sábado, 26 de novembro de 2011

Pedalando para o Trabalho - Elevado e Ritmo Forte

Uma chuva na hora de sair, mesmo depois de já estar pronto, me fez desistir, adiando para o dia seguinte a pedalada.

Na terça eu estava lutando contra um vento contrário, quando avistei um biker de speed e, logo depois, uma outra apareceu. Acelerei o ritmo até ultrapassar o último. Este também acelerou e me ultrapassou. Juntos pedalamos forte e ultrapassamos a ciclista que estava à nossa frente. Em seguida ele diminuiu o ritmo, me deixou ultrapassá-lo e ficou na minha cola por um bom tempo, até ficar para trás. Um outro biker de speed me ultrapassou uns 10 min mais tarde, mas não consegui acompanhá-lo. Com toda esta pedalada em ritmo forte, acabei chegando com um bom tempo na empresa. Na volta eu "voei" e fiz um dos melhores tempos do ano, chegando em casa com cerca de 53 min de pedalada.

Na quarta feira a ida foi bem tranquila. Pedalava num bom ritmo, mas um forte vento contrário me impedia de ir melhor. Foi quando, perto do morro do desmoronamento, dois bikers de speed me ultrapassaram. Consegui acompanhá-los por uns 6 km, inclusive por subidas, ficando feliz com este feito! Tive uma surpresa na volta: a ausência de congestionamento no trecho duplicado  da SC-401 em função da liberação para tráfego, de uma das pistas do novo elevado. Aproveitei para pedalar pela pista interditada e parar sobre o elevado para fazer uns registros. Mais uns 20 min e chegava em casa.

Em função de compromissos, não pude pedalar na quinta feira.

Pedalada do Bigode
Já na sexta feira eu consegui acompanhar outro ciclista de speed, mas somente por uns 500 m, quando ele desviou e fez um retorno. Mantive uma forte pedalada e cheguei num ótimo tempo na empresa, com cerca de 53 min. Na volta participei da Pedalada do Bigode, onde partimos do Shopping Iguatemi em direção ao sul da ilha, chegando ao Terminal de Integração do Rio Tavares (TIRIO). Por volta das 21 hrs, iniciei a pedalada de retorno, indo em direção à Av. Osni Ortiga, Lagoa da Conceição, Rio Vermelho e chegando em casa após 1:20 min de pedalo. Para ver as fotos, clique aqui.

Foi uma semana bem proveitosa, onde pedalei bastante!

sábado, 19 de novembro de 2011

Pedalando para o Trabalho - Dupla e Duplo

Não é nenhum casal ou dupla sertaneja: somente alguns fatos desta semana de pedalada :).

Infelizmente chuvas mudaram meus planos na segunda e terça: troquei a bike por livro nestes dois dias de feriadão.

Na quarta feira, o dia melhorou e fui de bike, pedalando 4 dias após um bom descanso. A volta foi cansativa, pois aconteceu após o jogo de futebol.

A ida na quinta feira foi um pouco complicada, pois ainda estava um pouco cansado. Estava pensando em retornar pelo trajeto longo, mas um convite de um colega biker, me fez voltar pelas SCs, onde fomos pedalando em dupla. Fui à frente na maior parte do tempo e pedalamos forte. Pouco antes da metade do caminho nos despedimos e eu continuei a pedalada.

Com a previsão de tempo seco para sexta feira e uma vontade de pedalar com a bike Ventania pelo trajeto longo (Rio Vermelho / Morro da Lagoa), resolvi satisfazer minha vontade e saí um pouco mais cedo. No entanto, a previsão falhou e cheguei a pegar uns 30 min de chuva. Mesmo não sendo forte, como não tinha para-lamas na bike, acabei ficando bem molhado e diminuí um pouco o ritmo por questão de segurança.

O retorno também foi pelo Morro da Lagoa/Rio Vermelho, fazendo com que a pedalada de sexta fosse um duplo trajeto longo. Cheguei bem em casa, mesmo estando muito cansado.

Pedalei!

sábado, 12 de novembro de 2011

Pedalando para o Trabalho - Outra semana com 4

Esta foi uma boa semana de pedaladas e que mais uma vez usei a bike para ir para o trabalho em quatro dias. Somente na quarta feira deixei a magrela em casa, em virtude de um exame médico.

Destaques para a ida e para o retorno de quinta feira, quando levei 53 min para chegar à empresa (pedalei muito forte, inclusive ultrapassando ciclistas em bikes speeds, em função de sair atrasado) e enfrentei 20 min de temporal na volta, chegando encharcado em casa.  Também na quinta eu tive que trocar a camisa que levei para usar e um amigo me emprestou outra.

No retorno de sexta eu tive o auxílio de um vento amigo e levei somente 57 min para chegar em casa, finalizando outra semana de pedaladas para o trabalho!

Pedalei! :)

sábado, 5 de novembro de 2011

Pedalando para o Trabalho - Passeio e Descanso Forçados

Saí pedalando com a bike Ventania em direção ao serviço, pois a bike Guerreira pegou "férias", em virtude dos rolamentos da caixa de movimentação central ter estourado.

Nesta semana decidi voltar ao trajeto de ida passando pelo bairro João Paulo ao invés de pedalar pelo morro do cemitério próximo ao Floripa Shopping, por questão de segurança.

As pedaladas de segunda e terça feira foram bem semelhantes: ida com um pouco de vento contrário e temperatura friazinha e volta com vento amigo e ritmo de pedalada forte.

Na quarta-feira rolou as trilhas.

Caixa central estourada
A ida de quinta foi bem semelhante às duas primeiras. Como a tarde estava maravilhosa, decidi voltar pelo percurso longo (Morro da Lagoa/Rio Vermelho). Estava num bom ritmo de pedalada, quando comecei a escutar um barulho vindo da coroa. Parei e não vi nada. Recomecei o retorno e aconteceu o problema: o pedal travou e não conseguia pedalar. Tentei destravar pedalando para frente e também para trás, mas continuava na mesma. Aí dei uns bicudos no pedivela, na direção onde estava o problema. Coincidência ou não, pouco depois destravou.


Lagoa da Conceição
Decidi voltar somente utilizando as coroas média e pequena, pois o problema tinha ocorrido quando estava na coroa grande. Fui num ritmo de passeio, curtindo a paisagem do caminho e levando pelo menos meia hora à mais do que o normal. Adotei a postura do Rubinho "Pé de Chinelo": devagar e sempre! Cheguei cansado, após mais de 1 hr e 45 min, mas o mais importante foi ter chegado. À noite preparei a bike Ventania para o pedal de sexta, pois a Guerreira somente sairá agora em direção à oficina.


Lagoa da Conceição
A pedalada de ida para o trabalho na sexta-feira foi bem tranquila e rápida: com a bike Ventania e ausência de vento, pedalei num ritmo forte. Novamente resolvi retornar pelo trajeto longo, mesmo com o vento soprando contrário. A partir da Lagoa da Conceição, a ventania ficou bem forte e meu ritmo diminuiu. Aproveitei para curtir as belezas naturais e até parei para fazer uns registros.

Rio Vermelho
Ao passar pelo Rio Vermelho, resolvi tirar umas fotos de um lindo local que em breve virará um condomínio. Recomecei a pedalar e uns 25 minutos depois chegava em casa, exausto e feliz por esta agradável semana de pedalada!


Pedalei!

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Trilha do Rato e Trilha do Forte

Bikers no deslocamento inicial
Aproveitei o feriado para pedalar por duas trilhas existentes no norte da ilha: Trilha do Rato e Trilha do Forte.

O local da saída era ao lado do TICAN (Terminal de Integração de Canasvieiras), às 8 hrs. Logo após eu chegar, saímos em direção à primeira trilha. Durante o deslocamento, um biker amigo, companheiro de pedaladas para o trabalho, se juntou ao grupo. O grupo tinha 11 ciclistas, vários deles da Bike Dream.

Reagrupamento na Trilha do Rato
Ao chegarmos ao Canto do Lamin (local entre Canasvieiras e Jurerê), entramos em uma estrada de terra e muitas pedras, começando uma subida forte. No meio desta subida, viramos à direita, passando por um trecho single track (trilha que permite passar somente um ciclista por vez), com subida mais forte, e chegamos a um mirante. Após um breve momento, retornamos, chegamos à estrada inicial e entramos pelo caminho da esquerda, onde de fato iniciava a Trilha do Rato.

Mirante na Trilha do Rato
A trilha era muito técnica: single track, com muitas pedras no caminho, pequenas subidas e descidas bem inclinadas e galhos no chão e também arranhando braços e pernas. A "turma da elite" passou por este trecho com "um pé nas costas", enquanto a "galera do fundão", na qual me encontrava, foi com mais cuidado levando a bike para passear na trilha (empurrando-a) em vários momentos. Fizemos pelo menos uns dois reagrupamentos nesta trilha que tem visuais fantásticos. Após o último, pedalamos por um trecho bem técnico e bem agradável que terminou em Jurerê.

Desafiante no mato
Enquanto aguardávamos os últimos ciclistas chegarem, rolou um desafio: um biker bem técnico da elite resolveu desafiar um trechinho de subida muito íngreme e.... perdeu, para alegria dos que assistiam e inclusive dele próprio. Pouco depois partíamos em direção à Trilha do Forte. Devido a compromissos, dois ciclistas retornaram.

Caminho legal para a Trilha do Forte
Antes de chegarmos à Trilha do Forte, "escalamos" dois paredões e depois passamos por um caminho bem legal, com um calçamento muito bom para se pedalar e ótimos visuais.  Esta trilha era bem mais pedalável e também mais curta. Fizemos um reagrupamento numa grande rocha que nos possibilitava um lindo visual de várias praias e inclusive de outras cidades na parte continental.

Mirante da Trilha do Forte
Após a chegada do último, ao invés de continuarmos a trilha em direção à Praia de Daniela, retornamos para Jurerê Internacional. Eu e mais dois (que iriam para os Ingleses) avisamos ao grupo que não precisavam nos esperar, pois pedalaríamos num ritmo mais tranquilo, o que de fato aconteceu.

Reagrupamento na Trilha do Forte
Ao passarmos pelo ponto de encontro inicial, nos despedimos de 3 bikers que por lá se encontravam colocando as bikes no carro para irem embora. Mantivemos um bom ritmo e pouco depois chegávamos aos Ingleses. Um ciclista foi em direção à orla norte, enquanto eu e o outro fomos comprar pão. Pouco depois cheguei em casa, tendo aproveitado este feriado para pedalar cerca de 40 km por lugares lindos, trilhas muito legais e junto com uma galera Show de Bike!

Trilhei!

ps: pegamos um pouco de chuva e trechos de lamas nas trilhas, o que deixou esta pedalada com mais cara de uma verdadeira trilha! :)

Clique aqui para ver todas as fotos da pedalada.