imperdível! :)

Após a descida, aguardei a passagem de todos e fiquei pedalando junto com um dos amigos, fechando o pelotão. Um pouco mais à frente encontramos um dos bikers que queria abastecer-se com a água de uma gruta. Enquanto ele abastecia, eu e o outro aguardávamos, sendo que dois continuaram. Terminado o abastecimento, começamos a pedalar forte e chegamos aos outros dois, reunindo o grupo novamente.

Era cerca de 4 da manhã quando o primeiro biker se separou do grupo, ao chegarmos em Palhoça. Infelizmente, por decisão da maioria (3 contra e eu a favor), dispensamos o café que ele havia pedido para a namorada preparar para nós (bolo de milho, suco, melão, laranja)... O biker das dores :) ligou para esposa, na tentativa de combinar de buscá-lo ainda na Palhoça, mas não deu certo. Nos despedimos e partimos.

Quase uma hora depois, próximo à Ponte Pedro Ivo, outro biker deixou o grupo. Faltava cerca de 15 km para terminarmos. Em outra votação, que novamente fui derrotado :), descidimos pedalar pela passarela debaixo da ponte, ao invés de passar por cima da mesma, como era meu plano inicial. Coincidência ou não, após descer a rampa de acesso da passarela, saindo da mesma, comprei "um terreninho" :) na ciclovia da beira mar norte, caindo naquele local! Sono, cansaço e imperícia: uma soma de tudo isto causou minha queda. Felizmente machuquei bem pouco e nada aconteceu com a bike.

Pedalando pela ciclovia, resolvemos parar e tirar uma foto da grande lua cheia e do rastro prateado que ela criava no mar. Faltava cerca de uns 5 min para as 6 da manhã, quando acompanhei o último biker até a empresa (ponto de partida). O outro tinha ficado num posto de gasolina próximo, para onde fui em seguida, chegando às 6 manhã e finalizando a peregrinação após 12 horas de viagem!

Foram cerca de 4 hrs e 15 min de pedalada no retorno, para percorrermos 84.3 km, com uma média de 19.85 km/h!


Prólogo

Meu colega chamou o resgate (a esposa dele), desmontamos as bikes e ficamos nos alimentando e nos hidratando enquanto aguardávamos. Uns 25 min depois ela apareceu e às 7 da manhã eu chegava à minha residência.

Após agradecimentos e despedida, montei rapidamente a bike, cheguei em casa, tomei um merecido banho e fui "apagar" na cama! :)

Novamente a Peregrinação foi excelente. Desta vez, achei que foi mais tranquila, provavelmente por já conhecer o percurso, e bem mais prazerosa: pedalar em grupo foi bem mais legal!

Pedalei, Escalei, Voei e Caí! :)

Hora (hh:mm)
Km
Referência
2:18 
13.1Portal de Rancho Queimado
4:00
53.3 Primeiro biker a sair (Palhoça)
5:00
70.0Segundo biker a sair (Capoieras-Floripa)
5:55 
82.8Terceiro biker a sair (Empresa)
6:00
84.3Final da pedalada (4hr e 15 de pedalada)

Clique aqui para ver mais fotos.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Peregrinação para Angelina - 2012 - Ida

Ida

Preparativos
Já estava tudo pronto e a turma de 5 bikers confirmada para a Peregrinação pedalando para Angelina-SC, quando o tempo fechou por volta das 15 hrs e a água desabou logo em seguida. Já passava das 16 hrs, quando, com a chuva caindo, um dos bikers desistiu e outro estava pensando em não ir também. Só que a chuva não demorou mais do que meia hora e decidimos ir, pelo menos até São Pedro de Alcântara, pois o trajeto era quase todo de asfalto com um trecho de paralelepípedos.

Grupo inicial
As 17 hrs começamos os preparativos e às 18 hrs partimos. Inicialmente o grupo tinha 3 bikers, aumentando logo em seguida para 4. Após passarmos pela ponte, encontramos o quinto "elemento" :), com quase 15km pedalados.

Grupo completo
Por volta das 19 hrs, o grupo completo partiu de Capoeiras (Floripa) com destino à Peregrinação para Angelina.

Logo passamos pelo confuso trânsito da Av. Presidente Kennedy em São José-SC, indo em direção à BR-101, desviando pelo bairro Forquilhinhas e chegando à SC-407 (estrada estadual que leva à Angelina).


Pedalávamos num bom ritmo, chegando ao Portal de São Pedro de Alcântara após 1 hr e 30 min de pedal, onde paramos para tomar a água oferecida pelos voluntários do caminho da peregrinação.

Voltamos a pedalar e cerca de meia hora depois chegávamos à São Pedro de Alcântara. Ali fizemos uma parada um pouco mais prolongada. Já tínhamos pedalado em torno de 43 km, mas ainda faltavam 28 km com muitas subidas. Lanchamos, tiramos umas fotos e partimos para a parte final, que seria quase toda de estrada de terra.


Este trecho é especial, pois nele sentimos e percebemos que algo diferente está presente. O número de peregrinos aumenta consideravelmente e de todas as idades: crianças, adolescentes, adultos, experientes. A lua, praticamente cheia, saiu de trás das nuvens, clareando o caminho para todos. Fomos pedalando e curtindo as boas sensações. Também descobrimos o biker-me_deixem_só e o biker-dog. :)

Parada para tomar e "tirar" água
Na primeira subida após o asfalto, estava pedalando à frente do grupo, quando resolvi aguardar que todos passassem por mim, mas somente 3 o fizeram. Não tendo sinal do ciclista que faltava, comecei a gritar pelo nome dele, quando alguns peregrinos disseram estar um pouco atrás, pois tinha tido câimbra. Aguardei um tempo e logo ele chegou, pedindo desculpas, dizendo que teve câimbra nas duas pernas e teve que fazer alongamento, por isso o motivo da demora. Pediu para que nós seguíssemos no nosso ritmo e o deixasse para trás, pois ele atrasaria o grupo. Disse para ele que tínhamos saído num grupo de cinco bikers e chegaríamos juntos. A partir do momento em que os outros 3 ficaram sabendo, combinamos, informalmente, de sempre alguém ficar ao lado dele, enquanto os outros aguardavam nos finais das subidas. Nosso ritmo diminuiu um pouco, mas seguimos pedalando e, de vez em quando, nosso colega empurrando.

Parada para tomar e "tirar" água
Fizemos duas paradas para hidratar: num final de subidão, para tomar refri e em outro ponto de fornecimento de água. Tanta hidratação fez surgir a figura do biker-dog: um dos integrantes que começou a parar, de 1 em 1 km, para "regar" as plantinhas da estrada, como aqueles cães que param de poste em poste :)

No último subidão, o biker das câimbras, tentando pedalar na borda da estrada para dar passagem para os carros, acabou caindo, quando o pneu da bike deslizou. Foi o primeiro dos 3 tombos que levou. Se já estava doendo por causa das câimbras, agora estava dolorido também pelo tombo! Levantou, sacudiu a poeira e continuou!

Após uma descida de vários quilômetros, chegamos à Angelina, felizes, famintos e motivados para a volta!

Tempo (hh:mm)
Km
Referência
0:40
14.95
Posto - Adição do 5o. biker
1:33
32.90
Portal de São Pedro de Alcântara
2:05
42.90
São Pedro de Alcântara
4:10
70.20
Angelina

Clique aqui para ver mais fotos.

Vídeo do Pedal de Peregrinação do Grupo Duas Rodas

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Pedalando para o Trabalho - Semana curta

Em função do feriado (sexta-feira Santa) e da Pedalada de Peregrinação, esta semana pedalei somente três dias para o trabalho, sendo que na quarta feira a bike "dormiu" na empresa, pois preferi economizar energias para reservá-las para a Peregrinação.

Segunda feira fui pedalando pelo trajeto longo, num ritmo muito bom e voltei em parceria com meu amigo. Como ele estava numa bike speed e havia um forte vento contrário, fui pedalando no vácuo da bike dele, até a SC-403, quando nos separamos.

A ida na terça foi em parceria, num ritmo forte, onde revertemos os papéis do dia anterior: fui pedalando à frente e ele "veio na roda". O retorno foi tranquilo, apesar de ter sido no escuro, pois fiz duas paradas, sendo a segunda um pouco mais demorada, num shopping.

A última pedalada para o serviço foi a ida de quarta feira, quando fui com a bike Ventania, num ritmo forte, com quase 30 km/h de média, estreando meu novo ciclocomputador.

Pedalei!

Iron Biker 2011 : para quem curte trilhas e lama! :)