quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Pedalando para o Trabalho - Última de 2010

A ida foi tranquila, apesar do cansaço. Fui pedalando num bom ritmo, ajudado pelo bom clima e cheguei à empresa com pouco mais de uma hora.

Antes de retornar recebi uma missão: chegar antes das 18:30 à uma loja do bairro que moro. Tive que pedalar muito forte, ajudado, até o meio do caminho, por um vento amigo, quando atingi a média de 33.3 km/h. Depois ele se tornou lateral e a média começou a cair. Mesmo assim, continuei pedalando forte e conquistei meu objetivo: cheguei com pouco mais de 51 min à loja, por volta das 18:20.

Foi um ano com muitas pedaladas, principalmente para o trabalho e consegui extrapolar meus objetivos. Inclusive, em Dezembro, pedalei o maior número de dias (num mesmo mês) para o trabalho: 15.

Seguem alguns números relativos à 2010:

Trajeto 1 (T1 = 29.72 km)
-> Nro de vezes pelas SCs(401 e 403).: 241 (89.26%)

Trajeto 2 (T2 = 31.27 km)
-> Nro de vezes pelo Trajeto Longo......: 29 (10.74%)


Informações da Ida (Médias)
T1
Km/h................: 26.53
Tempo.............: 1:03:23
Menor Tempo.: 0:55:40

T2
Km/h................: 23.42
Tempo.............: 1:20:31
Menor Tempo.: 1:12:54


Informações da Volta(Médias)
T1
Km/h................: 26.46
Tempo.............: 1:03:45
Menor Tempo.: 0:52:59

T2
Km/h................: 24.87
Tempo.............: 1:15:35
Menor Tempo.: 1:12:59
Quilometragem Total (Km)
Ida.......: 3830.62
Volta....: 3804.93
Total....: 7635.55



Feliz 2011 !

Pedalei! :)

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Pedalando para o Trabalho - Este nem o Mr. Tuffy

Não arrumei o pneu da Guerreira e, por isso, novamente fui com a Ventania. Saí um pouco atrasado e vi vários ciclistas durante o caminho: alguns que pareciam ir para o trabalho e outros treinando. Inclusive, faltando cerca de 2 km para chegar ao trabalho, passei por um que estava usando uma camisa do Ironmind igual a que eu usava. Como ele estava pedalando uma bike street, em pouco tempo me alcançou e conversamos (ele estava treinando) durante o último quilômetro. Nos despedimos e cheguei à empresa.

A volta, como diria o Rei RC: foram muitas emoções! A começar pela descida do Morro da Lagoa, pois decidi ir pelo trajeto longo. Com mais carros, fica um pouco mais complicada a descida. Também na avenida das Rendeiras, devido à grande quantidade de automotores, o trânsito estava lento e eu ia, um por um, ultrapassando vários carros. Na descida que leva à Praia Mole, estava a mais de 50 km/h, quando vi que o trânsito, após uma curva, estava parado. Tive que pegar forte no freio e inclusive optei por ir para o acostamento, para aumentar o espaço da frenagem. Exigiu uma boa perícia, mas consegui sair da situação somente com uma 'queimada' de pneus.

Na metade do trecho que passa pelo Rio Vermelho, percebi que o pneu traseiro estava 'dançando'. Parei e constatei: furado. Estava na dúvida se seria necessário trocar a câmara ou apenas enchê-la, pois faltava somente uns 20 min até chegar em casa. Ao procurar o motivo do furo, encontrei um prego de uns 5 cm cravado no pneu. Este nem o Mr. Tuffy evitava o furo. Talvez somente a câmara indestrutível. Só me restava trocar a câmara. Foi a primeira que troquei na Ventania. E não foi fácil. Ainda bem que tenho um 'Kit de Primeiros Socorros'. Demorei, mas troquei!

Daí para frente foi tranquilo e cheguei em casa sem mais nenhum tipo de problema.

Pedalei e Troquei! :)

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Pedalando para o Trabalho - Imprevisto decisivo

Após os três últimos dias terem sido dedicados às atividades de levantamento de copo e garfo :), o trajeto de hoje tinha que ser o longo (Rio Vermelho/Morro da Lagoa), desde que a ventania constante do dia de ontem (vento sul, contrário na ida) já tivesse parado. Acordei e fui verificar: sem ventos!

Agora, só faltava decidir qual bike: Guerreira ou Ventania. Estava querendo ir com a última, pois a previsão tinha indicado um dia sem chuvas, mas ainda estava na dúvida, até que fui pegar a bike e verifiquei que o pneu traseiro da Guerreira estava bem murcho. E olha que tinha 6 meses que isso não ocorria. Este imprevisto definiu a bike a ser utilizada.

Saí pedalando com a Ventania, num ritmo forte. Sem ciclocomputador, não tem como avaliar o ritmo e, sem relógio para marcar o tempo, não tem como saber se você está indo bem ou não. Por isso, fui fazendo o meu melhor. Após a subida da Barra para o Mirante da Mole, resolvi parar e registrar um pouco do lindo dia que estava começando. Pedalei mais 27 min e cheguei à empresa.

Na volta, aproveitei um vento bem amigo, que às vezes virava vento lateral, para pedalar num ritmo forte e chegar com 57 min em casa.

O trânsito da ida estava especialmente tranquilo e o da volta um pouquinho congestionado, mas nada de mais.

Pedalei!

sábado, 25 de dezembro de 2010

Feliz Natal! :)


Que o Papai Noel lhe presenteie com muita Saúde, proporcionando muitas e agradáveis Pedaladas!


É o que desejo-lhe de coração!


Biker :)

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Pedalando para o Trabalho - Nova experiência

A ida foi bem tranquila. Estava garoando, tipo 'chove não molha', quando iniciei a pedalada, ficando assim por uns 10 min. Fui pedalando forte, aproveitando a ausência de vento e a presença de um vento amigo em alguns trechos. Cheguei à empresa num tempo abaixo de 1 hora: estava ensopado, mas não de chuva e sim de suor! :) Uma chuveirada restauradora compensou o esforço!

Na hora da volta, começou a chover. Já estava querendo voltar pelo Morro da Lagoa/Rio Vermelho e a chuva me fez decidir por esse trajeto: seria uma nova experiência, pois ainda não tinha voltado com chuva pelo trajeto longo. Vim com bastante cuidado, pois existem descidas bem fortes no Morro da Lagoa que exigem muito dos freios que, molhados, diminuem a eficiência. Ainda tinha o risco de deslizar nas curvas que estavam molhadas e, algumas vezes, com areia.

Meu ritmo foi bem tranquilo e cheguei em casa ensopado pela chuva que não deu trégua.

Pedalei e Experimentei!

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Pedalando para o Trabalho - Resgate do 'Ferrero'

O dia já estava bem claro, mas com jeito de chuva. Saí pedalando num bom ritmo. Para mim, a segunda-feira é um ótimo dia para pedalar: além de estar descansado e com energia acumulada, ajuda a amenizar a comilança e a bebedeira do fim de semana! :)

Além de pedalar forte, ainda contei com a ajuda de um vento amigo em alguns trechos, resultando num tempo abaixo de uma hora, quando cheguei à empresa.

Para a volta, tinha uma missão antes do retorno: resgatar uma caixa de 'Ferrero Rocher' no Shopping Iguatemi. A espera foi longa e a paciência teve que ser grande, mas alcancei meu objetivo ! :). Logo depois iniciei a pedalada em direção à minha casa, indo pela SC-401, sem desvio, e depois pela SC-403 até chegar em casa. Mesmo pedalando entre 19 e 20 hrs, o sol 'tava pegando' e passei por várias rajadas de vento contrário e também lateral!

A volta foi bem tranquila e, ao chegar em casa, ainda fui pedalar com 'minha gatinha', a filha de 8 anos, nas imediações da minha residência, durante uns 20 min, para ela curtir a bike nova que ganhou no último sábado. Mais uma biker na família! :)

Pedalei, Resgatei e Passeei !

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Pedalando para o Trabalho - Medo de Chuva?

Quem tem medo de pedalar com chuva? Claro, existem vários tipos de chuva (garoa, fraca, média, forte, temporal, granizo, ...) e situações (antes de sair, durante a pedalada, no final do percurso) que podem determinar se o biker vai encarar ou não uma pedalada com chuva.

Hoje foi um dia que, mesmo chovendo antes de sair de casa, resolvi ir pedalando para o trabalho. Os motivos: era somente a segunda pedalada da semana, a chuva estava fraca e amanhã, em função de compromisso, não poderia ir de bike.

A chuva fraca na saída me fez acreditar que ela poderia parar a qualquer instante: estava errado. Depois de uns 20 min pedalando, a chuva ficou bem mais forte, mas essa intensidade não durou muito tempo (uns 10 min, aproximadamente). Faltava pouco mais da metade da distância e a chuva não parava. Cheguei ensopado à empresa, dentro do meu tempo médio e sem ter sofrido qualquer tipo de problema.

A chuva não deu trégua no restante do dia e nem na volta. Na primeira metade do percurso, pedalei ora sob uma garoa, que até ajudava a refrescar, e ora com uns trechos quase sem chuva. Já na outra metade do caminho, a chuva ficou média, diminuindo de intensidade nos 3 km finais.

Cheguei ensopado à minha casa, mas feliz, por ter curtido as pedaladas sob chuva que fiz hoje.

Ensopei! :)

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Retornando do Trabalho - BikeBoy

Hoje era dia de resgatar a Guerreira que passou a noite na empresa. Mas, antes, eu tive que ir ao centro para comprar umas coisas, tipo um trabalho de 'bikeboy'. Deixei a bike novamente no EstaCenter e fui às compras! :)

No retorno eu fiz alguns registros da ciclovia da beira mar norte. Ela está cerca de 90% pedalável, tendo somente um pequeno trecho com obras (foto), perto da Árvore de Natal. Também registrei um dos quiosques de madeira que estão sendo instalados na orla da beira mar. No total, pedalei um pouco mais de 22 km em 50 min. Infelizmente não deu tempo de almoçar :(

À tarde, o clima ajudou e consegui fazer um ótimo retorno, chegando em casa com menos de 55 min pedalados, com uma média maior do que 30 km/h.

Resgatei! :)

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Pedalando para o Trabalho - Vendaval!

O barulho do vento impressionava, quando acordei. Fui verificar e vi que o vento sul, vento contrário na ida, soprava bem forte! Já estava claro, mas parecia que a chuva cairia a qualquer momento. Registrei o efeito do vendaval nas árvores. Mesmo assim, me arrumei e saí pedalando.

O vento contrário, desde o início, estava muito forte. Mesmo tentando imprimir um ritmo médio, colocando força no pedal, não conseguia ter um bom rendimento. Calculava que o vento estava no mínimo a 15 km/h, tendo momentos de rajadas bem fortes. Aos poucos, fui vencendo a resistência do vento que em determinados momentos soprava lateralmente, mas que, na maioria do percurso, batia forte no meu peito!

Depois de mais de 1hr e 16min, finalmente cheguei à empresa, bem extenuado. Olhando pelo lado positivo, foram algumas calorias à mais gastas! :)

Após tomar banho e me arrumar, observei que estava chovendo. Chegando ao meu posto de trabalho, verifiquei que a previsão do tempo estava apontando ventos na direção sudoeste à 22 km/h. Desta vez, acertaram!

O resto do dia ficou chovendo. Inclusive, no horário que retornaria de bike. Além da chuva média, a temperatura estava fria. Optei por dar um descanso para a 'Guerreira' e deixei-a por lá até amanhã, quando a resgatarei.

Pedalei, contra o vendaval! :)

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Pedalando para o Trabalho - Congestionamentos

Saí de casa pedalando em direção ao trabalho muito cansado. Normal para uma sexta-feira! :)

Estava saindo da SC-403 para a SC-401, quando avistei um ciclista numa Caloi 10 pedalando no acostamento da contra-mão. Já na SC-401, ultrapassei-o e continuei no meu ritmo. Poucos minutos depois, ele se aproximou e pegou o vácuo da minha bike. Nessa altura meu cansaço tinha desaparecido e eu pedalava forte, a mais de 30 km/h. O ciclista ficou aproveitando da minha carona até a subida do TISAN (Terminal Integrado de Santo Antônio), quando me ultrapassou e foi embora! Nem agradeceu a carona! :(

Mantive um bom ritmo, fui até o final da SC-401, sem desviar pelo João Paulo, e pouco tempo depois cheguei à agência bancária, minha primeira parada. Voltei a pedalar e uns 10 min depois cheguei à empresa.

Outro compromisso na volta e resolvi fazer o mesmo percurso da ida, retornando pela SC-401, sem desviar pelo bairro João Paulo. Registrei, em dois momentos da SC-401, os congestionamentos : no início e depois perto do trevo para Jurerê. Vale ressaltar que a alta temporada ainda nem começou, portanto, se está ruim, certamente, para carros, ônibus e caminhões, irá piorar bastante! :) Para mim, o ciclista é um grande beneficiado do congestionamento, pois, com a velocidade dos automotores bem reduzida, diminui também o risco para os bikers! :)

Pedalei num ritmo forte e, mesmo com vento contrário e também lateral em vários trechos, cheguei com um bom tempo em casa, ainda com claridade, completando outra semana com 4 pedaladas para o trabalho.

Pedalei!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Pedalando para o Trabalho - Ida sofrível

Provavelmente não foi o pior dia de vento contrário, ao ir pedalando para o trabalho, mas certamente estaria no ranking dos Top 10 ! :)

Os 8 km iniciais foram sofríveis! A média de velocidade estava bem baixa, mesmo eu pedalando forte: o vento contrário médio, com rajadas fortes, me castigava! Depois desta parte inicial, melhorou um pouco, mas voltou a piorar perto do final. Cheguei à empresa com mais de 5 min acima do meu tempo médio e exausto por ter pedalado bem forte, para tentar aumentar um pouco minha média. Pelo menos, tem o lado positivo: mais calorias gastas! :)

Esperava que o vento amigo aparecesse na hora da volta. De fato, ele se fez presente, mas em poucos momentos. De qualquer forma, só de não ter vento contrário, já era um ganho enorme. Como destaque durante o retorno, vale citar o vôo da garrafinha de água, que 'pulou' do porta garrafas, quando descia por uma rua de paralelepípedos. Parei para resgatá-la e um pedestre que a pegou no meio da rua, me entregou. Só que fiquei sem água durante os outros 25 km. :(

Pedalei forte e acabei chegando com menos de 1 hora de pedalada em casa.

Pedalei contra o vento, sem lenço e nem documento! :)

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Pedalando para o Trabalho - Dia chuvoso?

A previsão para hoje era desanimadora: chuva durante todo o dia. Acordei e verifiquei que, apesar de não estar chovendo, parecia que era questão de pouco tempo para isso acontecer. Mesmo assim, montei na 'Guerreira' e iniciei a pedalada!

O dia estava bem agradável para se pedalar. Fui num ótimo ritmo e novamente não desviei pelo bairro João Paulo, permanecendo na SC-401 até quase o final da mesma. Tinha compromisso a cumprir. Terminada minha tarefa, pedalei por mais uns 10 min até chegar à empresa, sem nenhum problema e sem chuva.

A tarde toda choveu. E o retorno iniciou sob chuva fina, que se transformou em média, voltou para fraca e ficou nesse estágio até uns 5 km antes da chegada, quando parou. A volta foi quase toda tranquila, exceto pela fechada que um carro me deu e que me obrigou a freiar forte e parar a bike: o motorista não me viu (eu estava com roupa laranjada) e estava cruzando a pista bem na minha frente. Ainda bem que percebi que este MAUtorista faria isto e fiquei mais alerta ainda.

O restante do percurso foi tranquilo, mesmo com a chuva e rajadas de vento contrário, consegui vir num bom ritmo e chegar dentro do meu tempo médio!

Pedalei!

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Pedalando para o Trabalho - Iniciando a semana

Acordei mais cedo com a intenção de ir pelo trajeto longo (Rio Vermelho/Morro da Lagoa). Mas, além da demora na saída, tinha também um vento contrário que soprava forte. Optei por ir pelas SCs. Fui num ritmo médio para lento, pois o vento me castigava bastante :) Foi uma pedalada bem tranquila e acabei chegando num tempo um pouco acima da minha média.

Tive outro compromisso antes de retornar. Como o local que fui fica perto do Morro da Lagoa, resolvi voltar por este trajeto, pois o sol ainda brilhava e estava um dia muito lindo. Fui recompensado com as belas paisagens (parei na subida entre a Praia Mole e o Mirante para fazer um registro) e vim pedalando num ótimo ritmo, chegando num bom tempo na minha casa, sem qualquer tipo de contratempo.

Pedalei!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Pedalando para o Trabalho - Ayuda a Colombiano

Amanheceu um dia muito bom para se pedalar. Mesmo sendo o 'dia pessoal do cansaço', montei na 'Guerreira' e começamos a pedalada rumo ao trabalho. No início, um vento contrário forte, me fez ir num ritmo lento. Pouco tempo depois ele diminuiu até parar e, após entrar na SC-401 (cerca de 7km), um vento amigo começou a ajudar. Ainda bem, pois não estava fácil, devido ao cansaço.

Novamente pedalei direto pela SC-401, sem virar no bairro João Paulo, pois passaria em alguns bancos. Após terminar minhas tarefas bancárias, pedalei por mais uns 3 quilômetros até chegar à empresa. No total foram 32 km pedalados!

Optei por retornar pelo Morro da Lagoa/Rio Vermelho. Mesmo estando cansado, mas com o pensamento no dia de amanhã, sábado, quando poderei descansar bastante! Ao iniciar a subida do Morro da Lagoa, avistei um ciclista colombiano pedalando uma bike com vários alforjes bem cheios. Passei pelo mesmo, cumprimentei-o e resolvi fazer um vídeo dele (logo abaixo). Pedalei rápido e, ao me aproximar, tirei algumas fotos. Pelo que se pode ver nestes registros, é que ele veio da Colômbia para cá, provavelmente pedalando todo o percurso e que está a procura de emprego, pedindo ajuda.

Ele já estava, aproximadamente, no meio da subida, quando decidiu fazer uma parada para descansar. Ultrapassei-o e disse que faltava pouco para terminar a subida. Depois, não o vi mais. O restante da pedalada foi bem tranquilo. Quando lembrava do cansaço, observava as lindas paisagens e recuperava as energias.

Cheguei em casa com um ótimo tempo, sem ter passado por um pingo de chuva, quando a previsão hoje era de 100 mm de chuva (como se chovesse uma semana em um dia). Mais uma semana de 4 pedaladas!

Registros de Distâncias: ultrapassei os 7.000 km pedalados para o trabalho neste ano e os 13.000 km no total já pedalado desde o ano passado.

Pedalei!


quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Pedalando para o Trabalho - Superação!

Tinha vários motivos para não ir pedalando para o trabalho: cansaço, participação num 'churras' na noite anterior, previsão de chuva... Enfim, fiz das desculpas para ir de ônibus, razões para ir de bike!

Ao sair as primeiras gotas de uma chuva média/forte começaram a cair. Foram cerca de 5min, quando deu uma parada de alguns minutos para recomeçar logo em seguida. Felizmente, após os 15 min, já não chovia mais. O cansaço era tanto que, a cada superação de subida média ou forte, eu comemorava mentalmente! :) Cheguei à empresa dentro do meu tempo médio e, como prêmio, tive uma chuveirada caprichada! Uns 20 min após minha chegada, o céu 'desabou'! E até o meio da tarde, muita chuva caiu.

Antes do retorno para casa, tive que passar em alguns bancos. Felizmente a chuva que começou a cair, não durou muito tempo. Optei por voltar pela SC-401, mas sem desviar pelo João Paulo. Só quem já pedalou na subida da 'incubadora de empresas' e desceu pelo morro do shopping Floripa, sabe a adrenalina que senti ao pedalar por dois trechos sem acostamento e, em seguida, passar por uma descida bem legal!

Cheguei abaixo do meu tempo médio em casa, após ter curtido mais uma dia de pedal.

Pedalei!