sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Pedalando para o Trabalho - Intempéries, G2R e Mil km

Esta semana não foi fácil, mas consegui completá-la pedalando todos os dias, no trajeto casa x trabalho x casa. Agora já são 22 dias úteis consecutivos pedalando para o trabalho, sendo que em janeiro, até o momento, pedalei em todos os dias úteis.

Ao invés de falar sobre cada dia, farei um resumo dos principais fatos.
  • O vento contra esteve presente em pelo menos 3 dias, me "ajudando" no aumento do consumo de calorias e, claro, no cansaço. Em algumas ocasiões o vento foi amigo, colaborando com meu ritmo.

  • A chuva também fez parte de pelo menos umas 5 pedaladas, sendo que somente em uma delas a intensidade da chuva foi bem forte. Na outras, ajudou a refrescar :)

  • O pneu traseiro furou 3 vezes. Duas vezes com a bike Guerreira e outra com a bike Ventania. Muita sujeira pelo acostamento, resultando em vários furos!

    G2R pelo Norte da Ilha
  • Completei mais de 1.000 km pedalados para o trabalho somente neste ano.

  • Após um bom tempo, consegui pedalar com o Grupo Duas Rodas Mtb Floripa (G2R) pelo Norte da Ilha! (clique aqui para ver as fotos)

Pedalei, Muito! :)

A partir dos 2:15, o MTB pega! :)

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Pedalando para o Trabalho - Gambiarra, Amassado e Subidas

A pedalada de ida na segunda feira foi num ritmo forte, sem problemas e chegando com menos de uma hora de pedal à empresa. Antes do retorno, passei num shopping e na loja Della Bikes. Após sair de lá, uma triste notícia: constatei que o ciclocomputador não estava funcionando. Parei e tentei arrumá-lo, mas não tive sucesso. Voltei a pedalar, num ritmo razoável, chegando em casa sem contra-tempos. Durante à noite, gastei um bom tempo, mas consegui fazer uma boa gambiarra e remendei o fio partido do ciclocomputador, fazendo-o funcionar.

Uma surpresa na terça feira: durante a ida, uma tri-atleta, numa bike speed, que às vezes vejo pedalando pela SC-401, me ultrapassou. Consegui pegar o vácuo dela e estávamos à velocidade de 40 km/h aproximadamente, quando ela desviou. Foram cerca de 400 m em alta velocidade! :) No retorno, vim num ritmo forte, mas o congestionamento na SC-403, com veículos trafegando pelo acostamento, acabaram me forçando a diminuir o ritmo. Pouco depois cheguei em casa.

Quarta feira fui em parceria com meu colega. Na subida do Floripa Shopping nós forçamos bem e conseguimos manter uma ótima média. O retorno foi após o futebol e resolvi passar por Canasvieiras e Cachoeira do Bom Jesus. Na nova ciclofaixa da SC-401, perto de Canasvieiras, ao mudar do acostamento para a ciclofaixa, passei sobre uma pedra ou um buraco e senti uma pancada na roda, além de escutar um alto barulho. Após isso, comecei a escutar um barulho de algo raspando, provavelmente a roda traseira, mesmo assim continuei pedalando forte. A média estava perto dos 29 km/h, até a subida para o mirante da Cachoeira do Bom Jesus: um paredão! Foi um bom treino de subida. :) Ao chegar em casa, a constatação: o aro da roda traseira ficou com um grande amassado. Pelo menos a câmara não furou. Tive que centralizar a roda e afrouxar uma das pastilhas de freio para a roda parar de raspar no quadro.

Saí um pouco tarde na quinta feira e acabei optando pelo menor caminho na ida. Fui pedalando forte e consegui chegar após uma hora de pedal. O retorno foi pelo trajeto longo (Morro da Lagoa / Rio Vermelho). Aproveitei o bom clima e a ausência de ventos para treinas subidas, pedalando pelos 3 morros fortes, além é claro de curtir um lindo visual.

A ida na sexta feira foi em dupla a partir do trevo para Jurerê. Outra vez forçamos na subida do Floripa: média de no mínimo 20 km/h, por uns 900 m, numa subida média/forte. O retorno foi uma cópia do dia anterior: pelo trajeto longo, num bom ritmo e curtindo as paisagens.

Completei mais uma semana pedalando, nos cinco dias úteis.

Pedalei! :)


sábado, 14 de janeiro de 2012

Pedalando para o Trabalho - Início da temporada de furos

Retro escavadeira na ciclofaixa
Fui pelo trajeto longo na pedalada de ida para o trabalho na segunda feira. Clima bom, pouco vento e uma excelente descida no Morro da Lagoa, chegando logo em seguida à empresa. O retorno foi pelas SCs (401 e 403), onde fiz questão de registrar uma retroescavadeira trafegando pela ciclofaixa da SC-401 e ignorando as novas placas que indicavam ser ali o local de ciclistas e pedestres transitarem.

O tempo instável me fez chegar molhado na terça feira, quando passei por uma chuva perto do Morro do Desmoronamento. Um inesperado cansaço contribuiu para um ritmo fraco de pedalada. Pela primeira vez em 2012 eu passei pelo bairro João Paulo e, pouco depois, cheguei à empresa. Um vendaval com rajadas fortes de vento contrário foram os destaques do retorno em dupla até o trevo para Jurerê. Neste dia, levei 4 "finas" (automóveis passando muito próximos de mim, infringindo a lei que regulamenta a distância lateral de 1.5 m), sendo que 3 deles foram em acostamentos. Dois na ida e dois na volta. Cheguei bem cansado e, felizmente, sem maiores problemas.

Cerca de 20 minutos antes do despertador tocar, na quarta-feira, acordei com uma forte chuva e com um forte vento fazendo a janela tremer. Quase desisti de ir pedalando, mas decidi manter o despertador para o horário programado. Para minha sorte, ao acordar logo depois, a chuva estava terminando. Fui pedalando num bom ritmo, embora as ruas estivessem bem molhadas. Foi uma agradável pedalada até a empresa, quando passei pelo bairro João Paulo e completei 23.000 km pedalados para o trabalho, desde 2009. A volta foi sofrível, após o futebol e com bastante vento contra. Faltando 5 km, o pneu traseiro esvaziou. Parei no posto e o calibrei, mas, cerca de 5 min depois, novamente esvaziou: certamente a câmara estava furada. Desta vez enchi com uma bomba e fiz isso novamente após uns 1.5 km. Os últimos 200 metros foram empurrando a bike! :)

Vim em dupla na quinta feira e aproveitamos um vento amigo para pedalarmos forte e chegarmos à empresa com menos de uma hora de pedalada. O retorno foi sofrível, pois um vento contrário forte e constante fez meu ritmo diminuir bastante. Pelo menos a pedalada foi bem tranquila.

Planeta Atlântida
A sexta feira foi movimentada! Começou com a troca forçada da bike Guerreira pela bike Ventania em função do pneu traseiro da Guerreira estar furado. Encontrei com meu colega de pedalada próximo do viaduto novo da SC-401. Pedalávamos num bom ritmo, quando o pneu traseiro da bike dele furou, pela primeira vez, próximo ao pedágio. Parada para troca e, como o câmara reserva dele estava furada, pois o pneu tinha furado no dia anterior e ele não tinha remendado-a, emprestei minha câmara para ele. Remendamos a câmara furada. Cerca de 3 km depois, novamente o mesmo pneu furou. Outra troca, desta vez usando a câmera remendada há poucos minutos. Depois desta, conseguimos chegar à empresa.:)

Antes do retorno, muita, muita chuva. Aguardei um pouco e iniciei a pedalada quando a chuva tinha diminuído. Mesmo assim, em nenhum momento fiquei sem  pedalar sob garoa ou chuva e com o percurso todo molhado e com poças. E a bike Ventania não tem para lamas ! :) Decidi passar pelo Planeta Atlântida e fiz alguns registros. Mesmo com a forte chuva, a galera chegava animada. Cheguei em casa encharcado e feliz por outra semana completa!

Pedalei!


sábado, 7 de janeiro de 2012

Aniversário de 3 anos!

Ontem completei 3 anos desde que resolvi mudar radicalmente meu meio de transporte e, consequentemente, meu estilo de vida: passei a depender mais de meus esforços para me locomover, cortando drasticamente a motor-dependência que atinge uma grande população mundial!

No dia 6 de janeiro de 2009, pela primeira vez aqui em Florianópolis, fui pedalando para o serviço. Lembro-me que o sentimento foi de uma grande vitória. Não somente pela distância vencida, mas por perceber que poderia seguir um caminho diferente do que eu estava indo: sem praticar esportes, somente engordava e meu condicionamento físico estava terrível. Neste primeiro dia, foi difícil subir escadas, pois os músculos doíam e a volta não foi muito fácil, mas também consegui retornar! No dia seguinte, descansei da pedalada e por algumas semanas, essa era a minha rotina: pedalava num dia e descansava no outro. Hoje já pedalo todos os dias e, às vezes, por diversão, no final de semana! :)

O motivo principal que me levou a pedalar para o trabalho foi minha saúde: só nos primeiros 6 meses eu emagreci cerca de 14 kg, além de ter diminuído muito meu nível de estresse. Na época não era minha preocupação, mas hoje vejo que também estava contribuindo para o meio ambiente e para a melhoria do trânsito, retirando um carro de circulação!

Foram muitas situações pelas quais passei e costumo dizer que nunca uma pedalada é igual a outra. Já são quase 23 mil Km pedalados entre Casa x Serviço x Casa, num total de mais de 810 trechos, pelos quais enfrentei:

  • Alguns tombos, quase atropelamentos, ataque de vespas, pneus furados, sol forte, temporal, granizo, vendavais, frio intenso, congestionamentos, fechadas de veículos, quase trombadas com carros e bikes, buracos, cacos de vidro...
A partir do ano passado, comecei a vir pedalando em dupla e até em trio. Também já influenciei vários bikers, demonstrando que é possível pedalar por "grandes" distâncias em vias não muito seguras e sem muito espaço para bikes, desde que se tome cuidado. Fui capa de jornal em duas situações, contando sobre minhas pedaladas, o que deve ter incentivado pessoas a usarem a bike como meio de transporte.

Pelo menos 2 anos e 9 meses destas pedaladas se encontram registradas no meu blog.

Como não pretendo parar por aqui, espero ainda comemorar vários aniversários deste meio de vida!

Pedalei!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Pedalando para o Trabalho - Primeira Semana Completa do Ano

Ciclo Computador
Iniciei a semana pedalando pelo trajeto longo (Rio Vermelho / Morro da Lagoa) e estreando na Guerreira o ciclocomputador que comprei em dezembro. A pedalada rende mais quando se tem idéia da velocidade em que você está pedalando. Destaque também para a descida do Morro da Lagoa, onde nenhum carro me atrapalhou (à minha frente tinha apenas um motoqueiro, que serviu de base para a descida). Antes de retornar para casa, passei na Rodoviária. O anjo dos pneus da bike :) teve trabalho redobrado para evitar que os mesmos se furassem com algum das dezenas de cacos de vidro (de garrafas quebradas) existentes na ciclovia da Beira Mar Norte. Tirando este estresse do possível furo, o resto foi bem tranquilo.

Duas máquinas: a minha é mais saudável
para o meio ambiente, para mim e para
meu bolso! :)
Na terça-feira, após fazer um registro de "duas máquinas" :), pedalei em dupla, num ótimo ritmo, quando fui para a empresa, sem qualquer tipo de problema. Retornei pelo trajeto longo e fiquei admirado com a fluência no trânsito em torno da Lagoa da Conceição que estava ótimo, sem congestionamento. Consegui pedalar bem forte e fiz um excelente tempo.

A ida na quarta-feira foi em ritmo mais tranquilo, pois havia forçado bastante no dia anterior. Mesmo assim conseguir manter a média acima dos 25 km/h. A volta, após o futebol, foi quase uma cópia da ida: ritmo médio e sem problema. Cheguei em casa antes da claridade terminar.

Saí na quinta-feira disposto a pedalar num ritmo mais tranquilo. Entretanto, logo mudei de ideia e já comecei a pedalar forte, continuando neste ritmo inclusive quando comecei a pedalar em dupla. Cheguei à empresa com menos de uma hora de pedal e com uma ótima média de velocidade. O início do retorno foi num ritmo tranquilo, até cerca de uns 5 km, quando começamos a aumentar o ritmo e até fizemos alguns "tiros": meu colega pedalava forte, em torno de 37 a 39 km/h, durante 1 minuto, numa reta e depois eu o ultrapassava e mantinha uma média perto dos 32 a 34 km/h. Foi interessante, mas bem cansativo! :) Terminei a pedalada em menos de uma hora.

Sexta-feira viemos pedalando num ritmo de passeio. Após a metade do percurso a pista estava bem molhada e chegamos a passar por trechos com garoas. Nem um vento amigo foi suficiente para mantermos uma boa média, mas o objetivo hoje era mesmo fazer uma pedalada tranquila. O retorno foi pelo Morro da Lagoa / Rio Vermelho, onde aproveitei o ótimo dia para passar por uma das regiões mais lindas de Floripa, admirar os belos visuais e curtir o vento no rosto, enquanto pedalava e via os automotores travados nos congestionamentos! Vim num bom ritmo e consegui completar a pedalada sem problema.

Foi a primeira semana útil de 2012 e foi uma semana com pedalada em todos os dias!

Pedalei!