sábado, 31 de março de 2012

Pedalando para o Trabalho - Frio, 25K e Trajeto Longo

Nesta semana pedalei três vezes pelo trajeto longo (Rio Vermelho / Morro da Lagoa) sendo duas vezes na ida (segunda e terça) para a empresa e uma no retorno (quinta) para casa.

Na segunda feira, antes do retorno, usei a bike Guerreira para subir numa goiabeira e apanhar goiabas brancas (pedidas pela minha filha). Antes de sair, ofereci uma delas para uma senhora que estava chegando com uma criança e que falou que gostava de goiaba. Como agradecimento, contou-me a seguinte história: o marido dela, mais velho que eu, com uma bicicleta velha (pior que a minha), resolveu realizar um sonho: ir de bike visitar o pai dele. O detalhe é que ela e o marido moram em Floripa e o sogro em Chapecó (cerca de 600 km de distância)! Ele simplesmente, num determinado dia, decidiu ir e saiu pedalando, comendo frutas pela estrada e chegando a dormir em praças de cidades. Após dois dias e meio, cumpriu o objetivo! Mas que aventura! (eu falei) Uma loucura! Quase nos matou de preocupação.(ela respondeu, indo embora em seguida).

A primeira frente fria do ano chegou na quarta feira, permanecendo por dois dias. O frio não estava intenso, mas incomodou um pouco.  Na pedalada de retorno na quarta feira, após o futebol, ultrapassei a marcas dos 25K (25.000) quilômetros pedalados para o serviço, contados desde janeiro de 2009.

Antes do retorno em dupla, na quinta feira, pelo trajeto longo, fui buscar o luz traseira e o novo ciclocomputador, vindo dos USA.  Infelizmente passamos por uma aperto no bairro Rio Vermelho, onde num trecho sem acostamento, um motorista de ônibus insistia em acelerar, se aproximar de nós e frear. Apesar de estarmos pedalando forte, esta situação só terminou quando paramos e esperamos ele passar. Ao invés de fazer meu trajeto longo normal, pedalei 10 km à mais, acompanhando o meu colega. Foi muito bom, mas muito cansativo também!

Na sexta feira a ida foi em dupla e a volta foi bem tranquila, num ritmo forte, fechando mais uma semana completa, com 5 pedaladas!

Pedalei! :)

Vídeo de um impressionante downhill! :)

 

quinta-feira, 22 de março de 2012

Pedalando para o Trabalho - Águas de Março

Em função do Aniversário de Floripa, comemorado no dia 23 de março, esta semana foi somente com quatro dias de pedais, de segunda à quinta, onde os seguintes fatos, dignos de destaque, para mim, aconteceram:

Segunda: logo no início da pedalada, indo pelo trajeto longo, sem necessidade, um ônibus passou tirando uma fina de mim, quase me derrubando. Como não havia vento contrário, foi uma boa pedalada. O retorno teve a volta da parceria, onde pedalamos num ótimo ritmo.

BRT
Terça: fui em parceria com meu amigo, num ritmo forte, chegando a manter uma média de 40 km/h num trecho plano, com picos de 43 km/h. Pela primeira vez vi um BRT (Bus Rapid Transit - Trânsito Rápido de Ônibus) passando por mim.

Quarta: volta após o futebol, com cansaço, à noite e chuva durante todo o percurso, além de um dos faróis ter queimado a lâmpada e o outro estar com as pilhas fracas. Fui perseguido (não foi a primeira vez), na ciclofaixa da SC-401, por um cachorro preto, de porte médio, durante vários metros, mal consegui vê-lo, mas o escutava cada vez mais próximo. Depois, próximo ao viaduto novo, também na SC-401, um cachorro branco me perseguiu. Este estava visível e num lugar iluminado. Tentei afastá-lo usando o pé direito. A princípio funcionou. :)

Quinta: estava num bom ritmo, quando vi um biker numa speed e resolvi acelerar para tentar pegar o vácuo dele. Levei quase 2km para alcançá-lo e fiquei perseguindo-o por cerca de 2.5 km, quando ele desviou para Jurerê. Mantive o ritmo forte e fiz um excelente tempo. O retorno foi quase uma cópia da volta do dia anterior: cansaço, escuridão e chuva. Desta vez um dos faróis funcionava bem e dois cachorros, juntos, me perseguiram, quando faltava uns 200 m para chegar em casa.

Outra semana completa.

Pedalei! :)

sábado, 17 de março de 2012

Pedalando para o Trabalho - Chuva, Recorde, Luz

A planilha abaixo tem as anotações que uso para fazer minha postagem. Logo abaixo vai a minha tradução! :)

Idas
Voltas
quase recorde
desr. frente cemit.,trâns comp.
bom ritmo, forçando sub
:forte subida, vc no fim
ritmo forte
cansaço, escuro, chuva, relâmpagos
luz forte, Tri, Biker parc.
recorde, 2 paradas
cansaço, vc, pm e cavalos
sem vc

Na segunda fui pelo trajeto longo (Rio Vermelho / Morro da Lagoa). Saí pedalando forte, fui mantendo uma ótima média e bati meu recorde neste ano por este percurso. No retorno um grande desrespeito comigo, na figura de um ciclista: ao chegar próximo do trevo em frente ao cemitério do Itacorubi, três carros, mesmo eu tendo a preferência, atravessaram na minha frente, me obrigando inclusive a parar para que passassem. O quarto carro não atravessou também porque vinha um carro na direção em que eu estava e aí ele teve que respeitá-lo. Mesmo com o trânsito um pouco complicado e tendo que parar a bike mais umas duas vezes por isso, fui num bom ritmo e cheguei num bom tempo em casa.

Aproveitei a pedalada de ida na terça feira para forçar nas subidas e passar pelo bairro João Paulo, chegando com menos de uma hora de pedal na empresa. O retorno foi pelo trajeto longo, onde pedalei forte nas subidas e tinha até condições de bater recorde, mas enfrentei um vento contrário que era fraco no início, mas piorou na parte final. Mesmo assim consegui chegar bem.

Novamente pedalei num ritmo forte na ida de quarta. Cheguei à empresa com menos de 55 min. O retorno, após o futebol, foi já no escuro, com chuva em mais da metade do percurso, muitos relâmpagos e cansaço. Fui num ritmo mais tranquilo, chegando sem problemas em casa.

A ida na quinta feira estava sendo num ritmo mais tranquilo, quando vi uma luz traseira bem forte piscando. Achei que era de uma sirene de carro ou mesmo de moto. Ao me aproximar, percebi que era da bicicleta de um biker que pedalava num bom ritmo. Estava que aproximando aos poucos, quando uma ciclista, numa speed, me ultrapassou. Tentei pegar o vácuo dela, mas o asfalto molhado fazia com que jogasse água em mim. Mesmo assim, acabei me aproximando do outro biker (já o conhecia) e pouco depois pedalávamos juntos . Perguntei sobre a luz (que tinha nome e sobrenome: Blackburn Mars) e ficou de me enviar o link para a compra da mesma (o que acabei fazendo no mesmo dia). O retorno foi impressionante: mesmo com duas paradas (devido a um congestionamento e a uma pista interditada), consegui registrar meu menor tempo, até hoje, de retorno: 50min e 58seg!

Foto: Guto Kuerten / Agência RBS
A sexta feira foi tranquila: fui num bom ritmo na ida e achei curiosa a cena de um carro da PM Rodoviária parado no acostamento, enquanto dois policiais observavam dois cavalos à beira da SC-401. O retorno foi novamente pelo trajeto longo, onde também vim num ritmo tranquilo, aproveitando a ausência de vento contrário e fechando a semana com 5 pedaladas!

Pedalei! :)

Poeira e Ossos: vídeos com muitas tentativas, tombos e técnica
 

sábado, 10 de março de 2012

Pedalando para o trabalho - Participação e Transtornos

Bicicletada Nacional
Após descansar na segunda feira, saí pedalando forte na terça feira e resolvi aumentar o ritmo, fazendo com que eu batesse recorde de ida pedalando para o serviço, com uma média de 31.67 km/h! Após a participação na Bicicletada Nacional, retornei sob a escuridão e peguei chuva no final do percurso.

Quarta feira foi bem complicado, com a ocorrência de vários transtornos: ao pegar a bike Guerreira para ir para o serviço, vi que o pneu traseiro estava vazio: oportunidade para usar o novo pneu e uma câmara nova anti-furo. Enquanto o pneu foi trocado, a segunda não deu certo, devido ao bico pequeno. Tive que usar uma reserva que estava com pequeno furo. Resultado: 4 paradas para encher o pneu até chegar à empresa. Após o almoço, fiz a compra de nova câmara reserva e consegui colocar a câmara anti-furo. O retorno após o futebol foi tranquilo, com um pouco de cansaço, durante a noite e com uma linda lua cheia.

Fui num bom ritmo na sexta feira, chegando com apenas uma hora de pedalada. No início do retorno, um susto: durante uma troca de marcha, o pedal travou, quando eu estava num espaço central entre as pistas de rolamento. Olhei para ver o que tinha acontecido e vi que o elástico (tensor), que uso para amarrar a mochila no bagageiro, tinha se soltado e se enrolou nas catracas e na corrente. Levei a bike para a calçada e consegui consertar o problema, somente retirando o elástico. O resto da pedalada foi tranquila, mesmo tendo pedalado os últimos 10 km no escuro.

Pedalei!

 

terça-feira, 6 de março de 2012

Bicicletada Nacional


Lua cheia
A Bicicletada Nacional desta noite foi surpreendente! Faltando poucos minutos para as 19 hrs, éramos poucos 'bicicleteiros' na expectativa da chegada de outros e sem saber se iríamos ter a bicicletada. Poucos minutos depois, a galera foi chegando, o movimento aumentando e, por volta das 19:15, já estávamos em várias dezenas.

Presidente da Viaciclo
O presidente da Viaciclo explicou o motivo pelo qual estávamos ali reunidos, falou sobre os cuidados que deveríamos ter durante a pedalada, sobre o trajeto e avisou sobre a Pedalada Pelada. Saímos logo em seguida.

Concentração
Um biker nos alertou sobre a missa em homenagem ao ciclista morto no início de fevereiro, Emílio Delfino, e decidimos incluir uma passagem em frente à igreja no percurso (pista de skate, Lauro Linhares, Igreja da Trindade, UFSC, Córrego Grande, Parque São Jorge, Av. Madre Benvenuta, Shopping Iguatemi, pista de skate).

Concentração
Por volta da metade da pedalada, foi feita uma contagem e constatamos que estávamos em 114, pedalando e cantando felizes, numa noite de lua cheia, pelas ruas de Floripa!

Concentração
Após cerca de 10 km pedalados em 1hr e 15 min, retornamos ao ponto inicial. Foi declarado o fim desta bicicletada e reforçado o convite para a Pedalada de sábado. Aplausos e dispersão da galera.
Vale ressaltar que recebemos apoio de pedestres, moradores e até de muitos motociclistas e motoristas! :)

Clique aqui para ver algumas fotos!

Comentário: achei q seríamos "uma meia dúzia de gatos pingados", pois já eram 18:50 e não tinha nem 10 bikers por lá... Após uns 15 min, chegaram muitos, quase q simultaneamente e a praça de skate ficou tomada pela galera de duas rodas! Foi muito legal ver todos levantando suas respectivas magrelas! Qdo estávamos na UFSC foi que percebi que éramos mais de uma centena! Coisa Linda! Show de Bike!

domingo, 4 de março de 2012

1o. MTB Aniversário de São José - SC

Cheguei à Colônia Santana, São José - SC, local de largada e chegada da prova, cerca de 50 min antes. Tempo suficiente para montar a bike, fazer alongamento, comer alguma coisa, preparar os acessórios e fazer alguns registros.

Aos poucos mais ciclistas foram chegando e a animação aumentando. Reencontrei vários amigos e proseei um pouquinho.

Dez minutos antes da largada, começaram a dar avisos, dicas e explicações sobre a largada neutralizada, o percurso e os postos de hidratação.

Ás 9 hrs começou a prova. O que era para ser uma largada neutralizada acabou sendo praticamente uma largada normal, pois o motociclista da PM que deveria "segurar" os bikers saiu acelerando :).

Já no primeiro morro de terra, em direção ao cemitério, um afunilamento possibilitou ao pessoal da ponta se distanciar um pouco. Como eu estava bem de subida, fui passando alguns, às vezes obrigado a esperar para passar outros e consegui um bom desempenho. Minha estratégia era tentar chegar ao máximo perto dos líderes, para não ficar muito para trás.

Até o final da descida dos 10 km, onde os competidores do percurso de 20 km fizeram o retorno, não dava para saber quem era estreante e quem pedalaria pelos 40 km, como no meu.caso. Após este desvio, vi que tinham dois bikers à minha frente e decidi alcançá-los. Consegui alcançar o primeiro ao final do asfalto e o outro nós passamos já na estrada de terra. Acabei deixando os dois para trás, mas um deles não ficou muito longe e acompanhava meu ritmo.

Lá pela metade da prova, em outro trecho de asfalto, ele me alcançou. Começamos a conversar e descobrimos que éramos da mesma categoria. A partir deste momento, nenhum dos dois queria ficar para trás! Com isso forçamos ainda mais o ritmo e fomos ultrapassando, aos poucos, outros concorrentes, mesmo nas subidas.

Ao final da subida de asfalto, no km 26, estávamos próximos. Minha estratégia era tentar fazer a diferença no subidão íngreme (de uns 700 m) que estava por vir. Felizmente consegui! Neste subidão, além do meu competidor, que estava um pouco à minha frente, passei mais 5 concorrentes, de outras categorias. Na forte descida que veio a seguir, tomei o maior cuidado, mas quase caí, freando mais ainda para evitar uma queda: deu certo. E nenhum sinal do meu rival! :)

Faltava cerca de 10 km e voltei a pedalar forte. Tentei acompanhar um biker que passou por mim, mas não consegui. Pelo menos passei por um outro e depois comecei a ultrapassar várias ciclistas que pedalavam pelo circuito de 20 km.

Ainda tive um susto numa das últimas curvas perigosas, quando apareceu uma kombi vindo da direção contrária. Tive que frear, mudar minha trajetória, evitar sair na curva e voltar a pedalar forte.

De tempos em tempos eu verificava se algum biker vinha pedalando mais forte que eu, tentando me ultrapassar. Estava tranquilo até que, faltando menos de um quilômetro, meu rival apareceu há uns 40 metros atrás. Decidi que não seria ultrapassado e liguei um "turbo", usando minhas últimas energias. Antes da ponte/passarela, ultrapassei outro biker, passei a ponte e cruzei a linha de chegada! Uns 20 segundos depois meu rival passou! :)

Vibrei bastante! Fui me hidratar, comer frutas, conversar com amigos e esperar o resultado, que veio logo a seguir: 4o. lugar! :) Foi uma das melhores provas que consegui fazer, pedalando com a galera experiente, pelo percurso maior e obtendo, para mim, um excelente resultado, fruto das minhas pedaladas para o trabalho!

No pódio a felicidade estampada no rosto e o troféu nas mãos! :)

Clique aqui para ver mais fotos.

Competi e Ganhei!


sábado, 3 de março de 2012

Pedalando para o Trabalho - Pós Horário de Verão

A segunda feira foi o primeiro dia que pedalei para o trabalho após o fim do horário de verão. O sol já estava um pouco forte, mas agradável, quando iniciei a pedalada. Pedalava num ritmo mediano, em função de ainda estar um pouco cansado devido ao treino feito no domingo pelo percurso da competição. Próximo ao trevo para Jurerê, encontrei um biker amigo e pouco depois pedalávamos lado a lado. Infelizmente, a parceria durou pouco, pois o pneu furou. Por estar próximo a um posto, tentei somente calibrá-lo e seguir em frente. Menos de 2km depois o pneu estava vazio novamente. A solução foi trocar a câmara e somente depois recomecei a pedalar, chegando à empresa bem atrasado. Antes do retorno, comprei uma câmara bem grossa e um novo pneu que serão utilizados após conseguir desamassar o aro e desempenar os raios. A volta foi tranquila, pois consegui transportar o pneu novo no bagageiro.

Saí pedalando num ótimo ritmo na terça feira e, quando percebi que minha média estava muito boa, resolvi pedalar mais forte e acabei batendo meu recorde deste ano, com 30.1 km/h de média. Um ventinho amigo colaborou em alguns trechos! :) Uma garoa me acompanhou em alguns trechos durante o retorno. Ajudou a refrescar um pouco e voltei num ritmo bem tranquilo, chegando a ver dois arco-íris, um ao lado do outro, já quase ao chegar em casa. Até tentei procurar um dos potes de ouro, mas infelizmente não encontrei... :)

O cansaço apareceu durante a ida na quarta feira. Por isso fui pedalando sem forçar muito. Mesmo assim, cheguei à empresa após somente uma hora de pedalada. A volta foi com adrenalina, após ter jogado futebol, pedalando no escuro e com muitos raios clareando o céu. Seria São Pedro tirando fotos? :) Pedalei num ritmo de passeio e cheguei em casa meia hora antes da chuva!

Para finalizar a semana de pedalada, pois na sexta iria de carona com o intuito de descansar um pouco para poder competir no domingo, o pedal de quinta feira era para ser em ritmo de passeio com a bike Ventania. Entretanto, devido ao fato de ter saído atrasado, acabei pedalando um pouco forte e cheguei à empresa após somente 56 min de pedal. Antes de retornar, passei numa bicletaria para fazer uma regulagem no câmbio dianteiro e fiz minha inscrição para a prova Audax Floripa 2012 - 200 Km. O retorno foi a maior parte já no escura, com cansaço e chuva média, com vento contrário em vários trechos. Vim bem tranquilo e não tive nenhum problema, chegando em casa todo ensopado, mas feliz por ter curtido a pedalada.

Pedalei!