terça-feira, 29 de junho de 2010

Pedalando para o Serviço - Saindo e chegando no escuro

A temperatura estava amena e o dia ainda estava escuro quando saí pedalando para o serviço. O tempo nublado impedia a claridade do sol.

Estava num ritmo médio para fraco, por volta dos 10 km, quando o dia clareou um pouco mais e, logo em seguida, fui ultrapassado por um biker numa speed. Desta vez consegui acompanhá-lo por cerca de uns 5 km, aumentando bem a minha velocidade média. Mesmo assim, cheguei ao serviço acima do meu tempo médio.

A volta foi tranquila, sem ventos e com uma temperatura agradável e mais da metade do percurso na escuridão. Cheguei um pouco acima do tempo que gostaria, mas são e salvo, mesmo bem cansado! :)

Pedalei!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Pedalando para o Serviço - Lua e Sol

Acordei com o dia ainda escuro, com temperatura um pouco fria e um vento uivando. Após me arrumar e fazer alongamento, saí pedalando.

À minha frente ainda estava escuro, com a lua cheia no céu. Às costas, a claridade aos poucos tomando conta do céu, com o sol subindo aos poucos. A temperatura que ainda estava baixa, ficava menor ainda ao passar por locais com neblina forte. Tive que encarar vento contrário em alguns trechos. Mesmo assim a pedalada de ida para o serviço foi muito boa e tranquila, chegando num tempo um pouco acima da média e com o sol brilhando no céu.

Em função do jogo do Brasil, o retorno foi na parte da tarde, onde havia um vento sudeste que atingia, em alguns momentos, até 35 km/h (segundo meu amigo me informou). Na maioria do percurso este vento me ajudou, mas cheguei a bater de frente com ele e também lateralmente. Pode-se dizer que o saldo foi positivo e, desta forma, cheguei num ótimo tempo em casa, dez minutos antes do início da partida.

Ao guardar a bike, reparei no odômetro: mais de 5000 km rodados, entre meio de novembro de 2009 até hoje!

Pedalei e Torci! :)

domingo, 27 de junho de 2010

Trilha em Sambaqui - Estréia

Ontem conferi a 'Ventania' e deixei meu material pronto. Hoje, ao acordar, fui premiado com um lindo sol e uma temperatura muito agradável. Aprontei-me, fiz alongamento e saí pedalando, com a Ventania! :). O destino era a Trilha da Barra do Sambaqui!

No início estranhei um pouco, principalmente o pedivela, o banco e a altura, mas, com o passar do tempo, fui me adaptando. Pedalei num bom ritmo, aproveitando todas as condições favoráveis, chegando num bom tempo ao ponto de partida da trilha. Desta vez já sabia o que viria pela frente.

Tomei água e fôlego :) e parti para a pedalada. Inicialmente lajota, um pouco de asfalto, estradão e dá-lhe morro. Foi bem mais tranquilo com a Ventania. Um amortecedor faz muita diferença e também os componentes da bike (coroas, catracas, corrente e passadores) são mais resistentes e mais adaptados para trilhas.

Quase no topo da primeira sequência de subidas, parei para registrar minha nova bike. Um boi (vaca?), enquanto tirava fotos, ficou 'me pedindo' para fotografá-lo(a). Taí o registro dele(a)? :) Infelizmente, depois disto, a bateria da máquina acabou :( e não consegui registrar as lindas paisagens, em virtude do dia lindo de sol e do local exuberante. Fica para uma próxima.

O restante do percurso foi cheio de subidas complicadíssimas e umas descidas medonhas :). Aquela descida 'imbicicletável' continuava igual ou pior. Percurso bom para treinar 'escalada em paredões'! :)

Na parte final, desta vez, eu fiz a trilha corretamente, retornando por uma parte do percurso já pedalada, só que de forma inversa, passando por um morro de dar inveja à subida da Barra da Lagoa para o Mirante da Praia Mole. Foi pesada, mas curti bastante! :)

Finalizada a trilha, encontrei uma ventania contrária, em quase todo o retorno, que me fez ainda mais forçar minha pedalada! A SuperBike Ventania tá mais que aprovada! :)

Trilhei e Estreei! :)

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Pedalando para o Serviço - Mr. Tuff

Sexta feira é complicado, especialmente em uma semana de bastante exercício físico, o cansaço chega forte.

Acordei e o dia estava amanhecendo e muito agradável. Um pouco frio, mas nada exagerado. Após fazer o alongamento comecei a pedalar. O dia ainda escuro me fez ligar o farol de alerta e a lanterna traseira. No topo do Morro dos Ingleses, parei para arrumar o farol. Foi quando um biker de speed passou por mim. Terminei de arrumar e comecei a pedalar forte com o intuito de chegar perto do ciclista. Aos poucos fui retirando a distância, fiquei um pouco no seu vácuo e o ultrapassei, começando a me distanciar um pouquinho. Na subida do elevado sobre a SC401 ele já estava à minha frente e começou a distanciar. Após a subida da universidade, já tinha sumido.

Voltei a pedalar num ritmo médio, mas resolvi parar e registrar a neblina sobre a paisagem (veja ao lado). Na segunda metade do percurso o cansaço se fez mais presente, entretanto, consegui chegar no serviço num bom tempo.

Antes de pegar o caminho de casa, resolvi passar numa loja especializada em bicicletas e acessórios para comprar o Mr. Tuff (foto à esquerda), uma fita antifuro que deve diminuir, em até 80%, o número de vezes que o pneu da minha bike fura.

O retorno foi bem agradável, mesmo sendo no escuro e, nos últimos 5 km, com a presença de um cansaço que me fez diminuir bastante meu ritmo, o suficiente para chegar extenuado, mas são e salvo em casa.

Pedalei! :)


quinta-feira, 24 de junho de 2010

Pedalando para o Serviço - Valeu o esforço

Acordei e percebi que tinha 'perdido' a hora. Certamente a 'conversa com o Juca' durante a madrugada foi a culpada. Já estava atrasado e, ir de ônibus, certamente me atrasaria mais. Ainda bem que meu material para ir de bike estava pronto. Aprontei-me e, sem alongamento, fui pedalar.

Não estava cem por cento recuperado, mas comecei a pedalar num bom ritmo e fui aumentando, ajudado em alguns trechos pelo amigo vento a favor! :) Cheguei num ótimo tempo no serviço.

Em função do atraso, o retorno foi durante o início da noite, já sem qualquer claridade natural. Desta vez, o vento contrário se fez presente, mais forte nos 13 km iniciais e menos um pouco no restante.

Faltando uns 6 km, ultrapassei um biker que pedalava uma speed. Percebi que ele começou a me acompanhar. Forcei mais o ritmo e ele continuava me seguindo. No começo do morro final, me posicionei mais à direita no acostamento e falei que não teria como manter o ritmo naquela subida.

Ele me perguntou de onde eu vinha e começamos a conversar enquanto subíamos. Ele falando numa boa, eu pedalando o mais forte possível e puxando ar para conversarmos :). Enquanto eu voltava do trabalho ele estava treinando e, como estava sem farol, aproveitou para me seguir. Disse que participa de provas de velocidade, como a Volta de Santa Catarina.

Após a descida do morro, nos despedimos e logo cheguei em casa. Mesmo com o vento contrário inicial, a pedalada forte no final me permitiu chegar no meu tempo médio. Foi um bom pedal. :)

Pedalei!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Voltando pedalando do serviço

Hoje tinha decidido voltar com minha 'magrela'. Mesmo o dia estando muito frio, fui para o serviço preparado para retornar de bike.

Para minha sorte, o dia que amanheceu muito gélido, permaneceu seco e esta claro, quando comecei o retorno.

Estava me sentindo bem e, aos poucos, fui esquentando o corpo e curtindo a temperatura fria, mas agradável. Pouco antes da descida do morro do desmoronamento a claridade já tinha ido embora. Mesmo assim, estava com bastante gás e pedalei num ótimo ritmo.

Perto da entrada para Ratones eu encontrei 3 bikers devidamente agasalhados, com capacetes e luzes nas bicicletas. Conversamos um pouco, sem parar a pedalada e descobri que eram de Canasvieiras, amigos de um dos meus parceiros de Audax 2010. Me despedi e continuei o pedalo.

Cheguei em casa num bom tempo, abaixo do meu tempo médio e sem muito cansaço. Foi uma pedalada bem agradável!

Pedalei, retornando! :)

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Indo para o serviço pedalando

Neste primeiro dia de inverno de 2010 a manhã estava gélida, mas seca. Fiz um alongamento caprichado e saí pedalando. Aproveitando a 'energia acumulada' no fim de semana, comecei a imprimir um ritmo médio para forte. Mas meu rendimento estava bem abaixo do esperado. Achei que o frio fosse o culpado! Na subida do Morro dos Ingleses, pedalava forte, mas o rendimento não estava legal. Pensei que deveria ser alguma coisa na bike: desta vez eu acertei. Só que fui descobrir cerca de 5 km depois, quando, no elevado que liga a SC-403 à SC-401, percebi que o pneu traseiro estava murcho...

Desci até a SC-401 e tentei encher o pneu. Não deu certo. Outra vez teria que trocar a câmera. Após retirar o pneu, encontrei a causa: um fiapo de arame de quase 1 cm de tamanho tinha furado o pneu e a câmara! Decidi que, o mais rápido possível, compraria uma fita anti-furo, para este tipo de situação não mais acontecer. Terminei a troca, enchi o máximo que pude o pneu e voltei a pedalar. Com o pneu murcho, o rendimento continuou ruim.

Somente uns 10 km depois encontrei um posto onde consegui calibrar os pneus. Depois disto, aumentei o ritmo do pedalo e cheguei ao serviço quase cinquenta minutos após o planejado, gastando mais tempo de pedalada do que meu tempo médio.

Para o retorno, tinha programado pedalar com o Grupo Floripa Bikers, que planejou um percurso inesquecível pela região norte da ilha, a partir das 20 hrs. Infelizmente, por volta das 5 da tarde uma garoa insistente não parava de cair. Pouco depois das 18 hrs, chegou a mensagem de cancelamento do Pedal. Ficaria para outro dia, sem chuvas.

Como já estava muito escuro, chovendo e frio, decidi voltar de ônibus, deixando minha 'magrela' por lá... :(

Pedalei, só na ida!

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Pedalando para o Serviço & Grupo Duas Rodas

Ainda bem que não acreditei na previsão do tempo que ontem dizia que a quinta-feira seria chuvosa durante todo o dia, com chuvas a qualquer momento.

Acordei e fui verificar o tempo: um pouco frio, úmido e sem muitas nuvens no céu. Ótimo! Poderia ir pedalando para o serviço e, provavelmente, conseguiria pedalar, no retorno, com a Raça Medonha do Grupo Duas Rodas :) que tinha programado o roteiro deste pedal de quinta-feira para a região norte da Ilha.

Arrumei-me e fiz alongamento, saindo para o pedal logo em seguida. No início estava um pouco desanimado. Mas, após calibrar os pneus, comecei a pedalar num bom ritmo. A temperatura agradável, o sol aparecendo, a ausência de vento contrário e um ventinho a favor, colaboraram bastante. Cheguei ao serviço com o sentimento de ter feito uma das pedaladas mais agradáveis das últimas semanas! :)

No início da tarde o vento sul chegou forte. Para mim, se ele continuasse soprando, seria ótimo para retornar. Mas fiquei com receio de trazer chuva também. Não trouxe! :)

Saí da empresa mais tarde do que deveria e tive que pedalar forte, com ajuda do vento amigo em alguns trechos, para chegar no horário da partida do grupo. Faltando uns 4 km para chegar ao ponto de concentração do grupo, estava pedalando rápido (cerca de 35 km/h), no acostamento, num trecho bem escuro, quando percebi uma luz vinda pela minha direita. Logo pensei no pior: uma moto ou um carro trafegando rapidamente pelo acostamento, vindo na minha direção. Ao olhar para verificar, já estava passando por mim um ciclista, numa MTB, que pedalava bem mais rápido do que eu. Tentei acompanhá-lo, mas foi impossível. Desconfiei que ele também iria para o pedalo noturno. Estava certo! :)

Ao chegar no ponto de encontro, logo vi o 'fast biker' :) e o cumprimentei. Encontrei alguns outros que conhecia e muita gente nova. Coisa linda ver que o Duas Rodas está cada vez maior, com faixa etárias bem diferentes, mas todo mundo animado, feliz e com muita disposição! :) Tinham muitos se preparando.

Pouco depois o Capitão Souza reuniu todos e passou o roteiro: Posto > Ratones > Vargem Grande > Rio Vermelho > Ingleses > Morro da Antena > Cachoeira do Bom Jesus > Canasvieiras > SC- 401 > Posto. Também falou sobre os pontos de reagrupamento e os cuidados com a segurança. Logo em seguidas saímos, num total de 56 Bikers Noturnos (!), a pedalar pela Região Norte da Ilha. Um desfile de bikes e luzes piscando!
Passamos por todo tipo de piso: asfalto, lajota, terra, paralelepípedo, pedras, poeira :) Destaque para as descidas fortes nos estradões. Em uma delas, somente com iluminação de faróis, foi bem radical! A adrenalina bem alta e a noite perfeita para uma pedalada foram essenciais para aumentar nossa sensação de prazer! :)

Alguns fatos que achei marcantes: o sumiço das luvas da Pri :), o biker com um farol mais potente do que de moto (e foi ele quem o fez :), alguns tombos leves, pessoas e cachorros fazendo festa ao passarmos, gritos de 'olha o IronMan aí' :), alguns pneus furados, o companheirismo do Grupo, um morro entre Vargem Grande e Rio Vermelho de dar inveja ao Morro da Lagoa e também o morro da Antena/Mirante do Cachoeira do Bom Jesus. 'Infelizmente' :), este último não passei por ele, pois, ao chegar aos Ingleses, me despedi dos bikers que estavam próximos e fui direto para minha casa, onde, para meu deleite, 'matei uma Vaca Atolada'! :)

Um bom banho e uma ótima cama foram meus prémios pelos cerca de 46.5 km pedalados no total (serviço + grupo).

Parabéns a todos que pedalaram ontem e especialmente ao Capitão Souza, que conseguiu conduzir muito bem esta incansável Raça Medonha do Grupo Duas Rodas! :)

Segue um link com algumas fotos que tirei: http://picasaweb.google.com/audalio/Grupo2RodasPedalNorteDaIlha#


Pedalei!

terça-feira, 15 de junho de 2010

Pedalando para o Serviço - Após 3 tentativas...

Após 3 tentativas frustradas de ir pedalando para o serviço, hoje consegui ir! E olha que, em duas das vezes que desisti, eu acordei, verifiquei que não chovia, me aprontei, fiz alongamento e, ao fazer uma última verificação, a chuva já caía :(

Hoje tinha uma motivação diferente: voltar pedalando a partir das 14 hrs, quando seria dispensado para assistir à estréia da seleção brasileira!

A ida foi tranquila. Luz traseira piscando ao sair, devido à escuridão. E, após um tempo sentindo frio, o sol começou a aparecer, melhorando um pouco a temperatura. Na metade da parte final um vento amigo me acompanhou, me ajudando e permitindo que chegasse com apenas 1 hr de pedalo no serviço.

No retorno, o vento que foi amigo, tornou-se vento contrário e bem forte! :) Estava animado com a possibilidade de chegar uns 10 min antes do início da partida, mas o vento contrário não permitiu! Logo no início, encontrei uma bandeirinha do Brasil e resolvi carregá-la. Como não consegui pendurá-la na bike, fui segurando-a. Incomodou bastante, mas tudo bem. Pedalei forte, mas mesmo assim, não consegui chegar dentro do meu tempo médio, mas cheguei num bom tempo, são e salvo e bem no início do jogo.

Se soubesse que o primeiro tempo iria ser tão ruim, teria economizado energia e escondido a banderinha :) Pelo menos, foi uma vitória, magra, mas vitória! :)

Ah! Após o jogo aproveitei para dar uma geral e uma pedalada na SuperBike (minha 'Nova Filha')! Realmente, ela é de um nível bem acima! :)

Pedalei e Torci, muito! :)

domingo, 13 de junho de 2010

Trilha em Sambaqui

Ontem à noite decidi trilhar! Escolhi a Trilha da Barra do Sambaqui que encontrei no site Trilhas Br.

Acordei com um sol brilhando e uma manhã de temperatura amena. Me aprontei e saí pedalando. Cerca de 15 km até chegar ao início da trilha. Na verdade a temperatura estava mais fria do que pensava e, nos 10 primeiros minutos, senti um pouco de frio. No caminho para Santo Antônio de Lisboa, vi vários ciclistas pedalando. Realmente a manhã estava propícia para o pedalo!

Cheguei ao ponto inicial, zerei o odômetro e comecei a seguir o mapinha. Inicialmente lajotas, depois asfalto, terra, mais lajotas até chegar à trilha. Pelo menos dois morros bem fortes com descidas idem. É bom ter certeza que os freios da bike estão em dia :).

Na parte de single track (trilha com passagem para um biker), tinha dois subidões que me exigiram mudar para a coroa menor e a catraca maior (adequada para subir morros muito fortes). Passei também por uma descida 'imbicicletável', na minha opinião, que, além de íngreme, tinha muito barro e pedras. Logo após cheguei na Barra do Sambaqui e voltei a pedalar em estrada de terra e lajotas, retornando ao ponto de início. Bem legal esta trilha!

Na volta pelas estradas de asfalto, ainda passei por uma chuva fria, durante uns 5 minutos. Cheguei tranquilo em casa, com sol brilhando, após comprar pão fresquinho! :)
  • Total Pedalado: 45.5 km
  • Pedalado em Trilha: 13 km

Trilhei! :)

terça-feira, 8 de junho de 2010

Pedalando para o Serviço - Mais frio...

Ontem fui verificar a bike e constatei o que já imaginava encontrar: o pneu dianteiro murcho. Aproveitei para trocar a câmara, colocar uma nova e consertar a antiga.

O dia amanheceu bem frio, mas com a perspectiva de sol nascendo sem muitas nuvens. Saí pedalando ainda no escuro, com a lanterna traseira piscando. Pedalava forte para tentar esquentar mais rápido. Mesmo após o primeiro morro ainda sentia um pouco de frio. Logo em seguida parei num posto para calibrar os pneus: equipamento com defeito. :(

O sol começou a aparecer, mas o frio permanecia. Continuei num ritmo forte e parei em outro posto, lá pelos 17km. A pedalada rendeu bem mais após a calibragem dos pneus. Cheguei num bom tempo no serviço e fui direto para a ducha quente! :)

O retorno foi tranquilo e também bem frio. A bike estava muito boa para se pedalar e fui num ritmo forte, mesmo pedalando no escuro, chegando com praticamente uma hora de um pedalo bem tranquilo em casa!

Pedalei, brrrr, com frio! :)

Nova Filha! :)

Neste final de semana fui buscar minha 'Nova Filha', uma bike com Pedigree e Currículo :).

Com ela, o antigo dono, meu irmão, foi Campeão Candango, Brasileiro e de provas do Iron Biker, Inox Biker, Ametur, 100 km Cerrado entre várias outras competições!

Segue uma foto da minha nova MTB que, desta vez, será somente Trilheira!

A atual, continuará sendo utilizada, e muito, como meio de transporte.

Busquei! :)

terça-feira, 1 de junho de 2010

Pedalando para o Serviço - Frio

Parece que o frio chegou de vez. Conforme a previsão, tivemos outra manhã gelada. Muitos bikers desistem de pedalar por conta desta adversidade, mas este não é meu caso! :)

Hoje coloquei uma camisa de manga comprida por baixo da minha de manga curta. De fato estava uma manhã bem fria e com muitas nuvens.

No início da pedalada é mais complicado. À medida que o corpo esquenta, fica mais agradável. Fui num bom ritmo, mas, na parte final, o cansaço começou a bater. Mesmo assim, consegui chegar num tempo abaixo da média e, como prêmio, tomei uma boa ducha quente! :)

A volta foi bem tranquila, tirando o problema do pneu dianteiro murcho. Como não estava totalmente vazio, passei num posto e aproveitei para calibrar os dois. Ainda bem que ele não esvaziou durante o caminho.

Pior do que o frio, que já fazia, é a escuridão. Consegui aproveitar a claridade somente até os 10 km. Os outros 18 km já foram sem a luz natural. Acabei chegando com um tempo um pouco acima da média, mas são e salvo! :)

Pedalei! :)