segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Pedalando para o Trabalho - Ventanias!

A bike Guerreira continua com pneu furado. Por isso, mais um dia que saí pedalando na bike Ventania para o serviço. E, para acompanhá-la, de cara, encontrei com uma ventania contrária, que me fez pedalar bem forte, por todo o percurso, para ir numa velocidade média razoável. Pelo menos o clima ameno e a ausência de sol colaboraram. Cheguei cansado à empresa, mas curti a pedalada!

O retorno foi com o sol ainda no horizonte. Desta vez, um vento amigo apareceu em vários trechos do percurso, se tornando vento lateral em alguns pontos. Aproveitei o embalo para pedalar forte e aumentar o ritmo com o passar do tempo.

Cheguei em casa após 53 min de pedalada, com o dia claro e fui arrumar o pneu da Guerreira, para descansar um pouco a Ventania! :)

Pedalei!

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Passeio no Sábado

O dia tinha amanhecido nublado e até um chuvisco caiu: boas condições para uma pedalada no sábado, ainda mais para quem pretendia pedalar mais de 100 km, como num treino para a prova do Audax 200 km de Floripa.

Um pouco antes da saída, o sol já tinha aparecido. Passei protetor solar e coloquei uma faixa na testa, para evitar que o suor caísse nos olhos. Para minha surpresa, a faixa funcionou perfeitamente!

Saí pedalando um pouco atrasado. Apesar do sol, o vento, quando apareceu, foi um vento amigo! Consegui imprimir um bom ritmo, usando a Ventania, e cheguei no tempo marcado ao bairro Santo Antônio, onde encontrei com um biker que também iria ao passeio. Nos cumprimentamos e continuamos a pedalar, pois teríamos pouco tempo para chegarmos ao trapiche da Beira Mar Norte, onde encontraríamos outra biker.

Pedalamos forte e chegamos dentro do horário planejado. Entretanto a biker não apareceu. Aguardamos 15 min, tentamos contactá-la, mas não conseguimos. Prosseguimos a pedalada em direção ao ponto de partida do passeio, onde chegamos bem no horário da saída.

Já existia alguns ciclistas por lá e outros foram chegando. Após uns 20 min, após os avisos do biker responsável pelo passeio, partimos.

No início, fila indiana pelas ruas e avenidas da cidade. Um ciclista conseguiu cair no asfalto ao passar por um trecho com areia. Ainda bem que não foi nada demais, somente uns arranhões. Continuamos em direção à Colônia Santana, iniciando o trecho por estradas de terra. Uma delas com um rio, corredeiras e cachoeira!

Quase todo o grupo estava num bom ritmo. Tinha um ciclista que, por não estar acostumado a pedalar grandes distâncias com subidas, estava ficando para trás. Felizmente o grupo se revezava para ajudá-lo, dando força e até mesmo empurrando-o, para que continuássemos juntos.

Fomos pedalando por lugares bonitos, com muito verde, rios, goiabeiras carregadas. Paramos algumas vezes para reagruparmos, lanchar e por problemas de pneu furado.

Como a tarde estava acabando e ainda faltava um trecho de uns 25 km com uma subida fortíssima, além de outras médias, meu colega do Santo Antônio me convidou para retornarmos pelo asfalto, pois, do contrário, chegaríamos muito tarde. Outros dois também vieram nos acompanhar. Pouco depois nos despedimos do grupo e rumamos para a BR-101, onde chegamos a Biguaçú.

Passamos por São José, onde um biker rumou para casa dele, e continuamos pela Via Expressa até chegarmos em Floripa. Após a saída da Ponte Hercílio Luz, mais um biker se despediu. Eu e meu colega paramos num quiosque da beira mar, repomos um pouco de energia, aproveitamos para pegar um fôlego e partimos, para os últimos 15 km no caso dele e 30 km no meu.

A esta altura, após mais de 105 km pedalados, o ritmo já não era o mesmo. De qualquer forma, conseguimos pedalar num ritmo bem razoável até chegarmos ao Santo Antônio. Nos despedimos e continuei em direção à minha casa. Mesmo com a estrada escura, fui num bom ritmo e cerca de 40 min depois chegava em casa. Não estava tão cansado quanto achei que estaria, após pedalar 135 km. Como primeiro treino, para mim, valeu muito! :)

Pedalei e Passeei!

Clique aqui para acessar as fotos do passeio.

Números da Pedalada
Distância total: 135 km
Velocidade média: 22.3 km/h
Tempo de pedalo: 6h e 03min
Tempo total: 7h e 55min

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Pedalando para o Trabalho - Volta pela Lagoa

Outro dia usando a Ventania, ao invés da Guerreira que ainda está com pneu furado, para ir pedalando para o trabalho. Um bom clima e a ausência de vento me ajudou a pedalar num ótimo ritmo, gastando menos de uma hora pra chegar à empresa.

Minha intenção era retornar pelo Morro da Lagoa/Rio Vermelho. Consegui! Subi bem o morro da lagoa e estava indo num bom ritmo, até chegar à Lagoa, onde um vento lateral começou a aparecer. Ao vento se juntou meu cansaço! Usei o 'velho expediente' de observar a paisagem para ajudar na pedalada e, felizmente, deu certo. Fui num ritmo tranquilo, chegando em casa num tempo um pouco acima da média, mas feliz por ter pedalado quatro vezes para o trabalho nesta semana!

Pedalei!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Pedalando para o Trabalho - Ventania, Cartório e Carona

Ao pegar a bike Guerreira para sair, constatei que o mesmo pneu (traseiro) que tinha furado na terça estava vazio. Ao invés de novamente trocá-lo, resolvi ir de bike Ventania para o serviço. Calibrei os pneus dela e iniciei a pedalada. Fui num bom ritmo, me readaptando à bike e cheguei num tempo pouco acima da minha média.

Um pouco antes do meio dia, fui pedalando ao cartório, para cumprir a missão de terça-feira. Foi uma pedalada com trechos 'emocionantes', especialmente ao passar pela avenida Mauro Ramos. Missão Cumprida! :)

Antes do retorno, quando estava me arrumando, um colega que tem uma bike speed e que inclusive participa de campeonatos, me convidou para retornarmos juntos, pois ele pedalaria por uns 20 km do mesmo trecho que eu. Topei o desafio e saímos pedalando. Estava conseguindo acompanhá-lo numa boa e até consegui ultrapassá-lo numa descida, mas antes do final da mesma ele me ultrapassou. No início estávamos num ritmo mais baixo, mas, após os 13 km, ele começou a forçar a pedalada. Fui no vácuo: guardava energia e ainda estava a mais de 30 km/h! Infelizmente a 'carona' foi somente até a SC-403 :).

Nos últimos 7 km fui sozinho, mantendo um ritmo forte, aproveitando a energia economizada. Cerca de 15 min depois já chegava em casa, tendo curtido bastante a carona!

Pedalei e Caronei!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Pedalando para o Trabalho - Missão não cumprida

Outro ótimo dia para se pedalar! Fui num bom ritmo, aumentando aos poucos, até chegar à empresa. A claridade e o pouco vento contrário ajudaram bastante.

Para a volta, tinha uma missão: buscar papéis na área central de Floripa, distante cerca de 20 min de bike. Mesmo chovendo, saí pedalando às 17:25 e o local fechava às 18 hrs: teria um bom tempo para chegar ao estabelecimento. Entretanto, ao entrar na ciclovia da beira mar norte, percebi que o pneu traseiro estava murchando. Tentei pedalar até um posto, mas ele esvaziou antes. Tentei encher com a bomba, mas não teve jeito: tive que trocar a câmara sob chuva e desistir de cumprir a missão, pois não teria tempo hábil (levei cerca de 30 min para efetuar a troca).

Fiz uns registros da Guerreira, passei num posto para calibrar o pneu e iniciei o retorno que foi tranquilo, mesmo tendo escurecido nos últimos 10 km. Vim num bom ritmo, levando pouco mais de uma hora para chegar em casa.

Pedalei!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Pedalando para o Trabalho - Dia ótimo de pedal

Ótimo dia para se pedalar: temperatura amena, claridade e sem vento. Para aproveitar, resolvi ir pedalando pelo trajeto longo (Rio Vermelho/Morro da Lagoa). Fui num ritmo forte, gastando a energia acumulada no fim de semana. Ao chegar no início da subida da Barra para o Mirante da Mole, vi uma biker já na metade do morro. Consegui ultrapá-la antes do final da subida e trocamos meia dúzia de palavras. Ela também subiria o Morro da Lagoa e parecia estar indo para o trabalho.

No final do Morro da Lagoa, encontrei um amigo de pedaladas do Grupo Duas Rodas. Estava vindo do aeroporto para o Itacorubi, pedalando por cerca de 16 km para ir trabalhar. Outro que está usando a bike como meio de transporte. Logo em seguida cheguei à empresa, encharcado de suor, onde tomei aquele banho relaxante! :)

Iniciei o retorno me desviando dos carros que estavam quase parados em função de congestionamento ainda próximo do meu serviço. Depois comecei a pedalar forte e, após 12 minutos, parei num shopping para olhar um bagageiro para a bike. Infelizmente não encontrei o modelo que eu queria. Retornei ao pedalo e percebi que estava num ótimo ritmo, conseguindo imprimir uma média acima de 30 km/h. Mantive esta pedalada forte e cheguei no melhor tempo do ano em minha casa, novamente encharcado de suor!

Pedalei e Encharquei! :)

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Pedalando para o Trabalho - Lua cheia e mudança de planos

Nem a temperatura amena, a ausência de ventos, a lua cheia linda no céu e a minha disposição foram suficientes para me esquecer do forte cansaço. Mesmo assim, saí pedalando em direção à empresa. Aos poucos o dia foi clareando e a lua tornando-se maior e amarelando aos poucos. Cerca de 30 min depois ela se foi. Fui num ritmo possível e cheguei à empresa dentro do meu tempo médio.

Para a volta a intenção era aproveitar este último dia útil de horário de verão deste primeiro semestre, para poder retornar pela Lagoa da Conceição, talvez até passando pelo Morro da Asa Delta.

Uma ligação da minha esposa me fez mudar os planos, pois teria que novamente buscar uniformes das minhas pequenas, no caminho das SCs.

O início do retorno foi complicado: cansaço, sol forte, vento contrário e subidão. Fui aos poucos vencendo estes desafios, mantendo um bom ritmo. Peguei os uniformes e continuei a pedalar. Ainda passei numa agência da Caixa antes de chegar em casa, completando mais uma semana de pedais.

Pedalei!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Pedalando para o Trabalho - Cartório Central

O dia estava ótimo para pedalar, mas estaria melhor se já estivesse claro. Mesmo assim, saí num bom ritmo pedalando. Parecia que hoje não choveria e, de fato, nem na volta isto ocorreu. Com pouco mais de uma hora cheguei à empresa.

Antes do retorno, uma missão com 'emoção' : passar em um cartório localizado no centro de Floripa, sem ter o endereço correto, apenas uma orientação e com pouco tempo para chegar ao mesmo. Saí pedalando forte em direção à ciclovia da Beira Mar Norte, onde cheguei a ter uma velocidade média de 32.1 km/h ! Tive que saí da ciclovia para entrar na avenida Mauro Ramos e chegar, logo depois, à avenida Hercílio Luz, minha referência. Na segunda vez que perguntei, descobri o local exato, que estava bem próximo e cheguei com 15 min de antecedência, levando cerca de 20 min desde a empresa até ali.

Terminada a tarefa, iniciei o retorno. Ao chegar à ciclovia da Beira Mar Norte, resolvi registrar a Guerreira, minha bike KHS, perto do marco geográfico existente em frente ao heliponto, já com o novo farol. Voltei à pedalada em direção à minha casa que foi bem tranquila, exceto nos trechos sob o viaduto do João Paulo e no acostamento liberado, todos na SC-401. Mesmo com o sol forte, conseguir voltar num bom ritmo e cheguei bem em minha residência.

Pedalei!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Pedalando para o Trabalho - Arrombamento e Chuva

Contrariando a previsão de chuva durante todo o dia, como aconteceu na segunda-feira e foi o principal motivo por não ter pedalado ontem, deixei o material pronto. Acordei e fui verificar: sem chuva, mas com grande possibilidade.

Na hora que estava saindo, ela veio. Uma chuva fraca que desta vez não me fez desistir. Saí pedalando e, como imaginava, após uns 5 min a chuva parou. Fui num ritmo tranquilo, pois ainda estava escuro. Ótima oportunidade para testar um novo farol que instalei. E ele ilumina bem, mas a fixação não estava suportando o peso do mesmo, permitindo que ele pendesse para frente. Após clarear, desliguei-o. Ao passar por um trecho de paralelepípedos, resolvi retirá-lo da bike para que não caísse. Nesse momento, constatei que o molho de chaves não estava na pochete. Liguei para minha residência e fiquei sabendo que ela tinha ficado na porta. Menos mal, mas não teria como abrir o armário onde minhas coisas estavam na empresa.

Cheguei à empresa preocupado em resolver o problema de abrir o armário. Mesmo com a ajuda de um colega, não teve jeito: arrombamos o armário. Isto depois de tentar usar uma calça jeans emprestada e ter tomado banho com um sabonete emprestado também. A calça não serviu. Agora terei que providenciar o conserto.

Na hora de sair, a chuva que caía durante toda a tarde começou a dar sinais de que iria parar. Quinze minutos depois de ter iniciado a pedalada de retorno, ela deu uma trégua, vindo somente aparecer nos 20 min finais, junto com um vento lateral forte. Vento este que me auxiliou em vários trechos, me permitindo pedalar num ritmo forte e chegar em casa marcando o meu melhor tempo de retorno do ano.

No final das contas, foi uma excelente pedalada!

Pedalei e Arrombei! :)

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Pedalando para o Trabalho - Chuva na Ida, Resgate na Volta

Outro dia agradável para sair pedalando. Fui num ritmo mais tranquilo, pois o cansaço se fez presente. Faltando pouco mais de 5 km para chegar, alguns pingos começaram a cair. Quando pensei que seria uma garoa, caiu um 'pé-d'água'. Foram cerca de 15 min de chuva forte, com uns 5 min de vento contrário. Os dois terminaram quando cheguei à empresa, ensopado! :)

Uma missão para a volta: buscar o uniforme escolar para minha filha. Saí atrasado e tive que pedalar muito forte para compensar. Felizmente as condições de pedalo estavam ótimas, tendo até um vento amigo em alguns trechos. Minha velocidade média estava bem alta e a preocupação em chegar no horário foi maior do que o cansaço, permitindo que eu conseguisse chegar poucos minutos antes da loja fechar. Resgatei o uniforme e retornei à pedalada. Mantive o forte ritmo e marquei o meu melhor tempo neste ano.

Pedalei e Resgatei!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Pedalando para o Trabalho - G2R, Raça muito Medonha!

Nova manhã boa para se pedalar: nuvens, mas sem chuva, sem vento e clima ameno. O complicado é em relação à escuridão, pois o dia amanhece mais tarde a cada dia e, com nuvens, a escuridão custa a desaparecer.

Aproveitando as condições favoráveis, estava pedalando num bom ritmo, quando um biker, numa bicicleta speed, me ultrapassou. Acelerei meu ritmo e consegui pegar o vácuo dele. Fiquei por uns 5km perseguindo-o, até que chegamos à subida do desmoronamento. Fiquei um pouco para trás e preferi deixá-lo ir embora, pois ainda tinha 10km para terminar minha jornada. Cheguei à empresa com um tempo abaixo de uma hora, graças à caroninha! :)

Na hora do retorno, a chuva que caiu boa parte da tarde deu uma trégua. Meu objetivo era pedalar até o ponto de encontro do Grupo Duas Rodas (G2R), onde pedalaríamos pelo Norte da Ilha.

Logo após minha saída, passou um carro com uma bicicleta atrás e que o motorista buzinou para mim. Era um colega do G2R. Parou mais a frente e perguntou se queria que eu levasse a mochila ou mesmo uma carona até o ponto de encontro (distante uns 13km). Aceitei a carona, mas somente para a mochila! :) Cerca de meia hora depois eu chegava ao local da saída para a pedalada.

Perto do horário da saída ainda tinha poucos bikers e estava caindo uma chuva fina. Por volta das 20:30, já tínhamos nos arrumado e estávamos prestes a sair, quando uma chuva forte desabou. Aguardamos um pouco e nada dela diminuir. Rolou uma votação: pedal ou pizza ? Para minha surpresa, o pedal venceu! De fato, esta turma do G2R é uma Raça Medonha! :)

Iniciamos a pedalada sob uma chuva média, indo em direção ao Ratones. Tava lindo ver os Dez Guerreiros iluminando a estrada! :) Na Vargem Pequena desviamos um pouco do caminho para visitar alguns colegas do Grupo que estavam jogando futebol. Retornamos e fomos em direção à SC-401, atravessando-a e rumando para o Canto do Lamim. A galera rumou para Jurerê e, em frente ao barzinho onde a turma toma umas 'cocas', me despedi e retornei, pois eles passaram reto.

Mais um pouco de chuva e cheguei tranquilo em casa. Cansado, molhado, mas bem feliz!

Pedalei, com o G2R! :)

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Pedalando para o Trabalho - Ida com recorde, Volta Sofrida

Saí com o dia um pouco escuro e começando a clarear. Sem vento e com temperatura amena: ótimo para pedalar. De início fui pedalando num ritmo forte e consegui mantê-lo, marcando meu recorde deste ano. Mais quatro bikers lá da empresa foram de bicicleta para o trabalho hoje.

Tinha um compromisso na parte da tarde e iniciei o retorno mais cedo. O sol estava forte e o vento mais ainda (veja ao lado a temperatura máxima e a velocidade do vento)! Tive que encarar vento contrário e lateral durante toda a volta. Enquanto o sol queimava, o vento secava :) Mesmo pedalando forte, a minha velocidade média era muito baixa. O vento me impedia de ir num ritmo melhor. E olha que eu precisava, pois o compromisso tinha hora marcada.

Cheguei extenuado e ensopado em casa, dez minutos após o horário que pretendia chegar. Felizmente consegui chegar ao compromisso no horário desejado.

Pedalei, fiz Recorde e Sofri! :)

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Pedalando para o Trabalho - Início úmido

O dia estava úmido e algumas gotas ainda caíam, quando comecei a me arrumar. Iniciei a pedalada com o dia ainda escuro e bem disposto. As ruas estavam molhadas e acreditei que o tempo iria estabilizar. De fato, estabilizou: com chuva! :) Começou como um sereno e passou por todos os estágios até chegar numa forte chuva que durou uns 10 min até se transformar numa garoa.

Mesmo com tanta água, consegui manter um bom ritmo, chegando à empresa ensopado, mas satisfeito pela pedalada.

A volta foi tranquila, mas teve um episódio que mostra muito bem o quanto o policial rodoviário desconhece o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) ou simplesmente o ignora em favor dos motorizados. Quando eu estava passando pela ponte sobre o Rio Ratones que termina no início da liberação do acostamento da SC-401, um policial rodoviário me disse:
- Vá para o acostamento da pista contrária. É para sua própria segurança.

Somente balancei a cabeça e continuei pedalando sobre a borda direita do acostamento, ao lado da grama, onde alguns veículos passaram bem próximos, mas nada de mais aconteceu. Na verdade, acho que um carona arremessou algo contra minhas costas, mas não chegou a doer. É claro que o carro sumiu, mostrando o quão covardes eles eram.

O restante da pedalada foi tranquilo.

Pedalei!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Pedalando para o Trabalho - Cansaço!

A pedalada de ontem foi mesmo puxada. Ontem à noite sofri uma fisgada forte na perna. Hoje, pela manhã, outra fisgada foi meu despertador.

Mesmo assim, fui pedalando para o serviço. Estava me surpreendendo com meu ritmo até faltar uns 6km, quando o cansaço chegou e acabei tendo que me esforçar bastante para chegar à empresa.

A volta prometia ser mais dolorosa e foi, inclusive com um vento contrário bem forte em cerca de dois terços do percurso. Vim no melhor ritmo que conseguia e cheguei bem cansado em casa, mas muito feliz por ter enfrentado e vencido o cansaço e as adversidades!

Pedalei, com muito custo! :)

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Pedalando para o Trabalho - O Retorno

Após dez dias de um merecido descanso :), com o término das minhas férias, voltei a pedalar para o trabalho.

O clima estava ótimo e ainda tive a companhia de um vento contrário, me auxiliando na queima de mais algumas calorias! :) A vinda foi um pouco 'dolorida' para as costas, pois tanto tempo parado, sem os devidos alongamentos, acabaram resultando nisto (até que a dorzinha era suportável). Cheguei dentro do meu tempo médio.

Para a volta, planejei ir ao bairro Kobrasol, no município de São José, para buscar minha nova camisa: 'Loucos por Bicicleta'. Mesmo com o clima aparentando chuva, resolvi encarar a ida para o continente.

A saída foi sob uma chuva fina. Fui pedalando num bom ritmo pela beira mar norte, atravessei a Ponte Hercílio Luz e logo em seguida encontrei o Sanderson, parceirão de Audax 200! :) Proseamos e prossegui minha pedalada. Pouco depois chegava à ciclovia da beira mar continental, já em São José. Ciclovia muito boa (foto à esquerda) e bem sinalizada, mas com alguns pedestres caminhando e correndo pela pista da ciclovia. Mais algum tempo de pedalada e cheguei à Central Bike.

Peguei minha camisa, conversei um pouco com o Edemar (inclusive ele me viu na reportagem sobre a liberação do acostamento da SC-401), ganhei um brinde bem legal (protetor de quadro, foto ao lado) e iniciei a jornada de retorno.

Uma parada na ciclovia da beira mar continental para alguns registros e para um lanche (uma maçã :) e voltei ao pedalo.

Passei por vários trechos de vento contrário, principalmente na beira mar norte, mas fui mantendo uma média razoável, apesar do cansaço ter chegado forte. Estava exausto, mas continuei pedalando.

Cheguei muito extenuado em casa, após pedalar cerca de 90 km (sendo 61 km só na volta) neste retorno de férias!

Pedalei, muuuiiiiiitoooo!! :)