terça-feira, 30 de março de 2010

Pedalando para o Serviço - Novo Acidente

Acordei mais cedo, pois pretendia ir pelo Rio Vermelho/Morro da Lagoa. O dia estava clareando e a temperatura estava bem amena. Me arrumei, alonguei e saí. Poucos metros depois, percebi que tinha esquecido a mochila. Ao parar para retornar, me deparei com uma cena linda: a lua cheia, amarela, pouco acima do morro (pena que a foto não conseguiu refletir a beleza da cena).

Voltei a pedalar e estava indo num ritmo muito bom até chegar na estrada Rio Vermelho/Brava. Além de um barulho estranho, também percebi que não conseguia desenvolver uma boa velocidade. Parei a bike e fui investigar: o pneu traseiro estava um pouco torto e seus gomos raspavam no quadro. Arrumado o problema, voltei a pedalar num bom ritmo e cheguei ao serviço num tempo recorde (1hr e 17 min).

Infelizmente, fui proibido de entrar, devido a uma manifestação organizada pelo Sindicato dos Funcionários da empresa. Detalhe: sou terceirizado e não pertenço a este sindicato. Queria entrar para tomar banho, mas tive que ficar mais de 20 min aguardando que me liberassem.

Animado com a vinda, tinha programado retornar pelo Morro da Lagoa/Rio Vermelho. Ainda não tinha conseguido tal feito: ir e vir, no mesmo dia, pelo percurso mais longo e com as subidas mais fortes.

Subi o Morro da Lagoa num bom tempo e fui descendo com cuidado, pois tinha bastante carro. Após passar pelo cruzamento que vai para o LIC, em frente a um ponto de ônibus, passei por um buraco que me fez mudar um pouco a trajetória, indo para a esquerda, quando senti uma batida no guidon e, em seguida, me vi aterrissando no asfalto. Na mesma hora me levantei, arrastei a bike para a calçada e vi que o carro que tinha batido na bicicleta parou um pouco à frente.

Comecei a verificar meu corpo: algumas escoriações, principalmente abaixo do cotovelo direito e outros machucados menores. Aí fui olhar a bike: extensor do guidon direito amassado, pedal esquerdo quebrado e a peça onde o pedal é encaixado estava amassada. Não tinha como pedalar, ainda mais que faltavam cerca de 27 km para chegar em casa. Minha luva (nova) da mão esquerda, ficou detonada: pelo menos 'morreu' protegendo minha mão :)

O motorista chegou e perguntou como eu estava: somente prejuízo material, eu respondi. No mais, outro grande susto. Perguntou se queria ir ao Pronto Socorro que tinha ali perto, mas recusei, pois não havia necessidade.

Pouco depois, começou a dizer que cada um deveria arcar com seu prejuízo, pois ele só bateu na minha bike porque eu mudei a minha trajetória; que ele até tentou desviar, mas que tinha um carro ao lado e, desta forma, não pôde fazer nada... Também disse ser Policial Militar e que sempre dirige com consciência e prestando atenção no trânsito, mas, que, neste caso, não teve como evitar o acidente.

Falei para ele sobre a distância lateral obrigatória de 1.5m durante a ultrapassagem de uma bicicleta e, como não era possível, devido ao carro que disse que estava ao lado, que deveria ter diminuído e somente ultrapassado quando pudesse fazê-lo observando esta distância mínima. Mesmo assim, ainda ficou certo de que eu era o culpado do acidente.

Para mim, a proposta de que cada um deveria assumir seus prejuízos foi oferecida por ele porque não aconteceu nada no retrovisor que bateu na bike e teve somente alguns leves arranhões no para choque dianteiro do carro que, para falar a verdade, nem pareciam que tinham sido causados pelo acidente.

Perguntou para onde eu estava indo e, após dizer que era para os Ingleses, me ofereceu carona até o Rio Vermelho, desde que eu deixasse a bike em algum lugar, pois não cabia no carro dele. Uma amiga dele, também policial (estava fardada), sugeriu que ligassem para um colega que tinha uma pickup e que poderia me dar carona. Fizeram isto e disseram que ele viria me buscar.

Ficamos conversando durante os 40 min que a pickup, da Polícia Militar Ambiental, levou para chegar. Colocamos a bike na parte traseira, nos despedimos e fui de carona na pickup. Me deixaram a cerca de 1.2 km de casa. Consegui vir pedalando, usando somente um pedal e cheguei em casa. Minha magrela ficou 'ferida' e minha disposição de ir pedalando para o serviço também.

Começo a repensar sobre ir pedalando para o serviço, em função da falta de segurança para os ciclistas, que só não são mais desrespeitados no trânsito do que os pedestres. Este foi o segundo acidente em menos de 3 meses (veja o relato do primeiro, clicando aqui). Se ano passado não tive nenhum, agora já são dois acidentes.

Não sei se paro antes que um terceiro acidente (e, quem sabe, fatal) aconteça ou se tento insistir mais nesta atividade de ir pedalando para o serviço...

Pedalei e Acidentei ! :(

segunda-feira, 29 de março de 2010

Pedalando para o Serviço - São as Águas de Março ...

O dia amanheceu bom para pedalar: temperatura amena, sol começando a aparecer, inexistência de vento contrário. Arrumei as coisas, me alonguei e saí pedalando. Hoje estava com vontade de ir num ritmo mais tranquilo.

Fiz três paradas: para registrar a ausência de um ponto de ônibus (derrubado por um carro há quase dois meses; foto à direita), para resgatar mais uma sinalização do Audax e devido à uma travada da corrente. Mesmo com as paradas e o ritmo mais tranquilo, cheguei abaixo do tempo médio no serviço.

Minha intenção na volta era fotografar o local do outro ponto de ônibus derrubado (também por um carro, uma semana após o outro) e clicar um ponto de ônibus inteiro (foto à esquerda). Infelizmente, as Águas de Março (fechando o verão é promessa de chuva no meu estradão :) apareceram e vim desde a empresa até minha residência, debaixo de chuva que às vezes estava fraca, às vezes forte e a maioria do tempo média. Um vento amigo ajudou-me por um bom tempo e consegui chegar com um tempo abaixo de 1 hr, mesmo já estando escuro.

Ah! Ultrapassei a marca de 8000 km (total de km pedalando para o serviço, desde o início). Somente este ano, já são quase 2000 km.

Pedalei e Molhei Muito! :)

sexta-feira, 26 de março de 2010

Pedalando para o Serviço - Tempo chuvoso

Fui dormir com uma chuva média, mas, ao acordar, a chuva já tinha parado. Perto da minha casa não parecia ter chovido muito.

Aprontei-me e saí pedalando. Estava um tempo legal para pedalar, com temperatura amena e sem ventos contrários. Comecei a ir num bom ritmo, mas, quando faltavam 6 km, o cansaço bateu e acabei diminuindo a velocidade média. A partir do bairro João Paulo, pude perceber que tinha caído uma tempestade por aquelas bandas... Mesmo cansado, cheguei ao serviço num tempo abaixo do meu tempo médio.

Na volta eu esperava vir num ritmo mais calmo, pois, além do cansaço, já estava quase escuro. Enganei-me: vim pedalando muito forte, chegando a uma média de 30.1 km/h, que acabou abaixando um pouco após a última subida. Cheguei em casa num tempo bem baixo ( 56min e 20seg)!

Pedalei Rápido! :)

quinta-feira, 25 de março de 2010

Pedalando para o Serviço - O Retorno

Mesmo contrariando as previsões de chuva e tempo ruim, deixei meu material pronto para ir de bike para o serviço.

Acordei e.... estava com 'cara' de chuva. Me aprontei e fiz alongamento. Saí pedalando sob uma garoa, com a chuva bem fraquinha. No trecho inicial me deparei com um vento contrário forte.

Até os 5 km eu já tinha parado duas vezes: para calibrar os pneus e para retirar uma sinalização de direção que ficou da prova do Audax. Outro 'troféu' que obtive! :) Mantive um bom ritmo e cheguei num bom tempo ao serviço, mas bastante molhado, pois a garoa me acompanhou por quase todo o percurso.

A volta foi bem tranquila e consegui fazer num ótimo tempo, mesmo com a parte final já com pouca claridade.

Pedalei! :)

segunda-feira, 22 de março de 2010

Audax Floripa 2010: Conquistei meu objetivo!

Ontem participei do Audax Floria 2010 e consegui conquistar meu objetivo: pedalei os 200 km da prova e ainda chegar bem e com sobras!

Em breve postarei meus relatos. No momento, segue o link para as fotos:
http://picasaweb.google.ch/audalio/AudaxFloripa2010#

Vídeo sobre a Ponte Colombo Salles:
http://www.youtube.com/watch?v=UGSUZo6ioIM



Pedalei, D+ !! :)


terça-feira, 16 de março de 2010

Pedalando para o Serviço - Digna de registro

Acordei hoje disposto a ir pedalando, principalmente por dois motivos: descansei uns três dias seguidos, sem pedalar e porque hoje será a última pedalada longa desta semana, pois, a partir de amanhã, guardarei forças para o Audax Floripa que acontecerá no próximo domingo.

Saí pedalando animado e num ritmo bem forte, quando aconteceu uma atitude digna de registro: passando por uma estrada marginal em frente à Unisul, um ônibus que vinha atrás, ao invés de buzinar, piscar farol ou frear bruscamente, aguardou que eu chegasse num local que permitia a ultrapassagem mantendo a distância lateral de no mínimo 1.5m da minha bike, conforme manda a legislação de trânsito. Quando percebi que o ônibus estava chegando, comecei a pedalar mais forte. O condutor fez sinal de positivo e ainda me incentivou. Coisa rara! :) Normalmente tenho que pular para calçada, pois eles não esperam. E, quando me ultrapassou, o fez com uma distância lateral bem maior do que a mínima. Foi bom ver que ainda tem motorista de ônibus que respeita o ciclista.

Mantive um bom ritmo e teria chegado com um tempo abaixo de uma hora, se não tivesse passado em dois lugares antes de chegar ao serviço.

Antes de retornar, resolvi passar na Ciclo Bike, para tentar tirar o barulho que estava fazendo no pedal e, se possível, colocar pedaleiras (são encaixadas no pedal) para melhorar a eficiência nas pedaladas.

Voltei pedalando num bom ritmo, me adaptando às pedaleiras e percebendo que outros músculos, devido à posição diferente de pedalar, começaram a serem mais utilizados. Espero que as pedaleiras não me atrapalhem na prova do Audax. Acredito que conseguirei me adaptar até o dia da prova, mesmo que pedalando somente poucas distâncias.

Pedalei, com pedaleiras! :)

sexta-feira, 12 de março de 2010

Pedalando para o Serviço - Dia tranquilo

Por incrível que pareça, hoje o dia foi bem tranquilo: tanto a ida, quanto a volta, as condições de pedalar estavam ótimas e, além de não chover, não tive pneu furado! :)

Para não dizer que tudo estava perfeito, hoje o cansaço acumulado bateu e metade da volta foi na parte da noite, com a estrada já escura.

Ah! O odômetro do ciclocomputador passou dos 3.000 km!

Pedalei com gosto! :)

quinta-feira, 11 de março de 2010

Pedalando para o Serviço - Mais do mesmo :(

Hoje a vinda foi complicada. Dormi pouco e acordei cansado (normal). Fui verificar as condições para o pedal: muito boas!

Comecei a pedalar e estava num ritmo médio quando, novamente, pela 4a. vez em menos de uma semana, advinha o que eu tive que fazer? Quem pensou em trocar um pneu furado ganhou uma pedalada :) e quem pensou no pneu traseiro, ganhou duas :). Tinha saido atrasado e agora me atrasaria mais ainda.

Fiz a troca e recomecei a pedalar. Fiquei com a impressão de que a câmara colocada estava vazando. Ao invés de trocar novamente, procurei um borracheiro e calibrei o pneu. Pedalei por uns 15 min e tive que calibrar novamente, pois o pneu já estava quase murcho. Desta vez pedalei por mais 30 min e cheguei ao serviço, com o pneu já murcho. Certamente teria que trocar a câmara novamente antes da volta.

Por ter chegado tarde, tive que ficar um pouco mais no serviço. Antes de ir embora, infelizmente, tive que fazer nova troca de câmara de ar. Usei minha última que não estava furada. Se furasse novamente teria problemas...

Já estava escuro quando comecei a viagem de volta. Calibrei novamente e fui. A todo momento verificava, via observação, se o pneu estava cheio. Para melhorar a volta no escuro, com farol fraco, começou a chover. E choveu forte ! Tanto que, foram suficientes apenas 5 min de chuva, para me encharcar todo, inclusive meus tênis. Não demorou 10 min e terminou. Na metade do caminho eu parei para verificar o estado do pneu traseiro (estava bem cheio) e tomar uma água.

Fui pedalando num nível médio para forte e acabei chegando em casa num bom tempo.

Pneus furados, chuva forte, pedalo à noite e muito cansaço: o dia hoje foi complicado para pedalar...

Mesmo assim, Pedalei!

terça-feira, 9 de março de 2010

Pedalando para o Serviço - Temporal, Granizo e Ciclone

Fui verificar a rua, quando acordei, e constatei que havia chovido bastante à noite. Após passar pela 'lagoa' que se forma na esquina da minha rua, quando chove muito, percebi que tinha esquecido a mochila: roupa, carteira, lanche, agenda, ... Fui obrigado a retornar.

Pedalei num ótimo ritmo e cheguei com pouco mais de uma hora ao serviço. O dia estava bom para o pedalo.

Na volta, em função de colocar uma carta no correio, teria que ir embora um pouco antes do serviço. Ao sair da agência do correio, o céu estava escuro e o vento forte: indícios de chuva. Antes de pegar a estrada, passei numa loja de bikes e acessórios e comprei uma nova câmara para trocar pela reserva que estava detonada.

Um pouco antes de sair da loja, o vento ficou mais forte e já era possível ver a tempestade se aproximando: segundo o vendedor, era um ciclone que estava se aproximando. Comecei a pedalar forte, aproveitando que o vento estava a favor e tentando fugir da chuva. Só que não foi possível. Quando estava numa passarela sobre a SC-401, começou a cair granizo (inclusive um entrou na minha orelha:). O gelo (pedras pequenas) batendo no capacete e a ventania, me faziam temer por uma terrível tempestade, mas ainda bem que não ficou muito pior do que já estava.

Continuei pedalando, passando por enxurradas, enfrentando chuva forte e ventos contrários também.

Perto de Santo Antônio de Lisboa, a chuva tinha dado uma trégua, mas as nuvens muito carregadas indicavam mais chuva por vir. Parei para registrar o cenário (clique aqui para ver todas as fotos). Olhando na direção de Cacupé, estava escuro e chovendo. Olhando na direção de Canasvieiras, via-se nuvens carregadas, prestes a desabarem :)

Voltei a pedalar para tentar escapar da chuva, mas não teve jeito. Pouco após a Polícia Rodoviária Estadual, voltou a chover granizo. Desta vez, meus braços e pernas começaram a doer, devido aos gelos que batiam em mim.

Mesmo assim eu não parei. Continuei pedalando, até perceber que o pneu traseiro estava murchando. Ao verificar a situação, percebi que ele já estava quase vazio. Não teria como chegar a um posto. Olhei para o lado e vi um ótimo local para trocá-lo.

Fui verificar o que tinha acontecido e logo encontrei o objeto responsável pelo furo: um clips que conseguiu furar o pneu e a câmara. Retirei o 'furador', virei a bike e comecei, pela 3a. vez em menos de uma semana :(, a trocar a câmara do pneu traseiro, usando a que tinha acabado de comprar.

Durante a troca, observando o ambiente, enxerguei uma goiabeira carregada e percebi que não estava tão ruim: escapei da chuva, descansava um pouco e ainda teria umas goiabas, bem gostosas, para comer.

A chuva deu uma trégua um pouco antes de finalizar a troca. Aproveitei para pegar várias goiabas, quando um zelador do local chegou e conversamos um pouco. Logo depois voltei a pedalar. Ele ficou admirado por eu ter o kit de socorro para a troca do pneu.

Mais uns 10 min e mais chuva caiu: forte e rápida (uns 5 min). Passei por um posto, calibrei corretamente o pneu furado e pouco depois cheguei em casa.

À noite fiquei sabendo que tinha um ciclone próximo ao litoral Catarinense e a tempestade e o granizo foram criados por ele.

Para ter ficado mais radical, faltou somente fazer uma trilha, com bastante lama! :)

Pedalei, ensopado, mas feliz!

segunda-feira, 8 de março de 2010

Pedalando para o Serviço - Missão quase Impossível :)

Hoje acordei muito cansado. Dormi pouco mais de 3 hrs nesta noite. Achei que nem conseguiria ir pedalando, pois, além de cansado, tinha chovido muito forte de madrugada e pensei que esta chuva continuaria pela manhã. Mesmo assim, passei uma água na cara, fiz alongamento e saí pedalando.

O dia estava muito bom e, sem forçar, fui num bom ritmo, chegando somente um pouco acima do meu tempo médio.

Antes de retornar, por volta das 17:15, recebi uma missão: chegar até as 18:30 em minha residência, para minha esposa ir a uma reunião de escola das minhas filhas. Tinha uns 15 min para me arrumar e uma hora para estar na minha casa. Missão quase Impossível :), mas que eu resolvi aceitar!

Consegui me arrumar dentro do tempo esperado e, às 17:30 parti rumo ao meu lar. Infelizmente, com 5 min de pedalo, tive que parar. A roda traseira estava fora da posição correta, atrapalhando a passagem de marcha e com o aro encostando no freio. Fiz uma parada de uns 2 min para colocá-la na posição adequada. Aí foi a vez do sensor do ciclocomputador ficar fora de posição, batendo na peça que envia as informações de velocidade. Mais 1 min de parada.

Fui pedalando forte e ajudado pela ausência de vento e, algumas vezes, pelo vento amigo. Consegui chegar com 56min e 50seg em casa! Missão Cumprida!

Ah! Minha esposa acabou demorando para sair (cerca de uns 25 min) e, ao chegar ao colégio, a reunião já tinha acabado...

Pelo menos, Pedalei Forte! :)

domingo, 7 de março de 2010

Audax Floripa 2009 - Parte 3 de 3


Terceiro Trecho

Roteiro entre 100 e 150 km: Beira Mar, Centro-Sul, Prainha, Beira Mar Sul, SC-405, Ribeirão da Ilha (ida e volta), Morro das Pedras, Lagoa do Peri, Armação, Bar do Arantes.

O lanche-almoço nos deu um 'gás', afastando o cansaço que começava a chegar. Aproveitamos para imprimir um bom ritmo de pedalo, já que este trecho seria mais plano, em direção ao sul da ilha.

Estávamos com uma boa média, até chegarmos na SC-405, onde o trânsito estava um pouco pesado e perigoso e onde o sol, até então escondido, resolveu aparecer :)

Pegamos vento contrário moderado na ida para o Ribeirão da Ilha, onde passamos por vários tipos de piso: terra, lajota, paralelepípedo, asfalto. O local é muito bonito, mas nossa média abaixou bem.

Não sei se por erro, devido à pouca sinalização, ou por 'esperteza', vi vários bikers retornando bem antes, sem chegar até o local correto para retornar, economizando uns 10 km de pedalo dentro do Ribeirão. No retorno do Ribeirão, por volta do km 125, resolvemos parar para descansar um pouco e começamos a conversar com um biker cuja bicicleta, segundo nos disse, custava uns 13 mil. Ele estava sempre trocando a bike por uma mais nova, envolvendo a atual no negócio para comprar a nova.

Depois do descanso voltamos a pedalar num ritmo forte, principalmente após chegar na SC-405 e conseguimos chegar ao bar do Arantes, bem ao sul da Ilha, onde ainda não conhecia.

Hora do carimbo no PC-3: 13:34

Tinha uma infraestrutura boa, além de estar próximo da praia, onde os bikers podiam aproveitar para descansar, relaxar e alongar. Desta vez além da água e do isotônico em pó, tinha bisnaguinhas, ao invés de pão com pão. Tomei metade de uma garrafinha de isotônico e deixei uma cheia na bike.

O cansaço já estava bem presente, mas a adrenalina e a vontade de terminar o desafio eram bem maiores. Descansamos, fizemos alongamento e saímos para conquistar o último trecho, que teria as duas maiores subidas de todo o percurso: da Lagoa para a Mole e da Mole para o Mirante da Mole. Também teria a descida mais radical!

Trecho Final

Roteiro entre 150 e 200 km: Bar do Arantes, Armação, Lagoa do Peri, Morro das Pedras, Campeche, Lagoa da Conceição, Praia Mole, Barra da Lagoa, Rio Vermelho, Ingleses e Costão do Santinho.

Mesmo após descansarmos, ainda saímos um pouco cansados, mas muito animados, pois faltavam 'apenas 50 km'. Resolvemos parar no Morro das Pedras e tomamos um copão de garapa! Aquele copo foi melhor e fez mais efeito que qualquer istônico. Foi suficiente para injetar uma dose 'cavalar' de energia, que nos auxiliou neste trecho final.

Voltamos a pedalar, indo num bom ritmo, por um trecho com belas paisagens e bem plano, até a Lagoa da Conceição. Na primeira subida forte, entre a Lagoa e a Praia Mole, subi numa boa, quando muitos empurravam suas bikes. Aguardei meu colega no final da subida. Logo veio outra subida, pior que a primeira, entre a Praia Mole e o Mirante da Praia Mole. Novamente aguardei meu colega no final e vi vários ciclistas empurrando as bikes deles.

Começamos a pedalar forte, no início da descida que considero ser a de maior velocidade da ilha. Descemos a mais de 80 km/h. Não me lembrava de ter atingido, de bike, esta velocidade anteriormente!

Aproveitamos o trecho entre a Barra e o Rio Vermelho para mantermos uma média entre 25 e 30 km/h. Um biker experiente se juntou a nós e fizemos esta parte final, de quase 20 km, juntos.

Nos últimos 15 km estava sem posição para sentar: me disseram que o truque é caprichar no Hypoglós! :)

Chegamos os três juntos, cruzando a linha de chegada ao mesmo tempo! Éramos só alegria! Carimbamos os passaportes, tiramos fotos para registrar este grande momento. Descansamos um pouco, comemos os últimos lanchinhos e o Sanderson, cuja namorada foi buscá-lo, me ofereceu carona até minha casa. Ainda bem!

Estava feliz de ter conquistado meu objetivo de completar a prova. Não imaginava ser capaz de pedalar toda esta distância num só dia! Fui audaz e fui recompensado! :)

Hora do carimbo no PC-3: 16:26

Números finais:
Distância total pedalada: 212.77 km (incluindo os 6 km da minha casa até o Costão)
Velocidade média: 23.7 km/h
Velocidade máxima: 80.2 km/h
Tempo Total gasto: 10hrs e 26 min
Tempo Pedalado: 8hrs e 42 min


Audax Floripa 2009 - Parte 2 de 3

Acordei de madrugada e às 5:15 já estava pronto aguardando os bikers que chegaram logo em seguida. Por volta de 5:35 já estávamos à caminho do Costão do Santinho, distante cerca de 6 km do meu prédio.

Chegamos faltando cerca de 5 min, nos desejamos boa prova e fui procurar o Sérgio e seus amigos, com quem tinha combinado de pedalar junto. Acabei encontrando, no final do pelotão de largada, o Sanderson e, como ele também estava sozinho, decidimos formar uma 'dupla de 2 bikers' :) para pedalarmos juntos durante a prova.

A largada ocorreu por volta das 6:15, quando centenas de 'malucos' partiram rumo a pedalar 200 km pela Ilha da Magia. Ainda estava escuro, temperatura amena, clima húmido e com perspectivas de chuva.


Primeiro Trajeto

Roteiro dos primeiros 50 km: saída do Costão do Santinho, Rio Vermelho, Barra da Lagoa, Rio Vermelho, Ingleses e Vargem Grande.

Na largada um carro foi à frente das bikes, com o objetivo de abrir caminho para os ciclistas. O ritmo era médio e, em pouco tempo, todo o grupo já ocupava algumas centenas de metros.
Um pouco antes de chegarmos à subida do Costão Golf, encontrei o Sérgio e seus 2 amigos. Pedalamos juntos até o Rio Vermelho, quando o Sanderson e eu aumentamos um pouco o ritmo, sendo acompanhado por um dos amigos do Sérgio.

Na estrada entre o Rio Vermelho e a Barra, enquanto estávamos indo, o carro 'batedor' já retornava, trazendo logo atrás vários ciclistas usando bikes speed.
No retorno da Barra, o amigo do Sérgio resolveu esperar pelos outros dois e eu e o Sanderson continuamos no nosso ritmo e conseguimos chegar, num bom tempo e sem estarmos muito cansados, ao Posto de Controle 1 (PC-1), onde obtivemos o primeiro carimbo no passaporte.

Infelizmente a estrutura montada pela organização deixava a desejar. Além de água, tinha sanduíche de pão com pão integral! :) Nada mais. Não tinha um local para descansar e nem banheiro.

Hora do carimbo no PC-1: 8:23

Nos alimentamos, fizemos alongamento, descansamos um pouco e partimos para os próximos 50 km!

Segundo Trajeto

Roteiro entre os 50 e os 100 km: Vargem Grande, Canasvieiras, Vargem Pequena, Estrada para Jurerê, Jurerê nacional e internacional, estrada Jurerê/Centro, Santo Antônio de Lisboa, Cacupé, João Paulo, Beira Mar, Trapiche da Beira Mar.

Saímos do PC-1 pedalando forte, pois queríamos aproveitar o bom clima e a nossa disposição para pedalarmos por este trecho que teria algumas das piores subidas na parte final.

Após uns 15 km tivemos um contratempo: o pneu traseiro da bike do Sanderson furou. Levamos cerca de uns 15 min para trocá-lo. Vimos vários ciclistas passando por nós. Fiquei aguardando, pois tínhamos combinado pedalarmos juntos pelo percurso.

Pneu trocado, voltamos a pedalar e procuramos um posto para calibrarmos adequadamente os pneus. Também aproveitei para calibrar os da minha bike, pois não tinha feito isto após a revisão dela. Recomeçamos a pedalar, num ritmo mais forte, para tentar recuperar um pouco do tempo perdido.

Ao passarmos por Santo Antônio e Cacupé, encaramos as primeiras subidas mais fortes deste trecho. As outras duas nós passamos quando pedalávamos pelo bairro João Paulo. Na primeira, ao tentar pedalar em pé, a marcha 'escapou', quase me fazendo bater o joelho no guidon. Sorte minha que nada aconteceu, mas, daí em diante, somente pedalei sentado, mesmo nas subidas mais fortes.

Ao chegarmos na Beira Mar, mantivemos um bom ritmo e chegamos ao PC-2, próximo à hora do almoço. A infraestrutura disponível neste PC era melhor, com local para descansar, fazer alongamento, banheiros e até isotônico em pó, além da água e do sanduíche de pão com pão :).

Hora do carimbo no PC-2: 10:50

Aproveitamos para fazermos um lanche-almoço: comi um excelente sanduíche de atum, que estava levando e ofereci para ele um de peito de frango, que também estava ótimo, conforme me relatou.

O cansaço começou a aparecer de leve, mas a vontade de continuar a prova era muito maior. Mais um pouco de descanso e alongamento, antes de partimos para a segunda metade da prova.

Fim da segunda parte....

sábado, 6 de março de 2010

Audax Floripa 2009 - Parte 1 de 3

Aceitando o Desafio

Ao ter conhecimento da prova do Audax 200, fiquei interessado em participar, mas com muitas dúvidas e receios.

A prova é um desafio pessoal, para cada ciclista testar o próprio limite e não uma competição para saber quem termina primeiro. O objetivo é bem simples: o participante tem até 13 hrs e 30 min para completar os 200 km usando um meio de transporte não motorizado (bicicleta, patins, skate, patinete, ...).

Os receios:
  • Nunca tinha pedalado toda esta distância num só dia;
  • Na época pedalava cerca de 28 km para ir para o serviço e 28 km para voltar para casa, mas com intervalo de 12 hrs entre as pedaladas e em dias alternados;
  • Dor lombar tornar-se insuportável com o passar das horas;
  • Bicicleta estragar.
Continuava na dúvida até que meu colega biker, o Sérgio, me incentivou e me animou a participar.

No último dia de inscrição, com o preço menor, aceitei o desafio e fiz minha inscrição.

A Preparação

Com o objetivo de me preparar, planejei pedalar por dois roteiros:
  • Pelo Norte da ilha (Ingleses, Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas, Lagoinha, Canasvieiras, Jurerê, Daniela, Ratones, Vargem Pequena, Vargem Grande e Ingleses). Cerca de 75 km.
  • Saindo dos Ingleses, passando pelo Rio Vermelho, Barra, Praia Mole, Lagoa da Conceição, Morro da Lagoa, Itacorubi, SC-401, SC-403 e Ingleses). Cerca de 60 km.
Os roteiros eram bons, mas acabei não conseguindo pedalá-los, em função de chuvas e alguns compromissos.

Através do meu irmão e de mensagens do grupo Viaciclo, obtive algumas dicas sobre ritmo e dicas gerais (clique aqui para acessá-las) que me foram extremamente úteis.

Na semana do Audax mandei a bike para uma revisão. O ideal seria, após pegar a bike, fazer um pedal leve, para sentir como ela ficou. Entretanto, em função das chuvas que caíam, não foi possível fazer um 'test-drive'.

Para participar da prova, alguns equipamentos são obrigatórios, como farol e luz traseira (caso o ciclista pedale em horário que não tenha claridade) e colete de sinalização. Fiz uma lista de tudo que precisava comprar, disponibilizar e levar para a prova:
  • Levar (itens que já possuía)
    • mochila,
    • apochete,
    • camel back (mochila com reservatório de água),
    • dinheiro,
    • celular,
    • garrafinhas de água,
  • Itens comprados
    • 6 barras de cereais;
    • 12 bananas;
    • Pilhas do tipo C;
    • Comprimidos para dor lombar;
    • Gatorade;
  • Calibrar pneus (em 45 psi);
  • Deixar roupa preparada;
O Evento

No dia anterior foi realizado um evento para passar as dicas sobre o Audax e como seria a organização e a infra-estrutura da prova. Neste dia também foram entregues os kits dos participantes com várias coisas, entre elas uma camisa, o passaporte (o qual deveria ser carimbado a cada 50 km) e a planilha com as distâncias e os locais por onde deveríamos passar.

Antes de ir ao evento, fui buscar o colete, o último item que faltava, que tinha sido comprado por uma amiga, a Aline, que até então somente conhecia via mensagens através da Viaciclo. Ela me relatou que estava, junto com mais 3 amigos (Luis, Fernando e Sekiji), com problemas para arrumar um local para deixar as bikes. Ofereci para deixarem no prédio onde moro.

No evento, entre outras informações, ficamos sabendo que a prova não havia sido autorizada pela Polícia Rodoviária Estadual. Portanto, não seria uma competição, mas um grande passeio de domingo entre amigos. :) Encontrei o Sérgio e dois amigos e conheci o Sanderson que trabalhava na mesma empresa que eu, mas em outra sede.

Após o evento, conversei com o Luis e combinamos que ele levaria as bikes para meu prédio ainda naquela noite. Lá pelas 23:30, ele junto com um amigo chegaram e guardamos as 'magrelas'. Teríamos pouco tempo para descansar, pois combinamos de nos encontrar às 5:15 do dia seguinte.

Fim da primeira parte...


sexta-feira, 5 de março de 2010

Pedalando para o Serviço - Pneus furados

Sexta-feira. Todo cansaço acumulado se faz presente. Minha meta: chegar, dentro do meu tempo médio, ao serviço. O tempo estava bom e saí pedalando num ritmo médio, curtindo a pedalada. Faltando cerca de quase 3 km para chegar ao serviço, após a última subida forte, percebi que o pneu traseiro estava murcho.

Tirei o kit de socorro (câmara reserva, kit de ferramentas e bomba de ar). Virei a bike e comecei a fazer a troca. Um vigia que trabalhava próximo dali veio conversar. Ficou admirado por eu ter os acessórios necessários para trocar o pneu. Quando estava quase terminando, um biker parou para oferecer ajuda. Agradeci a oferta, mas disse que já estava finalizando. O vigia também perguntou para ele se o mesmo possuía o kit para troca do pneu. Diante da afirmativa do ciclista, ele novamente ficou surpreso :) Logo após o biker ir embora, finalizei a troca, me despedi do vigia e fui embora. Não é sempre que uso, mas um kit de socorro é imprescindível para um ciclista prevenido :)

Resolvi passar num posto para calibrar o pneu adequadamente (clique aqui para maiores informações) e fiquei com a impressão de que, perto do bico da câmara, estava vazando. Mesmo assim resolvi ir embora e cheguei ao serviço um pouco atrasado.

No meio da tarde, fui verificar o pneu e, infelizmente, constatei que estava vazio. Peguei a câmara que estava furada e fiz um remendo nela. Antes de ir embora, tive que novamente trocar o pneu. Desta vez, um colega de serviço que eu nem conhecia, me ajudou, pois estava complicado colocar o pneu no aro da roda traseira.

Comecei a retornar quando já estava quase escuro. Passei novamente no posto para calibrar o pneu. Desta vez parecia estar tudo ok. Voltei a pedalar e já tinha escurecido de vez. Como não tinha previsto esta volta tardia, não levei o farol dianteiro, mas o pisca traseiro estava na bike e eu logo o liguei.

Após uns 20 min de pedalada, alguns raios começaram a 'cortar' o céu: viria chuva por aí. De fato, após uns 10 min, uma garoa começou a cair. Foi ótimo para me refrescar! :) Mesmo sendo noite, estando cansado e enfrentando chuva, consegui manter um bom ritmo e cheguei em casa cansado, mas feliz! :)

Agora é descansar no fim de semana.

Pedalei!

quinta-feira, 4 de março de 2010

Pedalando para o Serviço - Arco-Íris

Acordei de manhã sem saber se iria pedalando para o serviço, pois, de madrugada, tive uma forte câimbra na perna esquerda, provavelmente 'conquistada' no futebol do dia anterior. Levantei e testei a perna: estava 'zero bala' :)

Fiz o alongamento e saí pedalando. Logo de cara vi um arco-íris na direção em que eu estava indo. Por mais que tenha pedalado na direção dele, não consegui achar o pote de ouro :) Fui imprimindo um ritmo forte e cheguei com menos de 1 hr ao serviço, mesmo tendo parado a bike uma duas vezes em função de trânsito complicado.

Minha intenção era voltar pelo Morro da Lagoa/Rio Vermelho, mas bateu um cansaço e preferi voltar pelas SCs (401 e 403). Vim num ritmo moderado para forte e tive que encarar algumas rajadas de vento forte contrário. Novamente vi um arco-íris na direção para qual eu estava pedalando e, mais uma vez, não encontrei o pote de ouro. :)

Acabei me esforçando muito para chegar no meu tempo médio e acabei conseguindo. Cheguei bem cansado, mas com a boa sensação de vencer o cansaço!

Pedalei, mesmo cansado! :)

terça-feira, 2 de março de 2010

Pedalando para o Serviço - Morro do Desmoronamento

Mais outro dia ótimo para pedalar: temperatura amena, sol surgindo, mas sem calor, ausência de vento e disposição para ir pedalando!

Estava indo bem, num bom tempo, quando um cansaço começou a bater. Diminuí um pouco o ritmo, mas continuei pedalando forte. Ao passar pelo morro do desmoronamento (Morro do Cacupé), resolvi parar para tirar fotos e aproveitar para 'pegar um fôlego'.

Observando as fotos, pode-se perceber que fizeram um ótimo trabalho e parece que agora não existem mais riscos de desmoronar.

O resto do pedal foi muito bom e cheguei com pouco mais de uma hora ao serviço.

O retorno foi pelo Morro da Lagoa/Rio Vermelho. A tarde estava muito bonita e aproveitei para passar por vários cartões postais da Ilha, pedalando forte. Foi quase tudo tranquilo, a não ser pelo motorista do carro que estava parado e sinalizando que faria uma conversão à esquerda e, quando fui passar por ele, resolveu seguir na mão de direção, quase me espremendo com um ônibus, me obrigando a frear forte e parar a bike no meio da avenida, em pleno centrinho da Lagoa. Graças a Deus foi somente um susto.

O resto do pedal foi tranquilo e num ótimo ritmo. Cheguei em casa cansado, mas feliz! :)

Pedalei!

segunda-feira, 1 de março de 2010

Pedalando para o Serviço - Bom dia para pedalo

Acordei e fui verificar o tempo: nublado, temperatura amena e sem ventos: um bom dia para pedalo! :)

Alonguei e saí pedalando. Parada para calibrar os pneus e subida do Morro dos Ingleses. O clima estava tão bom que consegui imprimir um bom ritmo.

Quase na metade do caminho, avistei um biker que pedalava num ritmo um pouco mais lento que o meu. Acelerei um pouco, mas não estava fácil alcançá-lo, principalmente porque ele estava de speed (foto ao lado). Mesmo assim, fui me aproximando quando desconfiei ser um amigo do meu serviço. Nesta altura ele já tinha me visto e reconhecido também. Continuou pedalando num ritmo de passeio enquanto tive que acelerar o meu ritmo para poder alcançá-lo. Ele estava treinando, antes de ir para a empresa e, neste momento, estava na fase de pedalar lento, enquanto eu me esforçava bastante :)

Pedalamos por uns 5 min e cada um seguiu seu caminho, para chegarmos ao mesmo destino. O resto do pedal foi tranquilo e acabei chegando um pouco antes dele, que fez um trajeto maior, ao serviço.

A volta prometia ser radical: uma hora antes do fim do expediente, começou a chover forte e sem perspectivas de parar. Entretanto, na hora em que estava para sair, a chuva já havia terminado e estava um clima ótimo para pedalar. Aproveitei e pedalei num ritmo muito forte, chegando com menos de uma hora em casa!

Pedalei!