sábado, 29 de outubro de 2011

Pedalando para o Trabalho - Novo Visual

Esta semana a bike Guerreira ganhou um novo visual: instalei um bagageiro (garupa) nela, para poder carregar minha mochila ao pedalar para o trabalho. Era um acessório que gostaria de já ter instalado há muito tempo e, como dizem por aí: antes tarde do que nunca! Fiz uns registros de como ela ficou, após chegar à empresa na pedalada de segunda feira. Tá certo que ela não ficou muito bonita, mas certamente ficou extremamente funcional!

Na terça feira estava chovendo bastante antes de eu sair de casa e acabei adiando a pedalada para o dia seguinte.

Na quarta feira, como tenho feito nas últimas semanas, pedalei, joguei futebol e retornei pedalando. Estava um pouco cansado na volta, mas foi uma ótima pedalada.


A ida na quinta feira foi um pouco complicada em função do cansaço acumulado, mas a volta foi bem difícil, pois um vento contrário bem forte me acompanhou durante todo o percurso. Cheguei até a pensar em parar e aguardar um pouco, para ver se ele diminuía, mas decidi seguir em frente, gastando cerca de 1hr e 13min para chegar em casa.

Para compensar, as pedaladas de sexta foram ótimas!

Pedalei!

sábado, 22 de outubro de 2011

Pedalando com a Família

Passeio em Família
O sábado de sol estava propício à uma pedalada. Como iríamos visitar uns apartamentos que estão próximos da  nossa residência (cerca de uns 2 km), optamos pelas bikes como nossos meios de transporte: três bicicletas, uma com cadeirinha, para quatro pessoas.

Passeio em Família
Fomos pedalando em ritmo de passeio, normalmente minha esposa levando minha filha mais nova à frente, a outra filha no meio e eu fazendo o fechamento do grupo.

Passeio em Família
Tanto a ida, como a volta, foram bem tranquilas, nos permitindo praticar um exercício bem agradável, num dia bem gostoso e proporcionando ótimos momentos em família.

Pedalamos!

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Pedalando para o Trabalho - Objetivo Conquistado



Hoje consegui completar meu objetivo desta semana: fui pedalando para o trabalho nos cinco dias úteis, mesmo tendo enfrentado chuva e vento fortes, cansaço e escuridão.

Praia Mole
A ida foi bem tranquila. Somente o cansaço acumulado me fez pedalar num ritmo mais tranquilo. Mesmo assim, ainda tive gás no final para alcançar e ultrapassar um colega biker que também trabalha lá na empresa e estava pedalando em direção à empresa, vindo da cidade de Palhoça, localizada na Grande Florianópolis.

Praia Mole
O lindo dia me fez mudar o roteiro e encarar a volta pelo trajeto longo (Morro da Lagoa/Rio Vermelho). E valeu à pena. Resolvi parar na Praia Mole para fazer alguns registros. Novamente pedalei num ritmo tranquilo, aproveintando para descansar ao observar as paisagens e curtindo a pedalada.

Cheguei em casa feliz pelo ótimo retorno e por ter conseguido completar meu objetivo semanal.

Pedalei e Conquistei!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Pedalando para o Trabalho - Batismo de Água e Indiguinação

Mesmo sendo dia de futebol e chegando a jogar alguns minutos na linha, a pedalada de quarta-feira foi tranquila, apesar do cansaço. Ainda peguei claridade na maioria do trajeto, mesmo tendo começado o retorno por volta de 18:50. Destaque negativo para os carros que trafegavam pelo acostamento, com o objetivo de ultrapassar os carros parados no trecho de duplicação da SC-401.

Apesar do clima que prenunciava uma chuva e do grande cansaço, iniciei hoje a pedalada num bom ritmo. Estava estreando a pochete ganhada no dia anterior. No topo do Morro dos Ingleses, já sentia alguns pingos  e vi que a chuva estava a pouco mais de 2km pela frente. Poucos minutos depois, uma tempestade caía e eu decidi não parar. O acostamento estava alagado e até os motoqueiros, mesmo com roupas apropriadas para chuva, resolveram parar nas casinhas de ponto de ônibus (tinha uma com umas 5 motos na frente). Esta chuva forte demorou uns 3 min, virando uma garoa e parando logo depois. Mesmo não tendo demorado muito,  a tempestade foi suficiente para me encharcar completamente e fazer o batismo de água da nova pochete! :)

Consegui manter o ritmo e já estava prestes a chegar à empresa, quando um carro que estava pouco à frente, parou antes de uma faixa de pedestre, ligando o pisca alerta. Tinha espaço para eu passar ao lado dele e, quando estava prestes a ultrapassá-lo, um motoqueiro que devia estar desatento e não o viu parando, começou a buzinar e, ao invés de frear para tentar parar, diminuiu um pouco a velocidade e jogou a moto para cima de mim. Consegui frear a bike o suficiente para ele passar e quase caí, tendo que controlar o pneu traseiro que derrapou. Xinguei  o motoqueiro um monte, mas nem sei se ele escutou. Foi embora e nem pediu desculpa, me deixando bastante indignado. Pouco depois chegava à empresa.

Durante a tarde mais chuva caiu. E iniciei o retorno com uma chuva forte caindo. Fui com bastante cuidado, controlando a bike Guerreira, bem mais nervosa em função do asfalto molhado ou mesmo através das poças d'água e consegui pedalar bem na chuva. Nos últimos cinco quilômetros, quando a chuva se tornou uma garoa, um vento contrário bem forte apareceu. Cheguei em casa exausto, ensopado e feliz pela boa pedalada que tive!

Pedalei, Indignei-me e Encharquei-me! :)

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Pedalando para o Trabalho - Horário de Verão, Cinzas e Chuva


No primeiro pedal (nesta segunda) após o reinício do horário de verão, tive que esperar uns 10 min para o dia clarear, pois por volta das 6:15 ainda estava muito escuro. A temperatura estava um pouco fria, mas com uns 10 min pedalando já estava agradável! Fui num ritmo tranquilo, para poder deixar o corpo se adaptar ao esforço físico feito num horário que ainda estaria dormindo. Nem precisei de muito tempo para me adaptar, sendo mais tranquilo do que esperava e chegando bem à empresa.

A volta foi diferente. Animado com a claridade e o bom clima, pedalei forte e levei menos de uma hora para chegar em casa.

Na terça-feira eu acabei perdendo o horário e saindo tarde. Para compensar, fui pedalando forte desde o início e mantive um ótimo ritmo que acabou me permitindo chegar com menos de uma hora à empresa.

Floripa com cinzas vulcânicas
Foto: Djôni Müller
Durante a tarde, parecia que uma neblina estava tomando conta da paisagem. Depois fui saber que eram cinzas vulcânicas(*) vindas de um vulcão chileno. Não demorou muito e estas cinzas acabaram por iniciar uma forte chuva, a qual diminuiu a intensidade, mas ainda caía, quando iniciei o pedal de retorno.

Meu objetivo era pedalar num ritmo de passeio, pois a Guerreira fica 'nervosa', devido aos pneus finos e lisos, quando se está chovendo. E ontem ainda tinha o adicional das cinzas, deixando o asfalto ainda mais sujo e escorregadio. Para minha sorte, peguei mais trechos de garoa do que propriamente chuva. E fui num ritmo bem tranquilo, principalmente nas descidas, evitando uma possível queda.

Foi mais fácil do que acreditava que seria inicialmente e, mesmo passando por ventos e chuvas fortes na descida do Morro dos Ingleses, cheguei tranquilamente em casa, tendo pendalado neste dia 'cinzento' :).

Pedalei!


(*) As cinzas trazem gases oxidantes SO2, SO, CO2, CO, NOX, H2 que podem gerar os seguintes sintomas mais comuns : dores de cabeça, olhos lacrimejando ou sensação de pedras nos olhos, cansaço fora do normal e boca ressecada. Deve-se evitar exercícios ao ar livre, incluindo-se longas pedaladas.



sexta-feira, 14 de outubro de 2011

20 mil Km Sobre Pedais

O dia já estava bem claro quando comecei a pedalar. Novamente, como na terça feira, meu objetivo era ir bem tranquilo, sem forçar, apenas num bom ritmo, para poder chegar tranquilo à empresa. Felizmente consegui, chegando sem problemas e numa boa pedalada ao trabalho.
Iniciei o retorno já com a escuridão no céu. Foi uma pedalada bem agradável, rápida e sem problemas, neste pedal que me fez ultrapassar os 20.000 km pedalados para à empresa. Entre idas e vindas, são 710 pedaladas, desde janeiro de 2009!

Se Deus quiser e o fôlego permitir, ainda pretendo pedalar muito mais quilômetros!

Pedalei!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Níver de 2 Anos

Níver de 2 anos do Blog

Ontem completou-se dois anos desde que fiz meu primeiro post neste blog. São mais de 400 postagens, 21 seguidores públicos e mais de 10 mil visualizações! 

Nestes 2 anos, relatei algumas de minhas memórias, participações em pedaladas com Grupos, sozinho, em competições, passeios, trilhas e todas as pedaladas para o serviço.

A partir de hoje, pretendo fazer diferente: relatar apenas fatos mais relevantes, deixando de relatar todas as pedaladas para o serviço e postando somente aquelas que algo de interessante tenha ocorrido. O objetivo é trocar quantidade por qualidade! :)

Obrigado a todos que participaram direta ou indiretamente deste blog, seja através de comentários, incentivos, mensagens ou apenas visualização.

Já são dois anos de postagens e pretendo continuar por um bom tempo ainda, se Deus quiser!

Postei! :)

domingo, 9 de outubro de 2011

2o. Revezamento Caminhos da Fé

Estátua de São José que fica
na beira mar continental

Preparativos

Saí de casa em direção à São José, de carro, dentro do horário previsto e com uma chuva fraca caindo. Aos poucos a chuva parou e o sol começou a surgir.

Meia hora antes do horário da largada já estava no ponto de partida, próximo à estátua de São José. Encontrei vários bikers, cumprimentando alguns, papeando com outros enquanto aguardava a largada. 

Antes da largada
Às oito da manhã foram passados uns avisos e logo em seguida um padre orou e abençoou os ciclistas que iriam participar do 2o. Revezamento dos Caminhos da Fé. 


Primeiro Trecho - Largada

Cerca de 8:15 soou a sirene da largada neutralizada. A Guarda Municipal e a Polícia Militar foram à frente dos ciclistas durante cerca de  6 km, até chegarmos à SC-407, onde de fato a competição começou, com os competidores liberados para irem no ritmo desejado.

Este trecho inicial era de paralelepípedos. Mesmo assim, o ritmo dos bikers era bem forte, como se estivessem no asfalto. Consegui me manter junto com o pelotão da frente até a parte do asfalto, quando os líderes começaram a escapar. Já no início, meu ciclocomputador não funcionava corretamente e quase parou durante a prova. 

Fui mantendo minha pedalada e ultrapassando alguns, sendo ultrapassado por outros, até ficar junto com mais três que seguiam num ritmo parecido. No primeiro ponto de troca (P1) de ciclista (para quem competia na modalidade quarteto, em São Pedro de Alcântara, ainda vi uma parte do grupamento que liderava, mas já não consegui acompanhar os bikers que eu estava junto. Este primeiro trecho foi bem puxado, com muitas subidas e o percurso sem estrada de terra. O sol já castigava bem e nos acompanhou até o final da competição.


Segundo Trecho - Probleminhas

O próximo ponto de troca ficava em Betânia (comunidade de Angelina) e o percurso era basicamente em estrada de terra e com muita subida. Na primeira delas eu consegui chegar perto dos ciclistas que estava acompanhando, mas não cheguei a ultrapassá-los. Neste percurso consegui manter uma boa média, mas tive que parar a bike duas vezes em virtude de problema com a peça que passa as marchas da coroa, me fazendo perder tempo e quebrando o ritmo da pedalada. Destaque para a paisagem deste trecho (que é muito linda), para as subidonas intermináveis e também um trecho de descida bem forte, que exigia bastante cuidado por parte dos ciclistas.


Terceiro Trecho - Grandes problemas

Passei pelo P2 em Betânia atrás de um biker que estava bem veloz nas descidas. Consegui acompanhá-lo por um bom tempo, até que ele se distanciou. Mais uma vez tive problema com o passador de marchas. Desta vez não perdi muito tempo, mas tive que novamente parar a bike. Dois bikers passaram por mim e comecei a seguí-los, mas acabaram se distanciando em um trecho de descidas. No entanto, ao chegar à subida forte de quase 2 km, ultrapassei-os e também alguns outros. Após chegar ao topo, veio uma descida alucinante, com muitas curvas perigosas em um terreno de terra e britas. Por pouco, no final, eu não caí em uma delas, tendo que controlar uma derrapada para conseguir ficar sobre a bike. 

Biker amigo que arrumou a câmara
Passado este trecho de descida, vieram os paralelepípedos, já na área urbana de Major Gercino e, com eles, a transformação da minha corrida: de competição para apenas um passeio com o objetivo de conseguir chegar. Isto porque o pneu traseiro furou logo no início deste trecho. Levei uns 10 min para trocá-lo, enquanto via vários competidores passando por mim. Montei o pneu e decidi que tentaria pedalar mais forte, para tentar recuperar o tempo perdido. Foi quando, passado uns 200 m, percebi que o mesmo pneu traseiro estava novamente furado. Iniciei a troca, mas, desta vez, tinha outro problema: não tinha estepe. Além de perder mais uns 5 min retirando o pneu, ainda fiquei aguardando algum biker caridoso que me emprestasse uma câmara. E, para minha felicidade, após alguns minutos, quando vários já tinham passado sem parar, um biker amigo parou e me emprestou a câmara, indo embora logo em seguida.

Coloquei o pneu e finalizei a troca, partindo com disposição semelhante ao início da prova, com o objetivo de recuperar um pouco do tempo perdido (uns 30 min pelo menos) e passando pelo P3 logo em seguida.


Quarto Trecho - Recuperação e chegada

Imprimi um ritmo forte e fui ultrapassando vários competidores. Alguns tentaram me acompanhar, mas acabavam ficando para trás depois de um tempo. Um deles, que chegou a pedalar junto durante vários quilômetros, acabou tendo que ficar para trás devido à quebra de um dos pedais da bike. Este último trecho foi o mais tranquilo para se pedalar, a maior parte do percurso era bem plano e também tinha altos visuais. Um pouco antes de passar por São João Batista, ultrapassei o biker amigo que me emprestou a câmara e continuei pedalando forte. A próxima cidade já era Nova Trento, só que a ansiedade do término, a distância para o Santuário de Madre Paulina e a subida final, fizeram parecer que a distância era muito maior!

Rampa íngreme na chegada
Ainda consegui ultrapassar dois competidores, antes de chegar à escalada final: uma íngreme rampa, anterior à linha de chegada, fechando com chave de ouro o desafio dos 119 km desta excelente competição!

Completei o percurso após cerca de 5 hrs e 15 min de tempo gasto desde a saída de São José e ficando em 10o. na minha categoria. Foi uma verdadeira peregrinação ciclística pelos Caminhos da Fé!


Santuário de Madre Paulina e pórtico de chegada
Considerações Finais
Estátua de Madre Paulina
  • O Santuário é muito bonito e com um visual privilegiado! Quem não foi visitá-lo, certamente perdeu uma ótima oportunidade de conhecer um lindo monumento.
  • O cenário de quase toda a competição é maravilhoso.
  • A prova foi muito bem organizada. Um ponto a se melhorar para a próxima é o fornecimento de água durante a competição, especialmente entre o trecho 3 e o 4 que, diferente dos outros anteriores, não teve nenhum ponto de hidratação.
  • Foi muito legal ver competidores chegando quase com o tempo estourando, vencendo este desafio.
  • O organização está de parabéns! A prova foi Show de Bike!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Pedalando para o Trabalho - Comprando um Terreninho

O objetivo da pedalada de hoje era ir mais tranquilo, sem forçar, apenas para manter o giro, pois tenho que guardar gás para a competição de domingo: 115 km por estradões de terra e alguns trechos de asfalto!

O dia estava excelente para o pedal, principalmente pela ausência de vento e eu pedalava num ritmo bom com a bike Guerreira, já deixando a bike Ventania descansando para o domingo. Infelizmente, não me atentei ao fato da grande diferença entre elas: enquanto a primeira tem pneu fino e slick, a segunda está com pneus grossos e próprios para MTB. Como essa semana só pedalei com a Ventania, estava mais adaptado aos pneus próprios para terra.

Ao desviar pelo trajeto alternativo às obras de duplicação e prestes a entrar na SC-401, tive que passar por uma curva fechada num terreno cheio de areia e britas. Resultado: derrapei e caí de lado, ou como diz a Galera do Pedal Continente: Comprei um Terreninho na SC-401 ! :)

Foram somente uns raladinhos (cotovelo esquerdo, peito, coxa e canela direita), um furo na bermuda, o fecho da pochete que arrebentou e a lanterna traseira que se soltou. Mas continuei a pedalar assim mesmo... Agora, a hora do banho é que as feridas arderam todas em conjunto! :) Faz parte! :)

Antes do retorno, comprei pedais novos, pois os atuais estavam detonados e um câmara reserva para pneu fino (1.5). Na volta eu contei com um vento amigo e também vim num ritmo tranquilo, chegando bem neste meu último pedal da semana.

Pedalei, Caí e Comprei! :)

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Pedalando para o Trabalho - Ventos e Pinche

Enquanto me arrumava escutava o vento e já estava prevendo dificuldades para ir pedalando. Ao contrário do que eu imaginei, quando iniciei a pedalada, percebi que era um vento amigo. Mesmo com a ajuda dele, meu ritmo não estava tão bom, mas fui melhorando. Consegui chegar com menos de uma hora à empresa.

Após o futebol, quando já estava bem escuro, comecei o pedal. Torcia para que o vento tivesse virado, mas não foi bem assim. O vento agora era contrário e somado ao cansaço, me fez ir num ritmo mais lento. Mesmo assim disputei um "pega" com um caminhão carregado numa subida forte e ganhei! :) Aproveitava os momentos em que o vento parava um pouco para aumentar minha média.

Ao passar pelo trecho da duplicação, fiz o mesmo percurso de ontem, mas me deparei com um pinche cobrindo cerca de uns 200 m de pista. Tentei ir pela lateral, mas não tinha espaço. Comecei a caminhar ao lado da bike, mas também não dei. Acabei por ir pedalando bem devagar. Mesmo assim, o pinche grudou nos pneus e, depois, à medida que pedalava, saiu dos pneus e veio para mim!

Cerca de 20 min depois chegava em casa um pouco sujo, mas feliz por mais outra pedalada.

Pedalei e Pinchei! :)

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Pedalando para o Trabalho - Bons Pedais

O dia estava claro e um pouco frio, quando iniciei a pedalada. Fui num bom ritmo e, apesar de um quase "encontrão" com um motoqueiro já no final do percurso, nada de mais aconteceu. Pouco depois chegava à empresa.

O retorno foi tranquilo. No início da SC-401, passei por um trânsito congestionado e fui seguindo num ótimo ritmo, apesar de um vento contrário insistir em me atrapalhar. Não fui direto para casa, pois precisar comprar câmara reserva para a bike Guerreira: não encontrei para pneu aro 26 e largura 1.5. Este é um dos motivos que estão me fazendo usar a bike Ventania. O outro é treinar para a competição que acontecerá domingo. Cheguei em casa após passar em dois lugares.

Pedalei!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Pedalando para o Serviço - Somente Trajeto Longo

Após vários meses, resolvi ir pelo Trajeto Longo (Rio Vermelho / Morro da Lagoa). O dia amanheceu bonito e já estava bem claro e sem vento, quando iniciei a pedalada usando a bike Ventania. Fui pedalando num bom ritmo, passando pelos trechos planos e conseguindo vencer os morros fortes. Na descida do Morro da Lagoa, o tradicional congestionamento me fez descer com bastante cuidado. Cheguei bem à empresa e feliz por ter conseguido vir sem problemas pelo trajeto longo.

O tempo mudou antes do retorno: céu nublado e um vento sul soprando forte. Novamente decidi ir pelo trajeto longo. Subi o Morro da Lagoa e passei pela Lagoa da Conceição, onde tive um choque de ventanias: a bike e o vento forte. A areias das dunas próximas à lagoa me incomodaram bastante. Ao começar a subir em direção à Praia Mole, o vento sul, felizmente, começou a me ajudar. Fui aproveitando o vento e aumentando o meu ritmo. Durante o resto da pedalada, estava pedalando em velocidades acima de 30 km/h na maioria do percurso.

Somente tive um pouco de problema no final da Rod. João Gualberto, onde a pista esburacada e o grande movimento de carros, motos e pedestres me atrapalharam e não me permitiram manter uma alta velocidade. Cheguei pouco tempo depois, tendo feito meu terceiro melhor tempo, neste trajeto, neste ano.

Pedalei e Voei! :)