terça-feira, 31 de agosto de 2010

Pedalando para o Trabalho - Neblina

Saí pedalando em direção ao trajeto longo novamente. Hoje, sem o vento contrário, consegui pedalar num ritmo forte, obtendo um ótimo rendimento.

Próximo da Barra da Lagoa, o sol timidamente apareceu, junto com uma neblina. Esta estava tão forte que parecia uma garoa. Ainda na Lagoa da Conceição a neblina continuava. Passei pelo Morro da Lagoa e cheguei à empresa com um tempo 15 minutos abaixo do tempo do dia anterior.

Estava na dúvida se retornava pelo trajeto turístico ou pelas estradas. Quando fui informado da existência de uma forte neblina no bairro Ingleses, resolvi optar pelo caminho curto. Também levei em conta o fato de achar que ainda não estou preparado para ir e voltar, no mesmo dia, pelo trajeto longo.

O retorno foi tranquilo, mas com alguns sobressaltos: uma betoneira atravessou meu caminho, me obrigando a parar a bike; um carro e três motos me ultrapassaram no acostamento; tive que pedalar um tempo na contramão, quando ainda estava no bairro João Paulo. Ah! Já ia me esquecendo do vento contrário, que esteve forte e presente em vários momentos.

Cheguei, sob uma forte neblina, com um tempo acima da média, mas são e salvo!

Pedalei!

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Pedalando para o Trabalho - Bike ao chão...

Desde ontem tinha definido: após quase cinco meses, iria para o trabalho pedalando pelo trajeto mais longo (Rio Vermelho/Praia Mole/Morro da Lagoa). Esperava ver um lindo nascer do sol, num trajeto cheio de lindas paisagens.

Saí com o dia prestes a clarear. Só que, desta vez, tinha tantas nuvens que o astro rei ficou oculto. E, para piorar, um vento contrário (médio para forte, com rajadas) chapando no peito! Fui pedalando com força, para vencer as adiversidades. Aproveitava para admirar algumas paisagens enquanto vencia o percurso.

Chegando na Lagoa da Conceição, as lajotas prejudicaram ainda mais o ritmo da pedalada. Visando melhorar a pedalada, resolvi ir para a calçada... Sei que não era o correto, mas não tinha um pedestre sequer e a calçada estava convidativa para uma pedalada :) E não é que 'o castigo veio de bike !?' :) Ao tentar subir para a calçada, confundi areia fofa com terra, o pneu da bike afundou e só tive tempo de pular da magrela, quando ela foi para o chão! Foi o 'Pulo do Gato' ! :) Felizmente não houve machucado e nem estrago da bike: somente a corrente saiu. Arrumei-a e voltei a pedalar. Levei mais de uma hora e meia para chegar à empresa.

O retorno foi tranquilo e num ritmo bem médio/forte, permitindo chegar abaixo do meu tempo médio em casa.

Pedalei!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Pedalando para o Trabalho - Hoje é sexta-feira...

"Hoje é sexta-feira, dia de pedalo, vou pegar a bike, espantar o cansaço e curtir o vento!" (é para ler no ritmo da música 'Hoje é Sexta-feira' :)

Normalmente, na sexta-feira, todo o cansaço acumulado aparece. E hoje não foi diferente. Estava animado e fui pedalando forte, até o cansaço aparecer. Mesmo assim, consegui manter um bom ritmo e cheguei à empresa com um tempo abaixo do meu tempo médio.

Logo no início do retorno, tive que parar em função de um sinal fechado e depois mais duas vezes em função do trânsito complicado. Mesmo cansado, mantive um bom ritmo e consegui chegar, ainda com um mínimo de claridade, num bom tempo.

Pedalei, mesmo cansado! :)

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Pedalando para o Trabalho - No máximo 1 hora

Saí pedalando com o dia clareando e uma temperatura amena para fria. O sol, aos poucos, foi subindo, novamente vermelho. Um visual lindo, proporcionado, em parte, pela fumaça que cobre a cidade. Pedalei forte, sentindo um vendo amigo em alguns trechos e cheguei após 1 hora de pedalada na empresa.

Na hora do retorno, o dia estava nublado, ainda por causa da fumaça. O sol, novamente alaranjado e depois vermelho, foi se pondo devagar. Aproveitei a claridade e o vento amigo (médio) em alguns trechos, para voltar num ritmo mais forte. Também passei por trechos de vento contrário e por trechos de vento lateral. Forcei mais o ritmo e cheguei com um tempo abaixo de 1 hora em casa.

Pedalei, Forte! :)

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Pedalando para o Trabalho - Astros Vermelhos

Hoje foi um outro dia excelente para se pedalar e com bônus: o astro rei e sua primeira dama, sol e lua, se exibiram de várias cores, principalmente a vermelha!

Saí pedalando forte para ir para o trabalho. No final do Morro dos Ingleses, me deparei com o sol dando um espetáculo: metade encoberto pela névoa e a outra metade vermelha! Sempre que tinha oportunidade, aproveitava para observá-lo. Cheguei, na empresa, com cerca de uma hora de pedalada.

O dia estava tão lindo que decidi mudar minha rota de retorno: voltei pelo trajeto mais longo (Morro da Lagoa, Praia Mole, Rio Vermelho). O caminho era mais extenso e com subidas fortes, mas muito mais lindo, passando por vários cartões postais da cidade! E ainda fui recompensado: o sol poente, novamente vermelho, mas desta vez inteiro, sobre o Morro da Lagoa foi uma cena indescritível. Somente igualada pelo nascer da lua, na Praia do Campeche, que começou com um vermelho fraco, passando para um vermelho vibrante, depois um laranjado forte e, por fim, um amarelo, quando cheguei em casa.

Com tanta paisagem linda, nem pedalei muito forte na volta, mas cheguei num bom tempo.

Pedalei e Admirei!

domingo, 22 de agosto de 2010

1º GP Alemão Bike Shop MTB Maratona

Acordei e saí cedo de casa, chegando antes das 8 hrs no local da partida do evento. Montei a bike, fiz a inscrição, alongamento e fui pedalar um pouco, para fazer um aquecimento final.

Nove horas partimos, numa largada 'neutralizada', onde fomos escoltados por um carro da polícia militar. A largada, de fato, aconteceu no 'pé' do Morro do Pagará, cinco quilômetros depois do início. O sol já se fazia presente e foi nosso 'companheiro' por todo o percurso, quase sempre escaldante!

Nada melhor para começar uma maratona de MTB do que uma subida bem íngreme, de uns dois e meio a três quilômetros de extensão! :) Como estava ali para participar, fui pedalando no meu ritmo, lembrando que teria um total de 58 km de ralação. Na subida, aos poucos, fui passando vários concorrentes. Mas, nas descidas, por precaução, não ia muito rápido, pois tinha muitas valas, curvas fechadas, pedras e areia.

Foram cerca de 6 subidões, com suas respectivas descidonas, onde eu subia ultrapassando competidores e descia sendo ultrapassado por alguns. Mesmo com muito cuidado, cheguei a sair da pista numa curva, subindo um pouco num barranco, antes de retornar para a pista. Fiz isso para não deslizar e cair na curva. Ainda bem que deu certo! :)

Durante a prova, eu desci da bike somente em uma subida que, além de muito íngrime e extensa, estava cheia de pedras e cascalhos, não permitindo um tracionamento adequado para poder ir pedalando. Depois da prova, fiquei sabendo que até o grupo da elite empurrou a bike neste paredão!

Minha meta era fazer o melhor possível, mesmo sabendo que não seria suficiente para ficar entre os 5 melhores. Mesmo assim, na parte final, consegui deixar dois bikers, da minha categoria (Master A2), para trás.

Já na parte de paralelepípedos e lajotas, no trecho urbano de Palhoça, forcei uma pedalada num ritmo bem forte, isto com mais de 53 km pedalados. Faltando cerca de 3 km, vi um ciclista a cerca de uns 300 metros à frente. Coloquei mais força no pedal. Quando vi a indicação de 1 km, estava a pouco mais de 100 metros dele. Mantive a pedalada forte, especialmente na subida final. Estava a uns 10 metros, no final da subida, quando ele me viu e começou a forçar o ritmo. Mantive-me na cola dele e, faltando uns 20 metros, ultrapassei-o e cruzei a linha de chegada na frente. Só aí descobri que era da minha categoria também! :)

No resultado geral, fiquei em 8o. na minha categoria, que continha cerca de uns 20 competidores. Completei a prova com 3 hrs e 13 min, num total de 58 km pedalados!

Muito visual lindo, muito morro e muito sol, bastante adrenalina e um ambiente contagiante! Este, para mim, foi o resumo da prova!

Competi! :)

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Pedalando para o Serviço - Outro bom dia

Hoje rolou outro bom dia de pedalo!

Na ida estava mais frio do que nos dias anteriores. Aproveitei para aumentar o ritmo e chegar num bom tempo no serviço.

Na volta, a temperatura já estava caindo, mesmo com o sol brilhando no fim de tarde. O cansaço deste terceiro dia seguido se fez presente e acabei vindo num ritmo tranquilo.

Para dizer que não aconteceu nada, vi um carro, que uns 200 metros após passar por mim, em plena SC-403, deu um 'peão', fazendo um giro de 180 graus e ficando na contramão, enquanto esperava seu colega abrir o portão da oficina mecânica para ele entrar. Será que o carro era dele mesmo ou estava apenas 'testando' o carro de um cliente ?

Cheguei em casa logo em seguida. Bem cansado e feliz por mais um ótimo dia para se pedalar!

Pedalei

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Pedalando para o Serviço - Na média

Mais um dia excelente para se pedalar! Amanheceu frio, sem nuvens e com sol. Pedalei num ritmo forte, mas cheguei quase que no tempo médio, pois ventos contrários me atrasaram um pouco.

No retorno o dia ainda estava claro, quando iniciei a pedalada. No princípio peguei um pouco de vento contrário. Depois aumentei o ritmo, mesmo já estando escuro, e cheguei com quase o mesmo tempo da ida.

Foi um dia de tempos médios! :)

Pedalei!

domingo, 15 de agosto de 2010

1o. Passeio Ciclístico Floripa Shopping

Saí de casa, pedalando, às 9 da manhã deste domingo. Destino: Primeiro Passeio Ciclístico do Floripa Shopping. Cerca de 21 km a serem vencidos.

A manhã estava linda: céu azul, poucas nuvens e um vento polar! :) Fui vencendo o vento contrário e o frio, pedalando forte, para chegar antes das 10 hrs, horário marcado para o passeio. Consegui. Após chegar, cumprimentei bikers conhecidos, fiz minha inscrição e fui prosear um pouco mais... :)

A infraestrutura montada estava muito boa. Parabéns à Centauro e ao Shopping Floripa, além de outros que porventura auxiliaram na organização.

Por volta das 10 e meia o passeio iniciou. O Grupo Pedal Continente fez um ótimo trabalho auxiliando na escolta da pedalada. E foi uma pedalada com muita segurança, garantida pela Polícia Militar e pela Guarda Municipal.

O trajeto foi percorrido numa velocidade bem baixa, para que várias crianças pudessem participar. Foi bem animado e divertido!

Após o passeio, ocorreu a inauguração do bicicletário, que ficou Nota 10, a entrega e o sorteio de brindes. Me despedi de alguns e retornei.

Na volta um vento amigo me ajudou bem. Ainda parei para comprar um peixe e chegar em casa, após ter aproveitado uma linda manhã para pedalar.

Pedalei!

sábado, 14 de agosto de 2010

Pedalando com a Ventania

Hoje a tarde resolvi levar a Ventania, minha bike trilheira, para passear. Estava um dia tão bonito que merecia um pedal! E, acredito que ela se sentiu em casa, pois estava rolando um ventania polar, que fez a temperatura despencar, mesmo com o sol brilhando.

Passei por um percurso que já conhecia, mas, desta vez, pedalei no sentido contrário: Ingleses, Rio Vermelho, Vargem Grande, Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus e Ingleses (veja abaixo). Aproximadamente 25 km.

A estrada entre Rio Vermelho e Vargem Grande possui um bom trecho de terra. E, no sentido que pedalei hoje, fica bem mais radical, com uma descida de tirar o fôlego e aumentar a adrenalina!

Passando em frente ao Sapiens Park, em Canasvieiras, resolvi pedalar pelo acostamento, que mais parecia uma trilha, ao invés de ir pelo asfalto. Aos poucos novos prédios estão sendo erguidos por lá.

Na parte final, antes de iniciar o morro do Mirante da Cachoeira do Bom Jesus, a noite já se fazia presente. Após vencer, no sentido literal da palavra, este pesado morro, desci com cuidado, pela SC-403, sem nenhuma iluminação.

Cheguei quase que sem suar, devido ao frio polar!

Pedalei!


quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Pedalando para o Serviço - 6M e 2R

Outro dia que amanheceu excelente para pedalar. Além da temperatura amena e do dia já claro, quando eu saí pedalando, um vento amigo veio, em vários momentos, me fazer companhia :)

Mesmo estando cansado, aproveitei o amigo vento para pedalar forte e chegar com um tempo gasto pouco acima de 1 hr.

No retorno, aconteceu o 6M e o 2R:
. 6M : mais de 6 mil km registrados no ciclocomputador (incluindo todo tipo de pedalada, desde novembro passado)
. 2R : pedalo com o Grupo Duas Rodas, que pedalou pelo Norte da Ilha, numa ótima noite para pedalar.

Saí por volta das 19 hrs do serviço e fui direto para o ponto de encontro do grupo Duas Rodas, em um posto da SC-401.

O ventinho amigo virou uma ventania contrária :) e me fez seguir num ritmo lento. Durante o percurso, alguns integrantes do grupo, de carro, passaram por mim, me cumprimentando com buzinadas. :)

Chegando no posto, encontrei vários bikers conhecidos e alguns novos. Cumprimentei a galera e fiquei papeando com um e outro até a hora da saída.

O roteiro foi bem legal:
POSTO > RATONES > VARGEM PEQUENA > CANTO DO LAMIN > JURERE TRADICIONAL > JURERE INTERNACIONAL (PASSEIO DOS NAMORADOS) > TRILHA DO CACHORRO(OPEN SHOPPING) > SC - 406 (RETORNO) > POSTO.

Muita camaradagem, solidariedade, animação, suor, conversa, tipos diferentes de terrenos, alguns pneus furados, reagrupamentos, resumindo, um pedal Show de Bike! Destaque para o cachorro preto e cavalo marrom, que estavam em locais escuros, somente nos observando passar... Alguns levaram susto, outros nem viram! :)

Em Jurerê Internacional, devido ao adiantado da hora, não pude passar pela trilha do cachorro, voltando, junto com mais dois bikers, para casa. Cheguei tarde, faminto, extenuado e Feliz! :)

Pedalei, Muito! :)



terça-feira, 10 de agosto de 2010

Pedalando para o Serviço - Outro ótimo dia!

O dia amanheceu diferente: muitas nuvens e pouco vento contrário. O sol ficou escondido e a temperatura estava somente um pouco baixa.

Conseguir pedalar num bom ritmo e cheguei ao serviço abaixo do meu tempo médio, curtindo bastante da pedalada.

A volta foi tão boa quanto ou até melhor do que a ida. Aproveitei para fazer um registro (veja ao lado) do novo ponto de parada de ônibus construído, a 'toque de caixa', em frente ao Coorporate Park. Imprimi um ritmo bem forte e gastei um pouco mais de uma hora.

Ótimo dia para pedalar!

Pedalei!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Pedalando para o Serviço - Contrariando as previsões

Ontem deixei o material pronto para ir pedalando hoje. As previsões indicavam chuva e frio. Mas resolvi contrariar e apostar num dia de pedal. Acertei!

O dia ainda estava escuro e bem frio. As nuvens no céu não indicavam que choveria, pois a claridade do sol começava a aparecer entre elas. O único porém era o vento sul, que soprava bem forte: vento contrário na ida...

Saí pedalando num bom ritmo, mesmo com o vento atrapalhando. Durante todo o percurso, passei por ventos contrários e laterais, mas acabei chegando somente cerca de 4 min acima do meu tempo médio, num ótimo dia para pedalar.

A volta foi excelente. Aproveitei o vento amigo em alguns trechos para pedalar forte. Quanto mais pedalava, mais a velocidade aumentava e mais eu me empolgava. Ainda peguei um vento contrário bem forte nos últimos 4 km, mas, mesmo assim, consegui chegar num tempo abaixo de 1 hr. Pedalada show de bike!

Pedalei!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Pedalando para o Serviço - Tirando as teias & 10.000 Km

Depois de uma semana de gelo e chuva, com uma quinta feira chovendo até a noite, fui verificar o céu, logo que acordei. A lua e várias estrelas apareciam: sem nuvens e sem chuvas! Parece que a previsão do tempo tinha acertado mais uma vez: dia de sol com temperaturas mais amenas.

Arrumei o material, fiz alongamento e fui tirar as teias de aranha da bike! :) Saí pedalando num bom ritmo, mas tive que parar no alto do morro dos Ingleses para registrar o lindo amanhecer. Voltei a pedalar e estava aproveitando um ótimo clima e aquela sensação gostosa de vento no rosto. Aliás, na primeira parte do percurso, o vento contrário se fez bem presente. Cheguei feliz ao serviço, pouco acima do meu tempo médio.

No início da volta, ultrapassei os 10.000 km pedalando para o serviço! Fiz o registro que se encontra ao lado. São muitos quilômetros percorridos. Não foi fácil, mas valeu à pena! Animado com a marca obtida, voltei num ritmo mais forte e cheguei num ótimo tempo em casa!

Pedalei e Ultrapassei! :)

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Pedalando para o Serviço - Contratações encerradas

O dia ainda estava escuro e a temperatura bem baixa quando saí pedalando. Coloquei a bala clava, pois o vento contrário gélido estava fazendo estrago! Apesar de tentar pedalar num bom ritmo, o frio, o vento contrário e a comilança provavelmente contribuíram para chegar num tempo quase dez minutos acima do meu tempo médio. Pelo menos uma caprichada ducha quente revigorou meu ânimo!

O frio estava mais intenso, quando saí da empresa para ir fazer minha última contratação: a camisa do IronMind (assessoria esportiva). Fui pedalando pela ciclotrilha da beira mar norte (que já está bem melhor em alguns trechos) até o trapiche, onde peguei a camisa.

Iniciei o retorno logo em seguida. Muito frio e muito escuro, mas, felizmente, foi uma pedalada tranquila e num bom ritmo.

Pedalei!

ps: a camisa é bem bonita, já o biker... :)



domingo, 1 de agosto de 2010

Trilha em Governador Celso Ramos com o Duas Rodas

A manhã de sábado estava maravilhosa e a previsão era que o dia seria ótimo para se curtir.

Aproveitei para dar uma limpadinha na bike Ventania, já visando a trilha que faria com o Duas Rodas. Limpeza feita, deixei-a secando, com o propósito de colocá-la no carro na hora de sair.

Infelizmente, o porta-malas do carro não tinha espaço para colocar a bike. Tentei de todas as formas, mas não tive outra saída. Deixei a Ventania, desmontada, no hobby box :(. Mesmo assim levei as roupas de ciclista e o capacete: quem sabe não descolava uma bike por lá?

Chegando em Governador Celso Ramos, meus amigos não acreditaram que eu estava sem bike. Contei o que aconteceu e, como eu já tinha me conformado, decidi almoçar bem e curtir o hotel. Tinha até saído de trenzinho com minha esposa e filha para passear, quando decidimos, no início do passeio, voltar caminhando para o hotel. Foi uma ótima decisão! No caminho, pensava em ver, pelo menos, a saída do grupo para o pedal.

Ao chegarmos no hotel, já estavam todos devidamente uniformizados e prontos, quando escutei o Capitão Souza falando para mim:"Arrumamos uma bike para ti! E aí? Vais pedalar conosco?" Na mesma hora respondi que sim e saí para trocar de roupa. Não acreditava na minha sorte. A Priscila teria que sair para um compromisso e resolveu emprestar a bike dela para mim. Troquei de roupa rapidamente e cheguei a tempo para o registro dos bikers que estavam prestes a sair para o pedal!


Saímos animados, pedalando pela tarde maravilhosa! Inicialmente estrada de terra e, logo em seguida, asfalto, numa sequência de várias subidas bem fortes! O grupo foi vencendo estas subidas, até chegarmos na entrada da trilha. Não sabia que estava prestes a pedalar por uma verdadeira trilha para Mountain Bikes!


Pedalamos por trilhas show de bike, que pareciam ser de algum lugar europeu :) Single track entre pinheiros, subidas fortes, descidas alucinantes, muita camaradagem e muito riso, tombos (a maioria deles pertecentes à Suzana :), visual de tirar o fôlego, fotos dos paparazzos, barro, buracos, capim navalha, pernilongos, 'sol da meia noite', cachorros e boi bravos, passagem por cercas, pedalada na beira mar da praia de Palmas e, para alguns malucos (dentre os quais me incluo :), banho de mar no final! A temperatura da água estava muito baixa, mas a animação da galera estava altíssima!

Há muito tempo não curtia tanto uma pedalada! Esta foi apropriada para mountain bikers e ainda com praia no final! Melhor Impossível! :)

Pedalei e Curti muito!

Fotos: Daniel Costa e Ricardo de Carvalho