quinta-feira, 30 de junho de 2011

Pedalando para o Trabalho - Ótima ida, complicada volta

Decisão acertada! Não deixei pronto o material para ir de bike, pois choveu durante quase todo o dia anterior e a previsão para hoje era de mais chuva. Entretanto, programei o despertador para me acordar no horário que desperto quando vou de bike. Valeu à pena! Acabei me atrasando um pouco para arrumar as coisas e logo já estava a pedalar.

As ruas e estradas ainda molhadas e um clima úmido poderiam atrapalhar um pouco, mas a temperatura agradável e a ausência de vento compensavam. Fui pedalando forte, conseguindo manter um bom ritmo e chegando à empresa com menos de uma hora de pedalada!

Achava que a volta seria boa, mas após algum tempo depois de iniciado o pedal, rajadas de vento contrário apareceram junto com um cansaço, pois meu preparo diminuiu após as férias e uma chuva fina. A média de velocidade diminuiu, mas consegui chegar bem em casa, tendo curtido este ótimo dia de pedal!

Pedalei!

ps: segue um registro das rodas novas da Guerreira! :)



terça-feira, 28 de junho de 2011

Pedalando para o Trabalho - Mais Gelado & Novo Biker

O dia amanheceu mais gelado do que ontem. Pelo menos, para melhorar, só encontrei vento contrário nos 5 km iniciais. Depois, achei que meu rendimento ficaria melhor, mas o frio intenso e um freio raspando nos aros traseiros, atrapalhou minha pedalada.

Não tinha feito o registro anteriormente, mas ganhei, na competição do 1o. Mtb Pedra Branca, um par de Aros VZAN. Como os aros tinham 32 furos (para colocar raios) e os cubos da Guerreira possuíam 36 furos, também tive que trocar os cubos das rodas dianteira e traseira. Ficou Show de Bike!

Voltando à pedalada, não consegui manter um bom ritmo e cheguei à empresa num tempo acima da minha média, com os dedos das mãos e dos pés gelados! :)

Antes de iniciar o retorno para casa, tive que passar numa agência bancária. Quando estava prestes a sair, um funcionário da agência me abordou e me perguntou sobre grupos de bikers, se eu conhecia algum e se poderia ajudá-lo a entrar para um. Ele tinha comprado uma bike há pouco tempo, tem pedalado sozinho, mas quer pedalar junto com outros bikers. Conversamos um pouco e fiz algumas indicações. Pelo visto, em breve, um novo biker estará pedalando num grupo! :)

A pedalada de volta foi bem tranquila, principalmente após eu ter regulado o freio traseiro, antes de iniciar o pedal! O rendimento foi bem melhor! Cheguei em casa gelado, mas contente por mais uma pedalada.

Pedalei!

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Pedalando para o Trabalho - Retorno numa Gelada & Acidente Fatal

Hoje retornava ao trabalho, após duas semanas de férias, contando com o feriadão. E, para comemorar, os presentes foram: temperaturas geladas, abaixo de 10 graus e um vento contrário forte, com rajadas mais fortes ainda!

Coloquei uma blusa de manga comprida e uma bala clava e fui encarar a geladeira. O vento era o que tornava mais complicada a pedalada, pois não me permitia ter um bom ritmo, mesmo tentando pedalar forte.

O dia já estava claro, com o sol começando a aparecer e sem nuvem no céu, quando, no final das obras de duplicação da SC-401, um caminhão dos Bombeiros, com sirene e luz ligadas, passou por mim. No pedágio eu observei a placa que indicava que estava há 50 dias sem mortes neste trecho de estrada. Naquele momento, esta placa já estava desatualizada.

Ao iniciar a subidinha do Morro do Desmoronamento, vi um trânsito congestionado, o caminhão dos Bombeiros e ambulâncias parados, um helicóptero sobrevoando a área e viaturas da Polícia Rodoviária. Ao me aproximar mais um pouco, enquanto o helicóptero pousava, constatei que havia ocorrido um acidente grave, com vários carros. Fiz alguns registros (onde está o helicóptero?) e continuei a pedalada, após um policial me informar que pelo menos uma pessoa havia morrido.

Cerca de 25 minutos depois chegava à empresa, com um tempo bem acima do meu tempo médio, mas bem feliz pela coragem e determinação de conseguir pedalar com condições tão adversas.

A volta foi muito parecida com a ida, mas com a temperatura um pouco mais alta e sem acidente. Ventos laterais, contrário e amigo, este último tipo em menor quantidade, apareceram durante quase todo o percurso. Até quase a metade ainda tinha claridade. O restante foi sem luz natural. Pedalei forte, mas o rendimento não foi muito bom.

Cheguei em casa com pouco mais de uma hora de pedalada, numa média de 25 km/h. Venci o gelo e o vento!

Pedalei!

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Pedalada pelas praias num dia chuvoso

Acordei cedo para ir pedalar: chuva fina e vento forte. A cama me chamando e um cansaço acumulado falaram mais forte e desisti da pedalada. Ou melhor, adiei.

Acabei saindo por volta das 17 hrs, somente com vento forte e ruas molhadas. Fui em direção ao Mirante do Bom Jesus, seguindo para a Praia Brava, passando por Canasvieiras e em seguida Jurerê tradicional e internacional, chegando à Praia do Forte já escuro. Foram 27.6 km pedalados durante 1 hr e 6min.

Descansei um pouco, comi uma fruta, "bati um papo" com um Totó e recomecei a pedalar.

O morro da Praia do Forte é provavelmente um dos mais íngremes da ilha. Depois de vencê-lo, pedalei, tendo vento contrário médio em vários trechos, por Jurerê internacional e nacional, Canasvieiras, Mirante da Cachoeira do Bom Jesus, chegando à minha residências após 1hr 52min e 40seg com 44.2 km pedalados (contando a ida e a volta).

Pedalei!

Anotação: há vários meses algumas obras entre os bairros Cachoeira do Bom Jesus e Ponta das Canas destruíram o asfalto de uma das pistas e também a ciclovia existente lá, causando confusão e perigo no trânsito. Quem for para lá, deve tomar muitíssimo cuidado!

domingo, 19 de junho de 2011

Circuito Morros do Norte da Ilha

Objetivo: pedalar pelos morros mais íngremes do Norte da Ilha de Florianópolis, no menor tempo possível, zerando todas as subidas.

Percurso: Ingleses, Morro dos Ingleses, Morro do Mirante do bairro Cachoeira do Bom Jesus, Morro do Mirante da Praia Brava, Praia Brava, Morro do Mirante da Praia Brava, Morro do Mirante do Bom Jesus, morro entre os bairros Vargem Grande e Rio Vermelho, Rio Vermelho e Ingleses.

O dia já estava claro, com sol, poucas nuvens, pouco vento e temperatura bem agradável.

Saí pedalando em direção ao Morro do Mirante do Bom Jesus Após passar pelo topo, uma descida bem forte, onde passei dos 70 km/h. Segui em direção a Praia Brava onde cheguei após passar pela forte subida do Morro do Mirante da Praia Brava. Fiz o retorno na praia e a primeira parada, após 32 minutos e 12 km de pedalada, foi neste mirante, onde fiz alguns registros.

Aproveitei para descansar um pouco, pois a próxima parada prevista seria no morro entre a Vargem Grande e o Rio Vermelho.

Voltei a pedalar e, logo de cara, uma forte descida. Pouco depois um trecho plano, até chegar à subida para o Mirante do Bom Jesus. Descida para o Morro do Ingleses e do Morro dos Ingleses para a Vargem Grande. Mais um trecho plano e em seguida o asfalto terminou e um novo morro começou.

No início do morro tive uma parada imprevista, quando 3 cachorros, 2 de porte médio e um grande, vieram latindo em minha direção. Parei a bike e fiquei olhando para eles. Ainda latiram um pouco, mas acabaram saindo. Recomecei a subir e cheguei ao topo do último morro. Procurei um lugar na descida para poder registrar a Praia de Moçambique e tirar fotos.

Enquanto comia uma fruta, dois cachorros se aproximaram e fiz uns afagos neles! :) Terminei a descida, chegando ao Rio Vermelho.

Novamente enfrentei um vento contrário forte até chegar na minha residência, após 38 km pedalados em 1hr 38min e 40seg.

Pedalei e Subi! :)

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Volta ao Morro da Lagoa e Filmagens

O dia amanheceu lindo, mas um pouco frio e com muito vento Noroeste! Meus objetivos:
(1) dar uma volta, saindo dos Ingleses, passando pelo bairro Cachoeira do Bom Jesus, João Paulo, Morro da Lagoa, Praia Mole, Rio Vermelho e retornando;
(3) levar algumas encomendas para a empresa onde trabalho;
(2) filmar duas descidas: a do Morro da Lagoa e a do Mirante da Pria Mole.

Em vista do vento, a ida seria tranquila, mas a volta seria complicada. Previsão acertada! :)

Cerca de 9 minutos após iniciar a pedalada, parei no primeiro mirante do caminho. Fiz uns registros do Mirante do Bairro Cachoeira do Bom Jesus. A próxima parada seria um pouco mais de uma hora depois, quando chegasse à empresa onde trabalho, cerca de 30 km de distância. Saí pedalando forte e inicialmente enfrentando um vento lateral. Passei pela "ciclotrilha" do Bom Jesus e fui em direção ao Canto do Lamim, chegando à SC-401 logo no trecho das obras de duplicação.

Após um total de 32.3 km pedalados em 1hr e 11min, cheguei à empresa, cumprindo um dos meus objetivos, ao entregar as encomendas. Aproveitei para completar a garrafinha de água, comi duas frutas, descansei um pouco e voltei a pedalar.

O corpo tinha esfriado um pouco, mas a subida do Morro da Lagoa logo o esquentou novamente! Fui vencendo o morro aos poucos e após cerca de 11 minutos eu chegava ao Mirante do Morro da Lagoa.

Tirei algumas fotos e preparei o MP4 para fazer a primeira filmagem do percurso. A câmera foi fixada numa placa posicionada à frente do guidon. Quanto maior a velocidade, mais a placa se inclinava e o chão era filmado. Segue o vídeo!



Mesmo após a filmagem, acabei deixando a câmera já pronta para a próxima.

Fui pedalando em direção ao centrinho da Lagoa, admirando as paisagens e aproveitando o dia maravilhoso. Passando pela avenida da Rendeiras, percebi que o lindo dia contagiava a todos que por ali se encontravam.

Após cerca de 20 minutos de pedalada e tendo subido os 3 morros fortes, cheguei ao terceiro mirante, desta vez o Mirante da Praia Mole. Tirei algumas fotos e verifiquei se a câmera estava instalada adequadamente, pois o objetivo era filmar a descida alucinante!

O vento contrário não me permitiu atingir uma alta velocidade, mas pelo menos consegui passar dos 70 km/h. As condições para a descida estavam ótimas e consegui descer numa boa. Segue a filmagem:


O restante do caminho era composto de planos, leves subidas e uma forte descida. Acreditava que seria bem tranquilo, mas me enganei completamente.

O vento contrário muito forte, com rajadas mais fortes ainda, me fizeram sofrer bastante! No caminho entre a Barra e o Rio Vermelho, ainda consegui manter uma média razoável, mesmo tendo que pedalar muito forte.

Já no trecho a partir do Rio Vermelho e especialmente no Travessão, tive vontade de parar, descansar e esperar, pois enfrentava uma ventania. Fui conquistando cada metro, até conseguir chegar aos Ingleses. Aproveitei a parada para descansar um pouco ao comprar pão e, pouco depois, chegava à minha residência.

Foram 64.5 km pedalados em 2hrs e 45min e com todos os objetivos conquistados!

Pedalei, Filmei e Conquistei!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Pedalando para o Futebol

Após passar algumas horas arrumando os pneus da bike Ventania, saí muito atrasado para ir pedalando para o futebol que aconteceria numa quadra bem próxima à empresa onde trabalho.

Aproveitando a energia acumulada, a disposição para chegar o mais rápido possível, o fato de estar mais leve, pois não levava mochila e um vento médio amigo, fui pedalando bem forte, conseguindo uma excelente média de velocidade. Mesmo tendo que diminuir um pouco na região das obras de duplicação, consegui manter um ótimo ritmo e cheguei à quadra após 54 minutos de pedalo em uma distância de 27 km e com uma média de 30 km/h! :)

Cheguei bem aquecido :) e pouco depois já estava jogando. Digamos que o cansaço da vinda e a consciência que ainda teria que pedalar mais 27 km e provavelmente com vento contra, não me permitiram exibir toda minha categoria futebolística :).

Constatei que minhas previsões se confirmaram, quando iniciei o retorno: cansaço, vento contrário forte e escuridão. Ainda me distraí em alguns momentos, tentando ver o eclipse lunar. Tá certo que o céu com muitas nuvens dificultou, mas, nos vários momentos em que a lua apareceu, cheia e luminosa, não vi nada de eclipse.

No trecho das obras de duplicação, perto do semáforo, aproveitando que estava com pneu próprio para mountain bike, resolvi passar por dentro da obra. Foi uma "trilha" bem legal, de uns 50 metros e pouco depois voltei para a estrada.

Cheguei em casa com quase 14 minutos à mais em relação ao tempo da ida, bem cansado e também feliz pela ótima pedalada!

Pedalei e Joguei!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Pedalando para o Trabalho - Atropelamento e Tombo

Saí pedalando com o dia ainda escuro, bem frio, nublado e com perspectivas de chuva. Antes do Morro dos Ingleses, uma garoa leve apareceu e pouco tempo depois parou. Continuei pedalando, num ritmo médio e cheguei com um bom tempo de pedalada à empresa.

Tinha um compromisso no meu bairro e acabei saindo um pouco tarde. Por isso, saí pedalando forte para poder chegar a tempo. Hoje testei um novo farol "xing-ling" :) e, para minha surpresa, ele é excelente, iluminando bastante o caminho e me permitindo pedalar melhor no retorno, pois já estava bem escuro.

Tive uma grata surpresa ao passar pela região das obras de duplicação: o acostamento estava totalmente liberado para mim, inclusive a parte que antes estava sendo ocupada por carros, em virtude de um desvio.

Faltava cerca de 500 metros para chegar ao meu destino, quando observei dois adolescentes na calçada brincando de acertar blusa um no outro. Um cachorro que também andava na calçada se assustou e entrou de lado na estrada, sem ao menos olhar, bem à minha frente. Não tive tempo de frear e nem de desviar. O pneu dianteiro acabou "subindo nas costas do cachorro" e, ao descer, o guidon estava virado, me arremessando de queixo no chão.

Para minha sorte, não tinha um veículo motorizado por perto, permitindo-me levantar, mesmo sentindo muitas dores, e ir para a calçada, após gritar uns palavrões para os adolescentes. Feito isto, fui verificar a bike e vi que a corrente tinha saído da coroa e que o pneu dianteiro estava travando, além das marchas da coroa grande que pararam de mudar. Eu sentia que estava machucado nos dois cotovelos, no joelho direito, uma pancada na coxa esquerda, o braço direito dolorido e um queixo ralado. Desta vez os dois (eu e a bike) ficamos estragados! :(

Um casal experiente se aproximou e perguntou se estava tudo bem, se eu precisava de ajuda. Em seguida um rapaz também parou e me auxiliou a arrumar a corrente. Agradeci a eles e, pouco depois, iniciava o retorno para casa, bem lentamente.

Cheguei em casa bem dolorido, com perspectivas de visitar uma bicicletaria, mas pelo menos estava vivo e pronto para a próxima pedalada, depois de um descanso de recuperação, é claro.

Detalhe: última pedalada do trabalho para casa, antes das minhas férias.

Pedalei, Atropelei e Tombei! :(

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Pedalando para o Trabalho - Biker Ninja :)

A manhã gelada estava propícia para usar minha "máscara ninja" (bala clava) que fez sua estréia neste ano! O sol nascendo ajudava a melhorar a claridade, mas não contribuía para o aumento da temperatura.

Saí pedalando num ritmo médio, mas suficiente para que eu me esquentasse. Em virtude da competição de ontem, o cansaço determinou uma pedalada mais tranquila. Cheguei à empresa, após uma boa pedalada e um pouco abaixo do meu tempo médio. Aproveitei para fazer um registro com um colega, exibindo a máscara.

Saí mais tarde da empresa, quando já estava bem escuro, novamente usando a máscara. No início, um vento contrário veio dificultar ainda mais, pois o frio já castigava um pouco e o cansaço estava maior. Fui pedalando num ritmo tranquilo, pois não queria me arriscar na escuridão.

Ao chegar na obra de duplicação, os desvios me obrigaram a ir pedalar no acostamento da via contrária, pois os carros que estavam no mesmo sentido que o meu foram desviados para o acostamento, onde eu me encontrava e os carros que vinham no sentido contrário foram desviados para a via onde os outros estavam anteriormente. Além do receio de estar pedalando no acostamento da "contra-mão", quase trombei numa das placas, que esta com a frente para o outro lado e totalmente escura para o lado que eu pedalava.

Logo que o trânsito voltou ao normal, tratei de voltar para o acostamento da outra pista, o que foi um pouco arriscado e difícil também. Terminado este trecho da duplicação, o resto foi tranquilo e pouco depois chegava à minha casa, num tempo acima do meu tempo médio, pois tive que enfrentar novo trecho com vento contrário forte, mas são e salvo!

Pedalei!


domingo, 5 de junho de 2011

Competindo no 1o. Marathon Márcio May Pedra Branca

Saí de casa cedo, pois precisava pegar o meu Kit. Cheguei ao Condomínio Pedra Branca e fui buscá-lo, quando encontrei meu colega de pedaladas no Audax. Retornei para o carro e fui me aprontar e também deixar a Ventania pronta.

Enquanto arrumava a bike, conversando com alguns competidores que também estavam se preparando, no carro ao lado, descobri que um deles era meu concorrente direto: somente 1 volta (de 26 km) e categoria entre 35 e 39 anos. Eles não eram daqui e não conheciam o circuito. Passei algumas dicas, conversamos um pouco mais e nos despedimos.

Antes de me alinhar para a largada, eu e meu colega de Audax fomos pedalar um pouco para movimentar "as engrenagens". Quando a categoria Pró começou a ser chamada para a largada, pois sairia primeiro, procuramos nos posicionar mais à frente possível, sem atrapalhar os competidores da outra categoria.

O dia ainda frio, mas com o sol já forte, céu azul, sem nuvem, sem vento e uma linda manhã para se competir. Muitos atletas, muita gente acompanhando ou mesmo trabalhando na organização. Uma infra-estrutura ótima e tudo acontecendo conforme o esperado.

Pouco depois das 9 horas a categoria Pró largou. A ansiedade aumentava. Posicionei-me bem à frente, pois a categoria Sport sairia após 5 minutos. Largamos com uma moto indo a frente, controlando os competidores até chegarmos ao pé do Morro do Pagará, onde a competição começou de verdade.

De início, uma subida muito forte, com 2.7 km de extensão, onde consegui imprimir um ótimo ritmo, ultrapassando vários competidores, inclusive da categoria pró. Fui no embalo de um biker que estava num bom ritmo. Num determinado momento, um biker passou por nós dois. Eu decidi acompanhá-lo, enquanto o outro ficou para trás.

Após a subida do Pagará, vieram várias descidas, com algumas poucas subidas fracas. Fui tentando acompanhar bikers que estavam num bom ritmo e, quando possível, deixava alguns para trás. Minha média de velocidade estava muito boa e fui me empolgando!

Na última subida forte, que não era muito extensa, consegui ultrapassar vários atletas. Na descida seguinte eu pedalei forte, aproveitando o embalo e sabendo que a linha de chegada estava próxima.

Após entrar no condomínio Pedra Branca, já no quilômetro final, uma surpresa: ao invés de pedalarmos pelo asfalto, fomos direcionados para a calçada, que ficava sobre a grama. Passado este trecho, nova surpresa: a linha de chegada ficava após um retorno de 180 graus.


Recebi a bandeirada quadriculada após 1 hora de pedalada, curtindo a ótima prova que tinha feito! Para comprovar este fato, fui verificar no monitor com resultados on-line que disponibilizaram para todos: meu nome estava lá, na 2a. posição! Cheguei 2 min e 40 seg após o primeiro colocado da minha categoria.

Enquanto aguardava a premiação, descobri quem foi o primeiro da minha categoria: foi o biker que estava ao lado do meu carro e com quem conversei enquanto preparava a Ventania!

No pódio, a felicidade pelo ótimo resultado obtido!

Gostaria também de parabenizar à toda organização do evento, em especial ao Márcio May e ao Gean Hoffman que deram um Show de Bike! Foi uma excelente competição, de ótimo nível e muito bem organizada!

Competi! :)

Clique aqui para ver as fotos que fiz.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Pedalando para o Trabalho - Ida sem volta

Após comprar o pneu para a Guerreira, ontem, e retornar pedalando com ele pendurado no meu corpo, fiz a troca do pneu traseiro, deixando a bike pronta para a pedalada de hoje.

Normalmente, às quartas, jogo futebol e, por isso, não vou pedalando para o trabalho. Entretanto, em função de um compromisso e de não ter conseguido uma carona de retorno, optei por ir pedalando hoje, pois poderia voltar de bike e chegar à tempo de participar de uma reunião.

Logo depois de sair pedalando de casa, parei num posto para calibrar corretamente o pneu. Voltei a pedalar e percebi que não seria fácil, pois estava bem cansado. Mesmo assim fui num bom ritmo e, sem sustos, cheguei à empresa um pouco acima do meu tempo médio.

Terminado o futebol, onde procurei não forçar muito em função do retorno que seria pedalando, comecei a me arrumar para sair, quando um colega, que estava de carro, me ofereceu carona. Com um certo custo consegui colocar a bike (tirando as rodas e o banco) no porta malas do veículo e acabei não pedalando na volta...

Pedalei, só metade! :)